CB - Operação STOP - Licença vitalícia

Instalar o Rádio CB? Medir estacionárias? Tudo o que precisas aqui!

Registado: 10 abr 2006, 19:48

CB - Operação STOP - Licença vitalícia

Mensagem por PJHO » 29 abr 2009, 15:03

Olá amigos.

No outro dia, ainda em Viseu, fui mandado parar pela PSP.
É raro acontecer e fiquei gelado.
O agente olhou para os pneus e eu de imediato disse que estavam averbados. Ele respondeu que estava só a olhar, para eu não me preocupar.
Obviamente que desde que parei que mantive uma postura educada e de cooperação. A meu ver é meio caminho andado.

Nessa operação stop apenas me pediram o Livrete (Doc. Único no meu caso), a Carta de Condução e... O Certificado de Registo do CB.
Não inventei. Disse de imediato que não tinha e calei-me. O agente da PSP foi impecável. Disse-me que tinha que o ter e que a coima poderia atingir os 500€!!! Eu não fazia ideia! E isto é independente de estar ligado ou não.
O Agente continuou amavelmente e informou-me que através do site da ANACOM poderia fazer o licenciamento muito facilmente. Hoje paga-se "apenas" cerca de 75€ e tem-se licença vitalícia. Já não há aquele tacho de pagar todos os semestres.
Assim fiz. No mesmo dia fiz o registo no site e estou a aguardar que chegue pelo correio o Certificado de Registo.
Dá para a vida toda e para qualquer viatura e/ou aparelho. Acho que não compensa o risco de andarmos sem o CB licenciado. Atenção o CB tem que estar dentro dos parâmetros da CE!
Se for só o CB, pode ser que passe, mas quando os agentes da autoridade começam a olhar e é os pneus, a altura do jipe, as alterações mais agressivas e etc e tal... Quero eu dizer que se formos licenciando algumas coisas dá a impressão que nos importamos e que vamos tentando estar na legalidade. Mostra que nos importamos e isso associado à boa educação pode significar livrarmo-nos de chatices maiores.
Penso eu de que.
[wink] :thumbsup:
GRande abraço
Pedro Oliveira

Apresentação PA: viewtopic.php?f=1&t=1864&start=0

NÃO IMPORTA O TT QUE TENS, MAS O TT QUE PRATICAS!

Petição para o Dia Nacional do TT:
http://www.peticaopublica.com/?pi=P2010N2258

Registado: 26 mai 2007, 22:34

Re: CB - Operação STOP - Licença vitalícia

Mensagem por ruidesousa » 29 abr 2009, 16:26

E pensas tu muito bem, o melhor é ter o máximo de coisas legais para podermos ter algum argumento para com as autoridades, claro que se começam a ver muita coisa ilegal, puxam logo da caneta.... :D... e dificilmente nos vão escutar.

Abraço
Rui de Sousa
Imagem

Registado: 09 out 2005, 20:13

Mensagem por Fernando » 30 abr 2009, 11:20

Só uma duvida, a licença é pessoal ou é para o radio???? Ou é geral, esta será a situação ideal.

Senão vejamos; se é pessoal, eu tiro e tudo bem mas e se empresto o jipe, como é q fica, a outra pessoa até não tem licença [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile]

Outro cenario; a licença é para o radio, ok, já posso emprestar o jipe a vontadex, mas e se mudo de radio?????? :matrix: :matrix: :matrix: Tenho q tirar outra?? :stupid: :stupid: :stupid:

Geral; seria algo mais ou menos assim; uma licença sempre a acompanhar o radio independentemente da marca/modelo bem como da pessoa q o transporta.

Abraços
Fernando
Bons TTrilhos
917566679

Mensagem por ruidesousa » 30 abr 2009, 11:30

A licença é pessoal. O ideal é a tua licença acompanhar sempre a viatura, mete junto aos documentos do jipe, para no caso de emprestares o jipe, a tua licença ( que é proprietário do jipe) poder ser mostrada ás autoridades. O rádio cb têm de estar homolgado para funcionar em Portugal e deves ter a factura de compra do rádio tal como o manual escrito em português junto aos documentos da viatura.

Abraço
Rui de Sousa
Imagem

Registado: 10 ago 2005, 20:07

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 30 abr 2009, 11:57

A PSP nao tem autoridade para multar devido a essa licenca. normalmente estao fiscais da ANACON com a BT, esta manda parar a viatura e o fiscal da ANACON fiscaliza o radio. Isto foi o k me disseram... sendo k vindo de um radio amador penso k seja de ter em conta.

Ate a maior parte dos GNT BT PSP nao percebem nada disso. e tiveres a licenca e o radio emitir mais do k permitido por lei? sabe ele ver isso? :) a se AL? sabe ele ver a potencia?

é um assunto k nao domino na totalidade, mas penso k nao seja assim tao linear como o PSP falou.

Registado: 09 mai 2006, 23:08

Mensagem por P. P. » 30 abr 2009, 12:26

Boas...
eu tb tenho a licença da ANACOM, imprimi o impresso- http://www.anacom.pt e mandei pra la com um cheque... foi esperar uns dias e la xegou a dita cuja licença vitalicia..
Na estrada, numa operaçao STOP nao sei bem cm se processa, (no Gr nunca foi mandado parar, ao contrario do anterior-pajero) mas mesmo k eles nao tenham autoridade sificiente nesse dominio, kizerem multar... é de repente.....
a policia é cm os politicos , tem a faca e o keijo na mao... cortam por onde lhes apetece...e nos caladinhos, pagar os nosso impostos ate ao ultimo centavo... pra nao termos chatices.. mas nao é este o topico proprio pra falar disso... nunca mais me calava... :grrr: :grrr: :grrr: :D

Grande abraço Pedro :) :thumbsup:

CmpTTs
Editado pela última vez por P. P. em 05 jun 2009, 14:20, num total de 1 vez.

Mensagem por PJHO » 30 abr 2009, 14:23

A questão que se coloca aqui não é a autoridade das forças policiais, mas sim uma questão de princípio.
Eles questionam? É verdade! Eles têm autoridade para multar? Até podem não ter, mas podem fazer com que a viatura tenha que se apresentar em inspecção específica. Para isso eles têm autoridade e quando nos metemos numa dessas, com os carros como normalmente os temos, só nos metemos em trabalhos e €€€€!
Se eles não sabem, há quem saiba e têm poder para fazer com que tenhamos que apresentar o jipe a quem sabe mais do que eles e do que nós. E isso, nenhum de nós quererá certamente. Mesmo que esteja tudo em conformidade, o trabalho e tempo despendidos costumam ser consideráveis, fora outras chatices e transtornos.

A minha opinião é que se tivermos o máximo de alterações/adaptações legalizadas, tanto melhor. Se a par disso formos educados (sem perdermos a noção dos nossos direitos) e colaborarmos, muito provavelmente vamos sair de uma forma airosa e muito aliviados, para além de contribuirmos para a boa imagem dos amantes do TT com máquina TT a rolar na via pública.

Em suma...
Vamos supor que por algum motivo até contrariamos o agente fiscalizador. Até podemos ter razão quanto ao CB, ou outra coisa, mas... Valerá a pena "picar" a PSP ou GNR? Penso que não, uma vez que em seguida teremos um problema maior entre mãos na medida em que a maioria de nós há-de ter "uma ou outra coisita" por onde eles podem pegar...
É a minha forma de ver a questão.
Manter um low-profile, não levantar ondas, ter os docs em ordem, ser educado e colaborante e sobretudo manter a calma.
Esgaravatar é no monte!
GRande abraço
Pedro Oliveira

Registado: 26 mar 2009, 21:37

Mensagem por rs_master » 30 abr 2009, 21:05

De facto tirar a licenca e umas das primeiras coisas que se deve ter em conta quando se pensa comprar um radio,pois o valor da coima e muito superior aos 75€ de licenca vitalicia.
Para tirar a mesma licenca nao sao precisos quaisqueres exames como para a licenca de radio amador.

A GNR/BT e PSP podem implicar pela ausencia da licenca de radio e ate mesmo passar uma coima, mas nao têm qualquer tipo de autoridade para que possam fiscalizar os radios,pois nem sequer tÊm equipamentos para poderem fazer medições de potencia.

Para ser feita a fiscalização do equipamento, é necessario ser um funcionario da ANACOM para o fazer.
Mas muito sinceramente encontrar uma operação STOP com a ANACOM a mistura é quase tao dificil como sair o EuroMilhoes (que venha 1º o euromilhoes do que a anacom :D ).

A lei portguesa no que diz respeito aos radios tem muitos criterios de avaliação, pois os radios so podem ter AM/FM e transmitir somente com 1Watt/4Watt respectivamente.
Todos os radios com bandas laterais sao ilegais em portugal, so alguns radios de AM/FM é que sao legais.
Para quem quiser um radio fiavel,facil de manusear,com tamanho reduzido e legal pode optar por um Alan Midland 78 Plus Multi.

Mensagem por ruidesousa » 30 abr 2009, 21:17

rs_master Escreveu:De facto tirar a licenca e umas das primeiras coisas que se deve ter em conta quando se pensa comprar um radio,pois o valor da coima e muito superior aos 75€ de licenca vitalicia.
Para tirar a mesma licenca nao sao precisos quaisqueres exames como para a licenca de radio amador.

A GNR/BT e PSP podem implicar pela ausencia da licenca de radio e ate mesmo passar uma coima, mas nao têm qualquer tipo de autoridade para que possam fiscalizar os radios,pois nem sequer tÊm equipamentos para poderem fazer medições de potencia.

Para ser feita a fiscalização do equipamento, é necessario ser um funcionario da ANACOM para o fazer.
Mas muito sinceramente encontrar uma operação STOP com a ANACOM a mistura é quase tao dificil como sair o EuroMilhoes (que venha 1º o euromilhoes do que a anacom :D ).

A lei portguesa no que diz respeito aos radios tem muitos criterios de avaliação, pois os radios so podem ter AM/FM e transmitir somente com 1Watt/4Watt respectivamente.
Todos os radios com bandas laterais sao ilegais em portugal, so alguns radios de AM/FM é que sao legais.
Para quem quiser um radio fiavel,facil de manusear,com tamanho reduzido e legal pode optar por um Alan Midland 78 Plus Multi.

Boas, existem muitos rádios com bandas laterais que têm homolgação para funcionar em Portugal. Por exemplo o President Jackson II é um deles. E para TT prefiro um rádio puro e duro sem muitos extras e muita electronica, que só servem para avariar ...... :nod: um bom rádio para TT na minha opinião é o President Harry II. Mas isto sou eu a dizer.............. [:p]

Abraço
Rui de Sousa
Imagem

Mensagem por rs_master » 30 abr 2009, 21:36

De facto o presiden jackson II e um dos radios que dizem ter homulgação para funcionar em portugal.
Mas contudo a lei portugesa continua a so deixar as bandas de AM/FM, fazendo com que esse equipamento continue a ser proibido.

de facto para TT um radio quanto mais simples melhor, exemplo disso tambem é o Alan 100 plus.

Cumps

Registado: 25 jan 2009, 19:29

Mensagem por CArraCA » 30 abr 2009, 23:58

Sejam todos como eu , antes de ter jipe próprio e radio CB , tirei logo a licença , :D para poder evitar chatices , como tive que tirar para uns amigos aproveitei e tirei logo para mim .

Ja agora os Alan 78 Plus estao homolgados ?

Este mes ja me mandaram parar 2 x's seguídas , ja sao 3 x's desde que tenho carta e ainda nao fiz um ano xD , isto vai lindo vai , quando começarem a sair multas é que vai ser o pior xD

Cumpz
CArraÇA

Registado: 11 set 2007, 23:53

Mensagem por famelgaportaro » 01 mai 2009, 00:28

Até hoje nunca tive problema algum com as autoridades mas também tento ter tudo "nos conformes" como dizia o outro!!! [}:)]
Concordo com o Pedro quando ele diz que ser humilde quanto baste e cooperador com a autoridade é sempre meio caminho andado para poderem deixar passar algum deslize que possamos ter...pelo menos tem sido assim comigo até agora. [:p]

p.s. A lincença da Anacom, tirei-a logo no início e apesar de nunca me a terem pedido, é óbvio que contribui para andar sempre descansado neste aspecto. [wink]
Abraços.
ImagemImagemImagem
GRande em TTudo!!!

Mensagem por rs_master » 01 mai 2009, 11:35

CArraCA Escreveu:Sejam todos como eu , antes de ter jipe próprio e radio CB , tirei logo a licença , :D para poder evitar chatices , como tive que tirar para uns amigos aproveitei e tirei logo para mim .

Este mes ja me mandaram parar 2 x's seguídas , ja sao 3 x's desde que tenho carta e ainda nao fiz um ano xD , isto vai lindo vai , quando começarem a sair multas é que vai ser o pior xD

Cumpz

Basta eles verem uma antena ao alto que ja é motivo para implicarem com o pessoal...

A legislação para a utilização de equipamentos de radio cb/amador é igual a legislação para o uso de telemovel.Portanto se em viagem nao forem com a PTT na maõs nao ha problema.

Quanto ao alan 78 plus esses radios nao sao homolgados, so sao homulgados se forem o alan 78 plus MULTI.

Registado: 25 jan 2009, 19:29

Mensagem por CArraCA » 07 mai 2009, 13:58

rs_master Escreveu:
CArraCA Escreveu:Sejam todos como eu , antes de ter jipe próprio e radio CB , tirei logo a licença , :D para poder evitar chatices , como tive que tirar para uns amigos aproveitei e tirei logo para mim .

Cumpz

Basta eles verem uma antena ao alto que ja é motivo para implicarem com o pessoal...

A legislação para a utilização de equipamentos de radio cb/amador é igual a legislação para o uso de telemovel.Portanto se em viagem nao forem com a PTT na maõs nao ha problema.

Quanto ao alan 78 plus esses radios nao sao homolgados, so sao homulgados se forem o alan 78 plus MULTI.

Achas que o pessoal da PSP , ou da GNR , ou da BT , sabe que o alan 78 plus nao é homologado ? ,
CArraÇA

Mensagem por rs_master » 08 mai 2009, 09:57

Achas que o pessoal da PSP , ou da GNR , ou da BT , sabe que o alan 78 plus nao é homologado ?

Muito provavelmente nao...
Mas o pessoal pode ter a infelicidade de apanhar uma operação stop com a ANACOM a mistura, e ai eles ja sabem se é homolgado ou nao....

Cumps

Mensagem por PJHO » 08 mai 2009, 14:23

Eles nem precisam de saber, porque há quem saiba.
Eles apenas têm que saber que é necessária uma licença. E sabem-no.
Os pormenores há quem os saiba mais de que todos nós juntos.
E isto não é o mesmo que um telemóvel. Só é se formos apanhados a conduzir e falar com o mic do CB na mão. O que está em causa é o uso de equipamento que requer licenciamento. Se um tipo de equipamento similar estivesse em casa em vez de estar no carro, a questão era a mesma: LICENÇA!

Mesmo que não saibam ou tenham competência na área, vamos dizer à PSP ou GNR que não têm competência ou que não têm nada a ver com isso???
Não me parece sensato.
Se não temos licença mais vale baixar a bola e evitar confrontos porque o mais certo é criarmos sarna para nos coçarmos. Quer queiramos quer não somos o elo mais fraco e quase todos nós temos telhados de vidro.
GRande abraço
Pedro Oliveira

Registado: 30 jan 2006, 11:30

Mensagem por Carlos Novo » 12 mai 2009, 02:46

Boas... não querendo interferir muito nisto mas alguns de vós sabem o "stress" que tive com as autoridades (GNR - BT) e fiquei mesmo sem documentos da viatura (entretanto recuperados) e foram passadas coimas sobre várias coisas... nesta questão do CB ficou bem na fotografia porque realmente tenho a licença desde um "susto" aquando do II Enc. Nacional PA em Póvoa de Lanhoso!!!! Portanto fiquem a saber que caso não tivesse a licença... era mais uma coima a juntar às restantes! Se estas autoridades têm ou não competência neste assunto não sei... o que sei é que se não tivesse a licença o Sr. agente teria escrito mais um papel... e com o embalo que levava... . :puke:

Portanto o melhor é mesmo tirar a dita cuja que até nem requer grandes coisas... fossem todos os assuntos de homologações das coisas que temos nas máquinas tão simples quanto esta!

Cumprimentos,

Carlos Novo
PATROL GR: FORTE COMO UMA MULA, FIEL COMO UM CÃO, ÁGIL COMO UMA CABRA...

O meu GR: viewtopic.php?f=1&t=1908

https://www.facebook.com/NovosGarage?ref=hl

Registado: 28 mai 2007, 18:27

Mensagem por Coyotte » 07 jun 2009, 22:56

Boas!

Antes de ter barra móvel no Patrol, fui-me orientando pelo seguinte link...

http://www.radiocb.com/main/menus_main/ ... efault.htm

Penso que esclarece muitas das dúvidas acima colocadas.

Na minha opinião pessoal, para quem quer só barra móvel (rádio CB no jipe, e como o jipe se move...) :D para utilizar no monte, não lhe dando uso para mais nada, o melhor é esquecer os rádios todos XPTÓS e utilizar o mais simples possível, com o minímo de botões e outras trapalhadas.

A quem tenha uma coluna de um kit mãos livres, aconselho também a montar pois melhora significativamente a qualidade de som. A maioria dos CB's já vêm equipados com uma saída de áudio, tipo de uns auscultadores. Basta ligar lá. Nada de tentar por um som stéreo pois o FM é mono :nhnhn: [bigsmile] [bigsmile]

Espero ter ajudado.

CumprimenTTos,

Ricardo

Registado: 17 jan 2007, 19:48

Mensagem por shok » 17 jun 2009, 00:43

boas pessoal.

isto de uma pessoa só ler de duas em duas linhas depois vem dar confusão....

digo isto porque algumas das respostas anteriormente postadas não fazem qualquer sentido, principalmente as que falam da legislação em vigor e dos rádios homologados, +para que estas comfusoes não voltem a saltar para a tona de água aqui vos deixo uma breve explicação de como está actualmente o cb em portugal, passo a citar:

- os radio que actualmente estão homologados para portugal são todos aqueles que estão de acordo com as normas CE, quer isto dizer que, a antena que está a ligada ao vosso radio não pode irradiar mais de 4W em FM e Bandas Laterais e mais de 1w em AM, atenção que não estamos a falar de potencia do radio, mas sim em potencia irradiada, tem de se ter cuidado com os ganhos das antenas.

- os radios com bandas laterais estão permitidos como sempre estiveram em portugal (os que estiveram proibidos foi os de AM)

- o radio tem de vir acompanhado de uma declaração de conformiade, escrita em portugues e claro está tem de ser original do fabricante do radio.

- se o radio só emitir em FM e se estiver na lista de radios homologados para Fm disponibilizada pela anacom o proprietario não precisa de pagar nada, pois o radio já se encontra homologado pela anacm é só mandar vir a licença.

depois posto mais, agoa tenho de ir á caam que se faz tarde.

cumps e boms trilhos

Mensagem por Coyotte » 17 jun 2009, 01:25

Boas!

73/51

Eu deixei o link atrás pois melhor do que isso não consigo... :confused:

Como deves saber, todas as antenas têm algum ganho. Se por exemplo pegares numa santiago 1200 original e medires a potência à saída do rádio e à saída da antena, obterás valores muito diferentes. A legislação refere-se apenas à potência do rádio e toda a cablagem até à bobine da antena; digo toda a cablagem pois os amplificadores lineares aí metidos pelo meio são proibidissimos.

Não sendo um erudito nesta matéria, a medição é feita com base nestas duas constantes, rádio e antena e se irradiares à saída da antena com 40/60W não tens problemas. Tenta irradiar com 1W em AM à saída da antena e não chegas a lado nenhum, mesmo com as condições atmosféricas propícias para uma excelente propagação.

Irradia com 1w em AM à saída do rádio e pede a algum macanudo que esteja na frequência e que te possa medir o sinal, que ficas logo a saber com o que contas. O meu rádio está conforme a legislação, e à saída da antena, obviamente que tem mais.

O ideal é transmitir em laterais mas como a maioria da malTTa do TT não as tem, lá se vai tendo uns QSO's em AM ou FM. Já agora, acrescento que conheço as diferenças/pontos fortes/forma de propagação entre AM FM e laterais mas penso que para o que aqui discutimos, ou seja, a comunicação em TT não vale a pena adiantar mais.

Sempre sobram os PMR's que não necessitam de licença nem fazem gastar a tinta no teclado do pc [wink]

CumprimenTTos,

Ricardo

Registado: 06 out 2009, 23:04

Mensagem por bananão » 10 out 2009, 18:00

ola pessoal. todos os cb estao homologados em portugal. a licença a para banda am/fm ate 8 wots de potencia de saida. eu tenho um presidente gant todo quitado e posso usalo. basta quando nos mandao parar passar o botao para am, eles nao comseguem provar se vinha-mos noutra banda, e so a ANACOM, pode vereficar se o radio tem mais potencia, mas nao e levalo, dão-nos uns dias para irmos la com o radio, nesse entrevalo e so polo de origem.

Mensagem por PJHO » 10 out 2009, 21:49

bananão Escreveu:ola pessoal. todos os cb estao homologados em portugal. a licença a para banda am/fm ate 8 wots de potencia de saida. eu tenho um presidente gant todo quitado e posso usalo. basta quando nos mandao parar passar o botao para am, eles nao comseguem provar se vinha-mos noutra banda, e so a ANACOM, pode vereficar se o radio tem mais potencia, mas nao e levalo, dão-nos uns dias para irmos la com o radio, nesse entrevalo e so polo de origem.

OK, mesmo que tenhas razão no que dizes...
Achas que vale a pena "enfrentar" as autoridades que muito facilmente podem começar a olhar para todos os outros pontos de "interesse" que o jipe possa ter, ou por outro lado ter tudo licenciado, ou tudo aquilo que conseguires com alguma facilidade?
Se é como dizes, então porque haveria a ANACOM de emitir uma licença?
Homologação é uma coisa, licença de utilização é outra!
[wink]
Ex.: Há agora películas homologadas, mas tens na mesma que as "licenciar", ou melhor, averbar no Documento Único Automóvel, certo?
:thumbsup:

Mensagem por Coyotte » 10 out 2009, 22:59

Se houve coisa que aprendi de há muitos anos para cá na questão do TT é que em operações Stop eles facilitam muito a nossa vida pois se eles quisessem, começavam a escrever no início do bloco e só paravam no fim.

Já aconteceu mandarem parar e como estava lá um superior hierarquico não podiam facilitar no total e passaram uma multa. Tiveram inclusivé o cuidado de passar uma de menor valor face às outras coisas que poderiam ser multadas.

Neste caso em específico, e por experiência própria, eles facilitam muito a vida à malTTa do TT. Não vejo necessidade de estar a contrapor pois eu próprio (assim como muitos) sabem de antemão que muitas coisas nas nossas máquinas não estão conforme a legislação.

Então entrar em conflitos para quê?

CumprimenTTos,

Ricardo

Registado: 17 dez 2008, 19:00

Mensagem por ipsisdux » 14 out 2009, 22:50

Olá cá tou eu de novo :eek:
O certificado emitido pela ANACOM é um certificado de Registo ao titular conforme esta mencionado nesse mesmo certicado, ou seja O individuo é que é pessoa certficada para operar rádios CB´s, e isto é assim desde 2002, antes desta data eram os rádios emissores que eram liçenciados.

Quanto a Rádios, hoje em dia, tenho quase toda a certeza que os rádios de AM/FM vendidos em Portugal (nas lojas) são rádios homologados, segundo normas europeias e por isso podem operar em Portugal desde que sejam configurados para esse fim. Quanto a Radios de banda lateral só existe 2 modelos com homologação em Portugal que são os seguintes President JACKSON II e MIDLAND 8001S euro. todos os outros estão ilegais. Se porventura pegarem em rádios homologados e introduzirem alterações de potencia ou de configurações passam a serem rádios ilegais.

As potencias de emissão permitidas pela ANACOM para o território Nacional são as seguintes na Faixa da Banda do Cidadão : AM - 1 Watts / FM - 4 Watts / LSB ou USB - 4 Watts

qualquer emissão com mais potencia do que esta, é uma emissão ilegal, por isso o uso de Amplificadores lineares (alfa-limas) é ilegal.

Se circular na via publica com o rádio desligado, não tem que fazer prova que tem ou não licença. A licença é de operador, se o rádio estiver desligado, o Sr agente da autoridade poderá perguntar sim, mas só com caracter de prevenção com o intuito de informar que há a necessidade de adquirir um certificado, se for caso disso.
O radio pode estar montado no jeep mas pertencer a outra pessoa, por exemplo ao pendura.
O radio não pode é estar ligado. E já agora conduzir e falar ao micro do CB, dá um bilhete passado pela autoridade. (igual ao dos telemóveis)
A autoridade PSP, GNR pode de facto levantar um auto, auto esse a ser enviado a ANACOM autoridade competente, para analisar assim como para nós apresentarmos os devidos recursos.
se por ventura forem alvos de um auto, devem fazer com que o agente descreva esse mesmo auto assinalando que o equipamento estava desligado. Depois é só fazer o recurso à Anacom.

Agora se apanharem os Agentes da autoridade e uma brigada de fiscalização da anacom (coisa rara) ai não vão só responder pelo certificado de registo de operador, eles vão medir potência do rádio, vão verificar se está bem configurado para uso em Portugal, etc. etc.

Sempre podem ter um PMR nas redondezas, quando perguntarem pela licença do CB, digam que a antena que o GNR está a ver é para ligar o PMR que é de uso livre :nhnhn: . estou convencido que eles nem sabem o que é um PMR, eles só ouviram falar que é necessário uma "licença" para os CB´s, mas não pescam nada da coisa, é só para lixarem o ppl.
Eles podem muito bem fazer perder algumas horas junto da anacom a justificar autos mal passados, é aquela de ter a faca e o queijo na mão, o melhor é não espingardar com esses tipos com botas até aos joelho e com as orelhas de fora.

Cordeais saudações.

Registado: 24 set 2006, 15:10

Mensagem por Helder Branco » 20 out 2009, 17:08

PJHO Escreveu:Olá amigos.

...Obviamente que desde que parei que mantive uma postura educada e de cooperação. A meu ver é meio caminho andado.
[wink]

Atitude inteligente :thumbsup:

PJHO Escreveu:... Quero eu dizer que se formos licenciando algumas coisas dá a impressão que nos importamos e que vamos tentando estar na legalidade. Mostra que nos importamos e isso associado à boa educação pode significar livrarmo-nos de chatices maiores.
Penso eu de que...
[wink]

E pensas muito bem [clap] [clap] [clap]

PJHO Escreveu:.....O Agente continuou amavelmente e informou-me que através do site da ANACOM poderia fazer o licenciamento muito facilmente. Hoje paga-se "apenas" cerca de 75€ e tem-se licença vitalícia. Já não há aquele tacho de pagar todos os semestres.
[wink]

A informação que o Sr Agente te prestou está correcta, quem tiver duvidas é só consultar o DL nº 47/2000 de 24 de Março.

Próximo

Voltar para Comunicações

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante