Radios PMR-446

Instalar o Rádio CB? Medir estacionárias? Tudo o que precisas aqui!

Registado: 14 set 2005, 13:35

Radios PMR-446

Mensagem por comman » 23 nov 2005, 00:01

Boas.
Tenho um colega que tem um rádio com a norma PMR-446... penso que trabalham na frequência 446 - 446,1 MHz.
Será possível este aparelho funcionar como estação CB ou daquelas tipo motorola walkietalkie? :rolleyes:
PATROL 3.3 TURBO: Pura adrenalina
Da perfeição nasceu o Patrol

Registado: 11 ago 2005, 15:40

Mensagem por Manwell_Mayraids » 25 nov 2005, 13:20

Curte o Passeio !

Registado: 24 nov 2005, 03:21

Re: Radios PMR-446

Mensagem por PV » 26 nov 2005, 04:20

comman Escreveu:Boas.
Tenho um colega que tem um rádio com a norma PMR-446... penso que trabalham na frequência 446 - 446,1 MHz.
Será possível este aparelho funcionar como estação CB ou daquelas tipo motorola walkietalkie? :rolleyes:

Boas!

Ao que percebo na sua pergunta, a dúvida é se uma estação PMR pode comunicar com uma CB e vice-versa? Será esta a dúvida?

Se sim, nem por sombras! São rádios, é certo, contudo as frequências / modos e outras condicionantes são completamente diferentes!

O PMR, trabalha em UHF (nos tais 446 Mhz) ao passo que no CB é HF (situando-se na casa dos 27 Mhz). Esta é a explicação mais simples e penso que mais elucidativa.

Contudo, o PMR é uma excelente alternativa ao CB, em termos de comunicações de viatura a viatura em curtas distâncias (entre os 3 e os 5 Km), embora uma coisa não substitua a outra, cada uma tem os seus prós e contras! Estes rádios (PMR) são bem mais acessível / baratos e dispensam a instalação e antenas, são ainda portáteis e não necessitam de qualquer licença de emissão, isto é, são de uso livre!

Quanto aos walkie-talkies... Meu amigo, há centenas de modelos diferentes e a Motorola tem muitos modelos, tem que especificar mais que rádios são esses para se poder avaliar a compatibilidade.

Cumprimentos!
Feliz proprietário dum RD28T!

Voltar para Comunicações

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante