por tretas » 24 set 2011, 18:55
Ola gente boa... Cumprimentos a todos
1° ponto
Alguém tem mesmo a certeza que é obrigatório ter 5,5 m de cabo para que a antena esteja afinada? ou mesmo para que ela possa ser afinada? Falando a verdade, eu acho mesmo que é um bocado descabido.
Por outro lado.... Então um cabo com 1/2 onda tem 5,5 m ? eu acho que há aqui um erro em qqr lado.
E o Sr radioamador que já se esqueceu a formula de corte dos cabos coaxais? O meu caro tem a certeza que é radioamador? Perdoem a frontalidade mas há algo de errado em certos comentários.
Vejam só:
Tenho um AL de 1000W a 45 cm da antena, e o cabo grosso que liga estes dois, tem somente 60cm, pelas contas de alguns, eu estou mal ajustado? é que nem pensem nisso, esta montagem tem já uns anitos, e sempre a "bombar".
Do AL ao radio, um Jackson bastante antigo mas modificado por quem sabe destas coisas, tenho 3,45 m de coaxial. Pelas contas de alguém, estou muito malsinho de estacionarias. Como ? Não sabiam que pode haver desajustes entre a saída do TX e da entrada do AL? Confirmem e já ficam a saber. É mas SWR nem pó. 1.1 sobre 1
Fica a questão..... e os tais 5,5m de cabo é 1/2 onda? Resposta..... Não. Não é. E sabem porquê? Porque muito simplesmente a velocidade de propagação da energia radioelétrica, o chamado RF, ao qual alguns chamam erradamente HF (que nome deveríamos dar ao VHF e por aí acima?) propaga-se muito mais rápido no ar, do que em materiais. Mesmo assim, todos os materiais oferecem uma certa resistência a toda e qualquer energia que a atravesse.
Assim temos que obrigatoriamente tomar conta desse fenómeno e ele chama-se factor de corte (K).
Num cabo dos mais corriqueiros que se vende ao preço da chuva em qqr loja da especialidade, esse K é de 0,66.
No CB as bandas mais usadas são as ditas normais e SUP. Regra geral só usamos o canal 34 (27.345) e limítrofes e IDEM para a Frq 27.555 MHz. Para aproveitar toda a energia radioelétrica nestes dois canais vamos cortar o nosso cabo para o canal intermediário.
Canal 40 = 27.405
VL= 300000kms
VL em metros-s/Frq. em Hz ............ 300/27.405 = 10.95 metros
Falta-nos então aplicar o fator K para compensar a propagação o que nos leva para 7.23m / 2 para obter meia onda, por 4 para obter 1/4 de onda.
1/2 onda (3,60m) está muito longe dos 5,5 metros descritos por alguém acima.
Reparam agora porque quando uma pessoa escreve algo deve saber o que escreve?
*****************************
2°ponto
Reparem numa coisa estranha.
Em radio CB só há uma banda mais ou menos pequena, o que nos permite utilizar o que foi descrito acima mas em radio amadorismo a coisa complicava-se muito se fosse obrigatório pela lei da física, usar um cabo para cada banda.
Só em HF temos várias bandas o que nos obriga a ter antenas ajustadas para cada uma delas ou usar antenas que pela sua construção, nos permite trocar de banda sem bobinas nem comutador tais como a Logarítmica SKYLOG-ASL2010 CUSHCRAFT ou outras.
Não vejo um radioamador fazer uma baixada para cada banda. Nem é necessário.
Um único cabo, um comutador e o caso está resolvido.
como alguém já disse acima, é uma antena bem aterrada, um cabo com um comprimento QB. (quanto baste) e um medidor de estacionarias que até pode ficar agarrado para sempre á instalação. Ajustar a antena cm a cm até encontrar uma boa TOS.
O ideal é 1.1:1 mas dependendo da sua construção, uma relação de ondas estacionárias pode rondar os 1.2:1 para pequenas potencias, sem que a etapa amplificadora corra qqr risco..
E é tudo meus caros amigos
Que vos posso dizer para que a vossa montagem dure muito tempo..?
Em Móbil 12V:
Nunca pegar corrente de uma ficha isqueiro vá diretamente à bateria.
Ao aumentar o comprimento do cabo de alimentação, pense que quanto mais o alongar, menos carga ele transporta e torna-se primordial que o diâmetro deste seja consequente.
Nunca esqueça que deve colocar um fusível de acordo com o consumo do TX ou AL.
O coaxial não gosta mesmo nada de curvas muito apertadas nem de ser muito apertado (esganado).
24V
Contrariamente ao que muitos afirmam os redutores de tensão não são bem-vindos nas instalações de radio . Para os evitar basta ligar o negativo (preto) do TX ou AL a 12V diretamente ao borne begativo da bateria que tenha este mesmo borne ligado à carroçaria do veículo e não noutro lado. Por sua vez o fio positivo (vermelho) é ligado diretamente no borne positivo da mesma bateria e não em mais lado algum.
O TX e o AL podem não estar ligados à massa do veículo mas a antena é imprescindível.
Nos camiões, porque são altos, o sitio mais apropriados é o suporte do espelho. Muitas vezes, este contem material plástico nas articulações. Para facilitar o contacto da antena com a massa do veículo, deve utilizar uma cabo malha diretamente da base da antena à maior massa possível que geralmente é o chassis .
No caso de ter um AL a 24V a instalação elétrica é a mesma menos para este ultimo pois deve ser ligado diretamente às duas baterias.
Nao esqueça que para ajustar uma antena CB deve colocar o varão o mais dentro possível do seu suporte e só depois ver se é preciso cortar ou alongar. Centímetro a centímetro.
Forma de ver se está comprida ou curta.
Vamos imaginar que a sua antena tem :
1.4:1 no canal 40
1.3:1 no canal 20
1.2:1 no canal 1
se o radio permitir baixar ainda mais de frequência poderemos obter menos ainda no canal -20.
Isso quer dizer que a antena se adapta melhor a uma frequência mais baixa e por isso a antena está muito comprida.
Moral da história:
Com a experiência de quem passa a vida neste tipo de montagens, há mais de 35 anos, (não sou radioamador por acaso)desde um simples carro com CB até às estruturas Radar ou Iper, devemos saber que o comprimento de cabo Coaxial, Guia, Tubo ou outro, é imprescindível sim mas só para fabricar transformadores adaptadores de Impedâncias Todo o resto que possam dizer não passam de simples textos aos quais eu chamo de tretas para encher chouriços.
Cordiais 73