comprimento de cabo

Instalar o Rádio CB? Medir estacionárias? Tudo o que precisas aqui!

Registado: 27 abr 2008, 22:13

comprimento de cabo

Mensagem por hortelao » 21 jan 2009, 00:11

pessoal tenho uma santiago 1200 quando comprei, o cabo so trazia uma ficha soldada e a outra para soldar com nao sabia cortei um bocado do cabo! Agora tenho imenças estacionarias alguem me pode dizer o comprimento certo do cabo para essa antena pois tenho que comprar um cabo novo mas nao sei o comprimento! sei que existe uma formula para calcular ixo mas nao percebo nada daquilo se me pudessem dizer o comprimento do cabo facilitava me e muito!! cumprimentos :okkk:

Re: comprimento de cabo

Mensagem por hortelao » 23 jan 2009, 00:00

va la pessoal deiao me la uma ajudinha :crybaby:

Registado: 14 dez 2006, 12:09

Mensagem por Vendaval R Pereira » 23 jan 2009, 22:49

não consegues afinar as estacionarias na antena? que comprimento tem o cabo?
a santiago 1200 não costuma ter muitas estacionarias! tens tudo bem soldado e a fazer massa ?
é aconcelhavel o radio fazer massa, e o apoio da antena tem obrigatoriamente que fazer boa massa ao veiculo! as fichas tem que estar bem montadas no cabo e soldadas!
ja tive uma santiago 1200 com 2 metros de cabo e não tinha estacionarias!
Saudaçoes TT...
Duarte Pereira. Alentejo profundo

Registado: 15 out 2005, 11:29

Mensagem por paulo moraes » 24 jan 2009, 20:27

os cabos não podem ser cortados assim sem mais nem menos têm medidas proprias acho melhor passares numa casa da especialidade eu recomendo o pedro nevada em setubal :okkk:

www.pedronevada.pt
sócio nº 165 patrolaventura

Mensagem por hortelao » 24 jan 2009, 20:55

pessoal fui a uma casa da especialidade e deram me um cabo com 5.5m disseram me que era o indicado amanha vou montar e vou dizer como ficou!! :friends:

Mensagem por hortelao » 27 jan 2009, 00:15

problema resolvido era mesmo do cabo ja esta como novo 1.2 de estacionarias :okkk:

Mensagem por paulo moraes » 27 jan 2009, 12:48

mesmo assim 1.2 acho muito se fosse a ti ia a uma casa como deve de ser para afinarem isso :sabe:

Mensagem por hortelao » 27 jan 2009, 23:59

axas muito o minimo é 1 tive a medir um de um amigo meu montado numa casa da especialidade e ta com 1.4 , 1.5 :okkk:

Registado: 14 dez 2006, 12:09

Mensagem por Vendaval R Pereira » 28 jan 2009, 01:35

paulo moraes Escreveu:mesmo assim 1.2 acho muito se fosse a ti ia a uma casa como deve de ser para afinarem isso :sabe:

1.2 tá bom!
mede o canal 1 e o 40, tens que equilibrar os dois canais! o 1 tem que ter antena mais comprida que o 40!
vais afinando a antena com um e outro canal até teres o minimo nos dois canais!
dá uma vista aqui!
viewtopic.php?f=14&t=11745
Saudaçoes TT...
Duarte Pereira. Alentejo profundo

Registado: 14 abr 2008, 13:23

Mensagem por Raul Costa » 29 jan 2009, 13:39

Meu caro amigo, o cabo tem que ter a medida que pretendermos, se deram um cabo com 5 metros espero que ele não ande enrolado lol :D ou foi para dar 2 voltas ao carro????

Faz-se a instalação toda, depois faz-se a medição tal como foi dito, canal 1 e canal 40, ambos têm de estar iguais e com o mínimo possível.

Tenho um medidor de estacionárias e já instalei umas quantas, só descanso mesmo quando o ambos os canais estão no 1.

Para conseguir isso é cortar a ponta da antena consoante a medição, depois, o ajuste final é baixa-la e levanta-a da bobine conforme os resultados.

Mensagem por paulo moraes » 29 jan 2009, 15:21

pois... :sabe:
queira deus que nunca apanhes um camionista com um alfa lima poderoso até dá faisca o teu :lotlol:

( 5 metros de cabo) :eek: :eek: :eek:

Registado: 14 abr 2008, 13:23

Mensagem por Raul Costa » 29 jan 2009, 15:30

Pois deve fazer, o meu também está potente, 4 wats em AM e 4Wats em FM... não dá é mais... está potente para CB.

Para uma utilização comum não recomendo... fica a apanhar muita coisa que não interessa. :stupid:

Registado: 02 nov 2009, 12:01

Mensagem por Gil » 02 mar 2011, 18:59

há sim senhora um calculo certo para evitar isso. depende da facha de frequencias e da antena. sou radioamador e honestamente já não me lembro dessa matemática.
sou do Vitória até morrer!

Registado: 14 jun 2007, 16:09

Mensagem por midnightlimb » 16 jun 2011, 12:53

Gil Escreveu:há sim senhora um calculo certo para evitar isso. depende da facha de frequencias e da antena. sou radioamador e honestamente já não me lembro dessa matemática.

É tão simples com isto... uma onda hertziana tem 11 metros daí que, para diminuir as estacionárias, se deva trabalhar com divisões perfeitas da onda... ou seja metade, um quarto, e geralmente não menos que isso.

É daí que deram um cabo com 5,5 metros ou seja metade da onda....

Registado: 05 set 2011, 22:52

Mensagem por tretas » 24 set 2011, 18:55

Ola gente boa... Cumprimentos a todos

1° ponto
Alguém tem mesmo a certeza que é obrigatório ter 5,5 m de cabo para que a antena esteja afinada? ou mesmo para que ela possa ser afinada? Falando a verdade, eu acho mesmo que é um bocado descabido.
Por outro lado.... Então um cabo com 1/2 onda tem 5,5 m ? eu acho que há aqui um erro em qqr lado.

E o Sr radioamador que já se esqueceu a formula de corte dos cabos coaxais? O meu caro tem a certeza que é radioamador? Perdoem a frontalidade mas há algo de errado em certos comentários.

Vejam só:
Tenho um AL de 1000W a 45 cm da antena, e o cabo grosso que liga estes dois, tem somente 60cm, pelas contas de alguns, eu estou mal ajustado? é que nem pensem nisso, esta montagem tem já uns anitos, e sempre a "bombar".
Do AL ao radio, um Jackson bastante antigo mas modificado por quem sabe destas coisas, tenho 3,45 m de coaxial. Pelas contas de alguém, estou muito malsinho de estacionarias. Como ? Não sabiam que pode haver desajustes entre a saída do TX e da entrada do AL? Confirmem e já ficam a saber. É mas SWR nem pó. 1.1 sobre 1

Fica a questão..... e os tais 5,5m de cabo é 1/2 onda? Resposta..... Não. Não é. E sabem porquê? Porque muito simplesmente a velocidade de propagação da energia radioelétrica, o chamado RF, ao qual alguns chamam erradamente HF (que nome deveríamos dar ao VHF e por aí acima?) propaga-se muito mais rápido no ar, do que em materiais. Mesmo assim, todos os materiais oferecem uma certa resistência a toda e qualquer energia que a atravesse.
Assim temos que obrigatoriamente tomar conta desse fenómeno e ele chama-se factor de corte (K).
Num cabo dos mais corriqueiros que se vende ao preço da chuva em qqr loja da especialidade, esse K é de 0,66.

No CB as bandas mais usadas são as ditas normais e SUP. Regra geral só usamos o canal 34 (27.345) e limítrofes e IDEM para a Frq 27.555 MHz. Para aproveitar toda a energia radioelétrica nestes dois canais vamos cortar o nosso cabo para o canal intermediário.

Canal 40 = 27.405
VL= 300000kms

VL em metros-s/Frq. em Hz ............ 300/27.405 = 10.95 metros

Falta-nos então aplicar o fator K para compensar a propagação o que nos leva para 7.23m / 2 para obter meia onda, por 4 para obter 1/4 de onda.

1/2 onda (3,60m) está muito longe dos 5,5 metros descritos por alguém acima.

Reparam agora porque quando uma pessoa escreve algo deve saber o que escreve?

2°ponto

Reparem numa coisa estranha.
Em radio CB só há uma banda mais ou menos pequena, o que nos permite utilizar o que foi descrito acima mas em radio amadorismo a coisa complicava-se muito se fosse obrigatório pela lei da física, usar um cabo para cada banda.

Só em HF temos várias bandas o que nos obriga a ter antenas ajustadas para cada uma delas ou usar antenas que pela sua construção, nos permite trocar de banda sem bobinas nem comutador tais como a Logarítmica SKYLOG-ASL2010 CUSHCRAFT ou outras.
Não vejo um radioamador fazer uma baixada para cada banda. Nem é necessário.
Um único cabo, um comutador e o caso está resolvido.

como alguém já disse acima, é uma antena bem aterrada, um cabo com um comprimento QB. (quanto baste) e um medidor de estacionarias que até pode ficar agarrado para sempre á instalação. Ajustar a antena cm a cm até encontrar uma boa TOS.
O ideal é 1.1:1 mas dependendo da sua construção, uma relação de ondas estacionárias pode rondar os 1.2:1 para pequenas potencias, sem que a etapa amplificadora corra qqr risco..

E é tudo meus caros amigos
Que vos posso dizer para que a vossa montagem dure muito tempo..?

Em Móbil 12V:
Nunca pegar corrente de uma ficha isqueiro vá diretamente à bateria.
Ao aumentar o comprimento do cabo de alimentação, pense que quanto mais o alongar, menos carga ele transporta e torna-se primordial que o diâmetro deste seja consequente.
Nunca esqueça que deve colocar um fusível de acordo com o consumo do TX ou AL.
O coaxial não gosta mesmo nada de curvas muito apertadas nem de ser muito apertado (esganado).

24V
Contrariamente ao que muitos afirmam os redutores de tensão não são bem-vindos nas instalações de radio . Para os evitar basta ligar o negativo (preto) do TX ou AL a 12V diretamente ao borne begativo da bateria que tenha este mesmo borne ligado à carroçaria do veículo e não noutro lado. Por sua vez o fio positivo (vermelho) é ligado diretamente no borne positivo da mesma bateria e não em mais lado algum.
O TX e o AL podem não estar ligados à massa do veículo mas a antena é imprescindível.
Nos camiões, porque são altos, o sitio mais apropriados é o suporte do espelho. Muitas vezes, este contem material plástico nas articulações. Para facilitar o contacto da antena com a massa do veículo, deve utilizar uma cabo malha diretamente da base da antena à maior massa possível que geralmente é o chassis .
No caso de ter um AL a 24V a instalação elétrica é a mesma menos para este ultimo pois deve ser ligado diretamente às duas baterias.

Nao esqueça que para ajustar uma antena CB deve colocar o varão o mais dentro possível do seu suporte e só depois ver se é preciso cortar ou alongar. Centímetro a centímetro.
Forma de ver se está comprida ou curta.

Vamos imaginar que a sua antena tem :
1.4:1 no canal 40
1.3:1 no canal 20
1.2:1 no canal 1
se o radio permitir baixar ainda mais de frequência poderemos obter menos ainda no canal -20.
Isso quer dizer que a antena se adapta melhor a uma frequência mais baixa e por isso a antena está muito comprida.

Moral da história:
Com a experiência de quem passa a vida neste tipo de montagens, há mais de 35 anos, (não sou radioamador por acaso)desde um simples carro com CB até às estruturas Radar ou Iper, devemos saber que o comprimento de cabo Coaxial, Guia, Tubo ou outro, é imprescindível sim mas só para fabricar transformadores adaptadores de Impedâncias Todo o resto que possam dizer não passam de simples textos aos quais eu chamo de tretas para encher chouriços.
Cordiais 73

Voltar para Comunicações

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante