Ruidos no CB de equipamentos electricos... motivos?

Instalar o Rádio CB? Medir estacionárias? Tudo o que precisas aqui!

Registado: 26 ago 2005, 16:44

Ruidos no CB de equipamentos electricos... motivos?

Mensagem por rs2 » 12 abr 2007, 10:12

Boas.
So para partilhar, ou ouvir alguma opiniao mais sábia.

Há uns tempos enviei um email para aqui, se não me engano por causa de um ruido de fundo q tinha quando ligava os farois de Xenon de tal forma q não conseguia usar o CB pois tinha de ter o squelch no maximo.
Acho q ruido de interferencia q apanhava no CB dos farois Xenon e por exemplo tmb nos limpa-vidros, nao deve ser de cabelagem electrica relacionada directamente com a alimentacao do radio. Isto pq, e ontem lembrei-me disso, uma vez ao passar numa cancela de estacionamento a abrir (aqui num parque descoberto) ouvi um ruido do motor da cancela no radio cb.

Ontem fiz uma experiencia:
Tirei a antena, liguei o radio (so receber, tive o cuidado de nao transimitir) e liguei os xenon e as escovas de limpa-vidros ao mesmo tempo... zero ruido, tirei o squelch todo e aí apareceu apenas um ruido mudo de fundo no canal 22 mas nada a ver com o costume.
Com tudo ligado ainda, vou para por a antenta e apenas ao encostar o encaixe, aparece todo o ruido. E pareceu-me q enconstando so a massa da antena nao fez nada, mas logo ainda certifico-me disso.
Será correcto deduzir q o meu problema é a posicao da antena? Esta no capom ao centro mas mais junto ao parabrisas num suporte q a eleva ai 8cm +/-.
Temo q nao tenha outro remedio a nao ser por no tejadilho ou assim, mas aí teria q mudar para uma antena menor nao queria andar la com 1,60 de antena em cima do GR.

Registado: 17 jan 2007, 19:48

Mensagem por shok » 23 abr 2007, 20:18

qual é a antena que tens?

Registado: 27 mar 2007, 21:50

Mensagem por Pinto_1969 » 24 abr 2007, 08:53

Passa por aqui http://www.radioamadores.net/ ou coloca a tua questão pode ser que encontres respostas ou ajudas.

Mensagem por rs2 » 25 abr 2007, 10:08

shok Escreveu:qual é a antena que tens?

Boas.
Tenho uma President, nao sei ja o modelo. tenho-a desde o UMM ja ha uns anos. tem aí 1m e 40cm , pelo q vi na net é esta:
Imagem
tem aqueles picos a volta e tudo.

Mensagem por rs2 » 25 abr 2007, 10:19

Pinto_1969 Escreveu:Passa por aqui http://www.radioamadores.net/ ou coloca a tua questão pode ser que encontres respostas ou ajudas.

ja agora passei por la, e estive a ver o s equipamentos, no entanto nao me parecem equipamentos CB destes q usamos por ai de 40 canais. aquilo é o quê? ou posso usar uma coisa daquelas para falar com os CBs?

é q ha la um q era exactamente o q procurava, com o painel destacavel q se pode usar em outro lado na consola sem ter de andar como o caixote todo atras:

Imagem
Imagem

Registado: 16 jan 2007, 16:22

Mensagem por Claudio Silva » 26 abr 2007, 08:35

Caro colega isso sao radio de banda amador, ou seja sao radio ke opera nas ferquencias dos 145 Mhz, e o radio cb so trabalha dos 25 aos 30 Mhz, mas para trabalhares dos 25 aos 30 tens que ter um radio de banda corrida! Aconcelho-te a comprar um radio muito bom a nivel de modulação e de recepçao, o cobra 148gtl, é um radio ke nao faz uma gama muito alta de frequencias mas é um radio com boa qualidade! E sei o que tou a dizer, porque pratico radio cbismo em casa em banda lateral ou seija LSB(Lima Sierra Bravo), so que nao trabalho nem com 12 nem com 50 nem com 100 Watts de potencia mas sim aproximadamente 2000 Watss, e tenho equipamentos em casa fora no normal!

ruidos no cb

Mensagem por shok » 26 abr 2007, 21:28

óra boas então pessoal, pois é como diz ali o claudio e muito bem, potencia não é sinonimo de qualidade, nunca foi nen vai ser....

o problema da maior parte do pessoal TT é que pensa que aquilo é só chegar ali e já está.

é precizo "estragar muito cabo", "queimar algum equipamento", e coisas do genero para se começar a perceber algo destas lides.

esta coisa de montar um radio CB tem muito que se lhe diga.

O problema do RS2 pode ser a antena, mas tb pode ser o radio, mas pensando bem... o problema é mesmo do jeep porque se o jeep estiver desligado já não á ruido no CB não é RS2?

certamente que o teu jeep é a gasolina ou então já tem centralina, os radio CB são ums peritos a captar interferencias e a fazer interferencias, tenta instalar um filtro de ruido no polo positivo de radio e liga dois fios directos da bateria, vais ver que a coisa melhorra.

abraço e comecem a exprimentar, tentar perceber a origem das coisas.

Registado: 16 jan 2007, 16:22

Mensagem por Claudio Silva » 27 abr 2007, 11:48

Active o filtro do seu radio, deve ter um botao que diz, NB, se nao estou errado.

Mensagem por rs2 » 27 abr 2007, 23:13

Ola
Obrigado pela ajuda. Mas devo confessar q ainda estou um pouco perdido relativamente as diferencas do CB de 40 canais e este radios maisc complexos.
Apesar se informatico e programador de profissao ja ha muitos anos, radio para mim so conhecia aqueles para falar com os amigos no TT q tem 40 canais, roda-se o botao e escolhe-se o numero (ja me fazia confusao pq raio havia uns q tinha ABCD para cada canal).

Bom mas ja agora gostaria de me "apresentar"... alias um pouco de historia tmb para nao parecer q comprei o radio ontem e montei-o ali eheh

A primeira vez q comprei a antena e o radio fui na Caleidosom (acho q é assim o nome da loja) q me foi muito recomendada e foi para por no UMM.
O sr. muito simpaticamente vendeu-me o materia e aconcelhou-me a antena etc, deu-me umas dicas do melhor sitio para por (era dificil pq o UMM era de capota de lona) fui para casa montei, passei os cabos etc. Eu com soldaduras, cabelagens, montagem audio etc estou a vontade, tenho muito cuidado com a qualidade e acabamento de fichas e soldaduras, gosto de isolar bem as coisas, sou muito amigo de manga retratil etc...
Voltei depois la a loja pra afinar a antena.

devo confessar q depois vendi o UMM, utilizei o mesmo material cabos e tudo num Patrol a gasolina q tive (nunca tive ruidos com este carro curiosamente) e como se pode ver em algumas fotos aqui no forum tinha a antena fixa no centro do capom.
Tive o cuidado de manter o cumprimento do cabo original para nao alterar muito a afinacao (pensei eu), mas mesmo assim adiei a visita novamente a Caleidosom para me reafinarem a antena.

depois deste Patrol troquei-o por um HDJ80 e usava a antena cá atras, novamente usei tudo, e oo cabo continuava com o mesmo comprimento raticamente, so lhe tinha removido 2cm +/- para voltar a fazer a ficha.
novamente nao reafinei a antena tmb

depois do HDJ80, veio este Patrol q tenha agora. É um Patrol GR 3.0Di gasoleo dos longos.

instalei +/- provisoriamente a antena a frente no capom mas na calha ao centro perto do parabrisas.

so notava ruido/interferencia quando punha limpavidros a trabalhar por exemplo, o motor electrico do ArCondicionado tmb.

depois de por luzes de xenon é q foram elas. praticamente nao posso usar o radio com as mesmas ligadas, faz: "FFFFFFFFFFFFFFFF" tenho de ter o botaozinho do Squelch todo no maximo praticamente.
No entanto quando apanho alguem a falar ouço as vozes limpas sem ruido.

pensei q era ruido da alimentacao, andava a pensar comprar uns filtros q se usam até no audio/tuning mas depois lembrei-me de testar uma coisa.
com as luzes xenon ligadas, limpavidros a funcionar etc, retirei a antena da base e liguei o radio. e fez-se silencio.
penso q posso deduzir q se fosse da alimentacao o ruido manter-se-ia
tmb experimentei, com tudo ligado colocar a antena novamente e assim q a encosto aparecem os ruidos do motor electrico das escovas e o "ffffff" dos xenon - alias dos balastros.

penso q seja a antena q capta esses ruidos por estar ali perto e estou a pensar experimentar por a antena ca atras, se n houver solucao de eliminar ou isolar essas interferencias. é q prefiro ter a antena ali a vista.

Ah o radio q tenho é um radio Alan78plus, tmb comprei a licenca (aquela vitalicia)

e ainda tmb nao calibrei a antena nesta ultima posicao e neste carro...

Re: ruidos no cb

Mensagem por rs2 » 01 mai 2007, 11:52

shok Escreveu:...

O problema do RS2 pode ser a antena, mas tb pode ser o radio, mas pensando bem... o problema é mesmo do jeep porque se o jeep estiver desligado já não á ruido no CB não é RS2?
...

ola
nao, o jipe é a diesel.
e a experiencia q fiz foi q:
- se tiver a antena montada esta "apanha" s ruidos do motor electrico do AC, ou das escovas dos limpavidros quando estao accionadas, ou recentemente - depois de instalar o kit xenon - o ruido gerado pelos balastros do Xenon quando ligo as luzes.
- digo q a antena "apanha" pq: um dia destes reparei q ouvi no CB ruido de uma cancela de parque a abrir!
- entao experimentei quando arrumei a antena, deixando so a base e os cabos, ligar o CB. E reparei q assim nao apanho os mesmos ruidos electricos. pelo q me parece q o problema deve ser em ter a antena ali afrente no capom.

a minha questao neste assunto seria se ha maneira de eliminar esta "captacao indesejada". qq geringonça ou solucao.

digo isto pq vi na net uma especie de antenas invertidas para quando se tem uma má "base" ...

Registado: 28 mai 2007, 08:15

Mensagem por ct1emj » 28 mai 2007, 22:13

Boas Pessoal

Sou radio-amador, amante de TT e trabalho com
micro-electronica.
O que li, sobre o problema mais me parece ser da
qualidade do recepcao do radio, que deixa passar
os ruidos parasitas e nao me admirava nada se tambem
escutasse o pessoal que se encontra 2 canais acima ou 2
canais abaixo, no caso de estar mais pessoal por perto.
Nao vamos querer que um equipamento que custa umas dezenas
de euros, faça o mesmo de um que custa umas dezenas.
Um conselho meu:
Verificar se o cabo de antena tem continuidade e nao esta enrolado,
pois se estiver da-se pelo nome de bobine e costuma dar muita dor
de cabeça.
Verificar o plano de terra da antena, tejadilhos de fibra nao presta.
Colocar um filtro de ruidos ( Pioneer ) pois filtra tudo o que e ruidos parasitas.
Ligar outro equipamento similar e ver se faz o mesmo.

UM ultimo conselho e este acho que e de amigo, troque o radio e compre
um Cobra 148GTL, que os problemas acabaram e chega a todo o lado.

Um Abraço

Joao Laginha

Mensagem por rs2 » 30 mai 2007, 07:21

ct1emj Escreveu:Boas Pessoal

Sou radio-amador, amante de TT e trabalho com
micro-electronica.
O que li, sobre o problema mais me parece ser da
qualidade do recepcao do radio, que deixa passar
os ruidos parasitas e nao me admirava nada se tambem
escutasse o pessoal que se encontra 2 canais acima ou 2
canais abaixo, no caso de estar mais pessoal por perto.
Nao vamos querer que um equipamento que custa umas dezenas
de euros, faça o mesmo de um que custa umas dezenas.
Um conselho meu:
Verificar se o cabo de antena tem continuidade e nao esta enrolado,
pois se estiver da-se pelo nome de bobine e costuma dar muita dor
de cabeça.
Verificar o plano de terra da antena, tejadilhos de fibra nao presta.
Colocar um filtro de ruidos ( Pioneer ) pois filtra tudo o que e ruidos parasitas.
Ligar outro equipamento similar e ver se faz o mesmo.

UM ultimo conselho e este acho que e de amigo, troque o radio e compre
um Cobra 148GTL, que os problemas acabaram e chega a todo o lado.

Um Abraço

Joao Laginha

ola
tenho um pouco de cabo a mais q fica debaixo do tapete do pendura, mas nao chega para dar uma volta.
relativamente ao filtro refere-se a um filtro para a corrente electrica? ou para a antena?
é que pela minha logica (nao sei o que me escapa de momento) mas se fosse um ruido induzido pela alimentacao electrica, este nao estaria presente mesmo removendo a antena da base? tal como experimentei?
com tudo ligado, radio, farois e limpa vidros, assim que encosto a antena a base tenho ruido, se removo fica silencio...

antes de trocar de radio tenho de experimentar com outra pessoa q tenha um

Mensagem por ct1emj » 30 mai 2007, 12:24

Se nao enrolaste o cabo que sobrou, nao deve de fazer bobine.
O filtro que falo e de corrente e e o que vou colocar no meu bolinhas,
resolve muita ruideira que possa vir do motor.
Outra coisa que tambem me lembrei, podera ser que os farois, que como
sao xenon, gerem uma frequencia que vai bater com algum dos filtros de frequencia intermedia, ai posso mesmo dizer-te que e um pincel.
Tenta ver com alguem que tenha um radio igual trocar os radios para verificares se realmente e esse o problema.
E pena que nao estejas pelo Algarve, que tratava de te solucionar o problema.
A uns anos, tive algo semelhante com uma caixa da luz da EDP, que alimentava um candeeiro, induzia ruido nos radios todos que tinha aqui na minha estacao de amador, contactei a EDP e nunca apareceram.
Depois de 3 meses, peguei numa marreta e ........Pimbaaaa na caixa.
Moral da historia, o ruido desapareceu e a EDP passado 5 dias colocou uma nova....foi remedio santo, nunca mais deu problema.

Um Abraco

Joao Laginha

Registado: 14 set 2005, 13:35

Mensagem por comman » 30 mai 2007, 13:12

são problemas de massas, mas numa viatura por muito que faças dificilmente eliminas por completo o ruido.
O meu agora só faz qdo ligo o guincho... :rolleyes: de resto nao se passa nada... transmite e recebe bem.
qdo ligo o guincho começa a zoeira, mas se baixar as SQL, acaba-se o ruido e mantem-se a comunicação :thumbsup:

Registado: 14 set 2005, 13:35

Mensagem por comman » 30 mai 2007, 13:14

ct1emj Escreveu: peguei numa marreta e ........Pimbaaaa na caixa

Essa ferramenta milagrosa... usada pelos nossos antepassados continua a dar soluções mesmo para a tecnologia mais avançada. [}:)] [}:)] [}:)]

Mensagem por ct1emj » 30 mai 2007, 14:29

Essa ferramenta e o Picareto, é do melhor.... [clap]

Mensagem por shok » 18 jun 2007, 23:02

boas pessoal, rs2 compra um filtro de ruido que isso passa, eu tenho um president lincoln no carro (gasolina) e tinha muitos problemas, depois instalei um filtro dos gajos dos tunnings (30A 12V) e aquilo realmente faz milagres.

quando á questão do cobra 148gtl, realmente é uma maquina do caraças, vendi 2 aqui á um ano para um patrol e um samurai, montei aquilo tudo á rapaziada e não é que eles não queriam ficar com os radios, diziam que éram feios e grandes. hoje não querem outra coisa passam por cima do pessoal com uma pinta do caraças.

agora se quiserem mesmo uma maquina comprem um president lincoln....

abaço

Registado: 11 mai 2008, 07:40

comunicaçao

Mensagem por bulldozzer (h.c) » 13 mai 2008, 21:18

ja agora quanto custa o cobra 148 e o president

Registado: 30 out 2006, 00:30

Mensagem por Brutus » 29 jun 2008, 00:24

Também me parece que o problema começa por uma questão de massa...
Recomendava que a alimentação viesse directa da bateria e a massa ficasse o mais perto do rádio e o mais curto possivel com o respectivo filtro, e que a antena tivesse uma boa massa e curta.
Quanto aos rádios e para a pratica do TT, A minha opinião é que devem ser o mais simples possivel AM/FM 40 canais , botões grandes e poucos, mostrador digital que se veja, o resto é só modernisses... To mesmo a imaginar aqueles rádios cheios de botoezinhos , o GR aos tranbulhões e eu a querer mudar o canal eheheheeh

Eu cá tenho um presidente hary II - 110 euros , Antena Santiago 1200 chipada- 60 euros , e botas 250 W que espremido não dá mais de 40/50 w de saida.
O Alcançe depende das condições atmosféricas e geograficas
abraços para todos

Registado: 05 mar 2008, 20:34

Mensagem por sousatt » 02 jul 2008, 21:09

a soloçao antes demais passa por por a antena o mais longe possivel da electronica por ezemplo na mala a traz comprimentos !! :thumbsup:
Cumprimentos
sousatt

Voltar para Comunicações

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes