TERRATRIP

Tudo sobre GPS's e potenciais equipamentos para navegação / Cartografia.

Registado: 27 jan 2007, 20:29

TERRATRIP

Mensagem por nissantostt » 23 mar 2007, 01:38

O TERRATRIP é uma ajuda valiosa para leitura dos ROADBOOKS, em conjunto ou não c/ o GPS.
Metam aqui as V/ opiniões, escolha de modelos, onde comprar e preços.
:nod: :nod:

Registado: 16 mar 2006, 12:06

Mensagem por patrolinho » 26 mar 2007, 13:14

En mi opinión un GPS cumple algunas de las funciones del terratrip (cuenta kilómetros). Si lo usas en conjunto con una PDA o laptop puedes prescindir totalmente del terratrip.

Salud

Registado: 19 jul 2007, 13:13

Mensagem por NSF » 12 nov 2007, 15:57

Será que me podiam tirar uma dúvida é que ainda sou maçarico no TT
:rolleyes:
Afinal para que serve um Terratrip

Registado: 21 jun 2006, 21:14

Mensagem por Mr_Trecolareco » 12 nov 2007, 16:49

Eu tb não percebo mto, mas tenho ideia que o terra trip é um aparelho com vários contadores de distância.

Assim em conjunto com o roodbook é possivel recriar o percurso nele existente sem enganos.

É que no TT por vezes há várias entradas no mesmo troço de estrada e em vez de contar o nº de entradas, basta indicar o km e nº de metros exacto para não haver enganos.

Assim toda a gente entra no mesmo sitio e ninguém se perde...pelo menos não deviam lol

Registado: 14 dez 2006, 12:09

Re: TERRATRIP

Mensagem por Vendaval R Pereira » 12 nov 2007, 19:22

TERRATRIP é uma marca de trip
quanto a mim, são um pouco caros para o que fazem,
que é contar metros, em total e parcial
á ums com cronometro. o meu é um TERRATRIP 202 plus que só conta kl e marca a velocidade . mesmo assim custou mais de 200€
é uma peça fundamental na leitura de road books ,pela sua facil utilizaçao pois basta carregar num botão que desmarca o parcial.
tambem permite calibraçoes com rigor da distancia medida, seja em que veiculo for e com que rodas usar.
O 202 plus permite guardar duas calibraçoes (por exemplo uma para cada jogo de pneus , de terra ou de estrada)
permite tambem utilizar duas sondas...
eu só tenho uma, que está montada na bicha do conta klm.
acho que á uma sonda para montar nas rodas , como as das bicicletas.

anda por ai um topico sobre este assunto, que mostra outras marcas de trip mas acho que não é facil arranjar por cá.
só tenho visto á venda TERRATRIP . deve ser por isso que são caros.

o GPS tambem mede com rigor , desde que tenha bom sinal de satelite, mas é um pouco impraticavel estar a reiniciar o odometro a cada nota do road book. pois á notas as vezes de 50 metros ou menos.
para grandes distancias serve, mas notas com mais den 1000 metros só no deserto :rolleyes:

Registado: 19 jan 2007, 22:18

Mensagem por maxibom » 12 nov 2007, 21:01

Registado: 20 mai 2006, 17:35

Mensagem por XPTTO » 12 nov 2007, 21:34

Vendaval R Pereira Escreveu:TERRATRIP é uma marca de trip
á ums com cronometro. o meu é um TERRATRIP 202 plus que só conta kl e marca a velocidade . mesmo assim custou mais de 200€
é uma peça fundamental na leitura de road books ,pela sua facil utilizaçao pois basta carregar num botão que desmarca o parcial.
tambem permite calibraçoes com rigor da distancia medida, seja em que veiculo for e com que rodas usar.
O 202 plus permite guardar duas calibraçoes (por exemplo uma para cada jogo de pneus , de terra ou de estrada)

anda por ai um topico sobre este assunto, que mostra outras marcas de trip mas acho que não é facil arranjar por cá.

o GPS tambem mede com rigor , desde que tenha bom sinal de satelite, mas é um pouco impraticavel estar a reiniciar o odometro a cada nota do road book. pois á notas as vezes de 50 metros ou menos.
para grandes distancias serve, mas notas com mais den 1000 metros só no deserto :rolleyes:

Subescrevo na integra,
mas na minha modesta opinião, ainda está para "nascer" o gps que inutilize o Terratrip ou outro similar.
Num vulgar passeio tt em que seja dado um road book, e se esse road book for numa zona onde as notas do road book sejam curtas, depressa se apercebem da vantagem do Terratrip.
Outra coisa que o Terratrip também faz é quando por exemplo nos enganamos e avançamos mais que o indicado na nota, basta fazer carregar na tecla - (menos) do Terratrip e fazer marcha atrás que ele faz o desconto dos metros percorridos a mais.

Por exemplo para quem queira fazer um road book, é completamente imprecindível um terratrip.

Um gps é uma ferramenta extremamente útil num passeio desde que tenha sido facultado o track do mesmo, pois aí só tem que tentar manter-se o mais em cima do track possível, sem se preocupar com a metragem.

São duas ferramentas indispensáveis no TT aliados a um bom rádio cb.

Ainda não percebi porquê que nenhuma marca de gps ou terratrip´s, não criou um aparelho único que faça as duas coisas.
Isso é que era ver o pessoal todo a comprar!
Gosto da Aventura

Registado: 19 out 2007, 14:12

Mensagem por PALVES - GReenTT » 22 jan 2008, 21:20

XPTTO Escreveu:
Vendaval R Pereira Escreveu:TERRATRIP é uma marca de trip

Subescrevo na integra,
mas na minha modesta opinião, ainda está para "nascer" o gps que inutilize o Terratrip ou outro similar.
Num vulgar passeio tt em que seja dado um road book, e se esse road book for numa zona onde as notas do road book sejam curtas, depressa se apercebem da vantagem do Terratrip.
Outra coisa que o Terratrip também faz é quando por exemplo nos enganamos e avançamos mais que o indicado na nota, basta fazer carregar na tecla - (menos) do Terratrip e fazer marcha atrás que ele faz o desconto dos metros percorridos a mais.

Por exemplo para quem queira fazer um road book, é completamente imprecindível um terratrip.

Um gps é uma ferramenta extremamente útil num passeio desde que tenha sido facultado o track do mesmo, pois aí só tem que tentar manter-se o mais em cima do track possível, sem se preocupar com a metragem.

São duas ferramentas indispensáveis no TT aliados a um bom rádio cb.

Ainda não percebi porquê que nenhuma marca de gps ou terratrip´s, não criou um aparelho único que faça as duas coisas.
Isso é que era ver o pessoal todo a comprar!

Boa tarde a todos, alguém me pode ajudar a saber como se liga o terratrip no Y61 2.8?
È que o meu já vinha com ele mas não sei se a sonda existe ou se está ligada pois não marca nada. Onde tenho de verificar?

Mensagem por XPTTO » 22 jan 2008, 23:24

E está tudo ligado atrás no terratrip?
Chega lá corrente? Tipo acender a iluminação.

Pois não estou a ver alguém vender o jipe com um terratrip e retirar a sonda...

Quando ligas o terratrip (botão lateral) o que é que aparece?
Gosto da Aventura

Registado: 19 out 2007, 14:12

Mensagem por PALVES - GReenTT » 23 jan 2008, 12:21

Tudo liga corrente, display. só não marca nada quando anda. existe algum esquema de ligação?
Obrigado

Mensagem por XPTTO » 23 jan 2008, 13:31

Nesse caso verifica se a indicação de:
PROBE
está a marcar 1 , 0 ou 2

Provavelmente por baixo da palavra PROBE (no visor) deve estar 0 e por isso o Terratrip não está a reconhecer a sonda.

Para mudares a PROBE é no botão que diz PROBE vai carregando que que os números vão-se alterando.

Se tiveres dúvidas liga-me 917 631 479

Sobre o TERRATRIP;

TERRATRIP 202 E 303 PLUS

Este aparelho desde que seja montado segundo as instruções e bem [ prestar-lhe-á um bom serviço durante ar e anos, sem problemas de avarias. NOTA IMPORTANTE: Estes aparelhos não possuem livro de manutenção.

FUNCIONAMENTO
Quando o aparelho é ligado mantém as ultimas informações memorizadas no écran da ultima vez que foi desligado. A unidade lembra-se da hora, dia, paragem do relógio, distancias totais e parciais. Se quiser por a zero toda esta informação pressione “PROBEJO” durante 3 segundos.

SECÇÃO DE DISTANCIAS
DIS. Faz o aparelho mostrar o total e os intervalos de distancias.
+1- Quando pressionadas o aparelho muda entre o aumento e diminuição das distancias contadas. Aparece (—) na esquerda das distancias Totais quando o aparelho esta a decrescer nas distancias contadas.
FRZ Quando pressionado o dlsplay fica em pausa e aparece “F” sob a sequência nas distancias totais. Internamente a distancia volta a zero e recomeça a contagem. Os totais continuam a contar pressione FRZ outra vez e o display volta ao normal.
flLS SET Permite marc2r a distanc r totaL
Pressione o DIS SET e o total diaplay mostra 00.00. Pode meter até 5 dígitos para a distancia que pretende, depois pressione CLR de baixo, (Mas se cometer algum engano ria entrada de dados pressione o CLR de cima e comece tudo outra vez).
CLR de cima pressionado durante 3 segundos repõem a zero as distancias totais. CLR de baixo pressionado limpa indefinidamente as distancias parciais.
PROBE Seleccione PROBE 1, 2 ou desligada. Mostra qual a sonda utilizada ou se estão desligadas.

SECÇÃO DE TEMPOS
TIME Pressione esta tecla para entrar no modulo do tempo.
- O display de cima mostra a hora do dia.
- O display de baixo faz de cronometro.
1. Pressione o CLR de baixo para iniciar o cronometro.
2. Pressione o CLR de baixo para parar o cronometro, mas este fica a contar
ind efi ni dam ente.
3. Pressione o CLR de baixo outra vez para o cronometro parar.
4. Repete inflnitamente o 2 e 3.
TIME SET É usado para acertar o relógio.
Carregue no TIME SET e o display de cima mostra: : pode meter até 4 dígitos para a hora depois carregue no CLR de baixo e as horas começam a cont
Se se enganar carregue no CLt de cima e tudo se inverte, se tcnt manter uma hora invalida 24 02 00 quando carregar nc CLR de baixo vai indicar HROR’ e faz um som.

LJTILJZAÇÃO DO TSO
Carregue no TSD para entrar no modo TSD (existem 3).
TSD 1 O display de cima mostra o cronometro que opera da mesma maneira que o
relógio. O cronometro e controlado pelo CLR de cima. O display de baixo mostra o
intervalo de distancias e é controlado pelo CLR de baixo. Para mudar do TSD 1
para o TSD 2 carregue no TSD durante 3 segundos.
TSD 2 Como no TSD 1 o display de cima mostra a hora do dia. Para mudar do TSD 2 para o TSD 3 carregue no TSD durante 3 segundos.
TSD 3 O display de cima mostra a distancia total o de baixo mostra a velocidade. Para mudar do TSD 3 para o TSD 1 carregue no TSD durante 3 segundos.

CALIBRAÇÃO
Carregue no CAL e o numero de calibração em uso aparece. Após 3 segundos o display volta ao mesmo sitio que estava antes de carregar no CAL. Se carregar no CAL outra vez, durante 3 segundos, a outra calibração aparece. Se na quiser usar esta calibração, carregue no CAL durante 3 segundos e aparecera a caliriração original. Quando o display apresentar a calibração que quer usar não carregue em nenhuma tecla. Após 3 segundos o numero da calibração desaparecera e será a calibraç 1a pelo aparelho. O displa a calibracão em uso
Para mudar o numero da calibração carregue no CAL uma ou duas vezes. Carregue no CAL SET. Introduza o numero da calibração desejada e depois carregue no CLR de baixo. Se cometeu algum erro carregue no CLR de cima e aparecera a calibração que estava. Se tentar calibrar com um numero menor que 100 o aparelho não aceitara esta calibração dizendo “ERROR”.

CALCULO DO NUMERO DE CALIBRAÇÃO
Determine o numero de calibração para 0100. Sair do Modo de Calibraçao para que os visores agora mostrem a distancia. Inicie com os visores de distancia postos a zero e percorra com o carro (um quilometro). No final do percurso, tome nota do numero do intervalo no visor de distancia. Determine a distancia para o Modo de Calibraçào no mesmo numero que estava no intervalo do visor de distancia no final do percurso de um quilometro. saia do Modo de Calibração, o aparelho esta calibrado.

TESTE 00 DISPLAY
Carregue no DIS e depois no “0” durante 3 segundos para entrar neste modo, carregue em qualquer tecia para sair deste.
Gosto da Aventura

Registado: 06 mar 2008, 09:20

Mensagem por vandalo » 03 abr 2009, 13:59

Boas,
Alguém sabe se existe algum software para instalar num portátil (nao num PDA) que ligado a um GPS por usb faça o mesmo ou semelhante a um terratrip?

cumps,
edu
Vandalising the world.....

Registado: 28 jul 2009, 15:58

Mensagem por BlasterAzores » 28 jul 2009, 16:22

Uma vez que muitos de nós praticam TT por lazer porque não optão pelo seguinte ??

Por cerca de 15€ podem comprar um "sigma 1200". pequena discrição.

Velocimetro...
Distancia parcial... (zero instantaneo)
Distancia total... (zero 3 segundos)
Distancia total do DIA... (zero 3 segundos)
Velocidade média instantánea... (zero 3 segundos)
Velocidáde máxima atingida...
relógio...
cronómetro...

Tenho um instalado na Mota e outro no Jeep, fácil instalação, bastou fazer uma emenda para o fio do sensor ficar mais longo. Com um pouquinho de paciência qualquer pessoa instala isto em casa.
Para qué gastar 200€ num aparelho e mais uns quantos trocos para mandar instalar? Por pouco mais de 20€ ficam com um trip exelente.

Mensagem por XPTTO » 29 jul 2009, 00:38

Explica lá isso melhor.
Parece interessante. :nod:
Gosto da Aventura

Mensagem por BlasterAzores » 29 jul 2009, 14:19

O Sigma 1200 é um trip counter de bicicleta mas que funciona ás mil maravilhas para passeios por roadbook, tanto em mota como em jeep, melhor ainda nos jeeps uma vez que o navegador é que tem de se "preocupar" com as distancias.
Tem dois senãos, que na minha opinião nem é nada de grave, 1º não tem retroiluminação (eu comprei uma mini-lanterna de um LED nos chineses por 2€, problema resolvido)... 2º o só temos duas informações no display, a velocidade sempre disponivel em números grandes, em numeros mais pequenos o menú da nossa escolha, que pode ser alterado mesmo em andamento. (Nada de grave uma vez que usamos quase sempre a distancia parcial)
A montagem é muito fácil, a calibração é do mais simples que existe, a instalação do sensor é também simples, tenho o meu á mais de 1 ano montado com Super-cola e nunca tive nenhum stress.
O alongamento do fio é simples... cortar o fio no meio, emendar os dois condutores, um pouco de fita isoladora e está feito, eu, no caso da mota, fiz uma alteração soldei dois fios no interior do Sigma para substituir o botão de origem de reset por um botão no guiador da mota com cerca de 30cm de cabo, uma vez mais sem problemas nenhuns.

vou tentar fazer um post com algumas imagens no fim-de-semana, as imagens valem por mil palavras certo?
Se tiverem perguntas especificas acerca disto... digam.

Mensagem por BlasterAzores » 29 jul 2009, 14:26

Existe também o o Sigma 1200 wireless.... não usa cabo para ligar ao sensor, não sei o preço, nunca os vi à venda nos Açores.

Mensagem por XPTTO » 29 jul 2009, 15:03

O que realmente me faz alguma confusão é o a localização do sensor, ou onde é que vai buscar a informação. :rolleyes:
Gosto da Aventura

Mensagem por BlasterAzores » 29 jul 2009, 15:56

Eu por exemplo colei o sensor na pinça dos travões da frente, o segundo componente que é simplemente um imano está preso na jante... " e quando temos um furo? " ... Pus um imano nas outras jantes tb. :)

Técnicamente o sensor não passa de um switch de palheta que ao passar pelo imano abre e fecha, na calibração é indicado o diametro do pneu e assim o Sigma por cada impulso que recebe sabe que percorreu a distancia "x".
A calibração tem memória para duas medidas, ou seja podemos usar pneus diferentes, basta selecionar calib.1 ou calib.2

Mais simples que os sensores dos terratrip e outras marcas que são colocados no veio de transmissão e que devem ser aplicados numa oficina.

Tudo isto foi feito em casa com apenas alguma paciência.

Registado: 16 nov 2006, 12:38

Mensagem por GHOSTRIDER » 29 set 2009, 09:18

Parece-me bem...tou curioso!!Bota lá umas fotos dessa "maravilha" e umas dicas de instalação!!O pessoal agradece!! :unibrow:

cumps :thumbsup:

Registado: 28 fev 2009, 13:51

Mensagem por stainha » 20 fev 2010, 04:14

Boas pessoal! Eu fiz exactamente como o amigo esta a dizer e por coincidencia o mesmo trip sigma de bike, só que andei com ele 1 mes todo feliz da vida que estava tudo a funcionar na perfeição com ''meia duzia de tostões'' e ao fim de um mês e pouco deparei-me com a jante onde tinha o iman toda completamente tapada de ferrugem, vá, toca de desmontar e passar 2 horas com palha de aço e polish a tirar a ferrugem toda. As jantes são umas tipo exel mas com um pequeno rasgo nos braços e são em alumínio. Não sei o que se passou. Foi pena pq funcionava mto bem. Cumprimenttos

Registado: 02 jan 2009, 21:51

Mensagem por MiguelGomes » 21 fev 2010, 22:55

Quanto à ligação do Terra trip num Y61 não tem nada que saber, 3 fios o Positivo(+) da bateria o Negativo (-) à massa ou ao (-) da bateria e o fio de Sonda saída 5 ao fio do sensor da caixa, aqui é mais complicado, mas passo a explicar, No sensor da caixa saem dois fios, ligados a uma ficha da cablagem do GR, nessa ficha um tem massa(-) o outro não tem nada, ora aí está é nesse mesmo que se liga. No meu caso meti a sonda digital da Terra-Trip, mas porque já a tinha, mas pode ligar-se directo.

Quanto ao GPS fazer de Terra-Trip...Eu tenho o Garmin 276, segundo os entendidos é o melhor para estas andanças, mas a sua precisão depende do numero de Satélites que apanha, e num sitio muito fechado com arvores, ou num dia muito nublado apanha só os mais fortes mesmo com a antena exterior, e a sua precisão é pouca, e se passarmos num túnel deixa de contar.

Quanto à montagem do sensor de bicicleta, os sem fios não funcionam pelo menos os que testei, com fio o melhor sítio para pôr o sensor é na transmissão traseira logo à saída da caixa, para além de ficar mais protegido não tem o problema da substituição da roda nem do aquecimento da pinça dos travões.

Os melhores cumprimenTTos
MiguelGomes

Registado: 18 set 2008, 23:44

Mensagem por jmlobo123 » 09 jul 2010, 12:42

Boas

Existe uma software PDA, o Mapadevnture que faz de terratrip e é muito porreiro. Funciona com a leitura de GPS

João Lobo
João Lobo

Registado: 07 ago 2008, 16:59

Mensagem por terracotta » 10 nov 2010, 15:03

Boas!

A nova versão do OziexplorerCE (2.34a) traz Odómetro (2) e posso dizer que é excelente! :nod:

Voltar para Navegação

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes