Para quem necessitar pode descarregar a calibração das cartas militares M888 para Software - Ozi, CompeGps etc
http://venus.walagata.com/w/toyjeep/M88 ... os_Ozi.rar
GR Escreveu:Ainda sou um maçarico nestas andanças ........... nem sei do que tão a falar ......... :cry:
toyjeep Escreveu:Ora bem,
Estas calibrações são usadas essencialmente nas cartas militares que por ai rodam de Portugal á escala 1:25000 - as M888.
São usadas com programas como o Oziexplorer, CompeGps entre outros em PCs e PDA. Nos Gps convencionais não sei como se processa.
Vamos ver então como funcionam: temos o portatil ou o pda ligado a um sistema de navegação (GPS) a partir desse momento temos as nossas coordenadas UTM. Esses programas servem então para georeferenciar a nossa posição numa carta militar num PC/PDA (quando bem configurado automáticamente abrem a carta militar onde estamos posicionados).
O ficheiro que adicionei é para calibrar as respectivas cartas militares que estao normalmente em JPG/GIF/TIFF/SID no sistema de coordenadas GPS.
Deem uma vista de olhos neste site que explica muito bem o funcinamento destes sistemas http://www.elgps.com/
Cumpts
toyjeep Escreveu:Ora bem,
Estas calibrações são usadas essencialmente nas cartas militares que por ai rodam de Portugal á escala 1:25000 - as M888.
São usadas com programas como o Oziexplorer, CompeGps entre outros em PCs e PDA. Nos Gps convencionais não sei como se processa.
Vamos ver então como funcionam: temos o portatil ou o pda ligado a um sistema de navegação (GPS) a partir desse momento temos as nossas coordenadas UTM. Esses programas servem então para georeferenciar a nossa posição numa carta militar num PC/PDA (quando bem configurado automáticamente abrem a carta militar onde estamos posicionados).
O ficheiro que adicionei é para calibrar as respectivas cartas militares que estao normalmente em JPG/GIF/TIFF/SID no sistema de coordenadas GPS.
Deem uma vista de olhos neste site que explica muito bem o funcinamento destes sistemas http://www.elgps.com/
Cumpts
Olá,
Não sabia que as 1:25000 tb se denominavam M888.
Pessoalmente, uso o Fugawi e o Ozi, consoante esteja a utilizar o PC ou o PPC, respectivamente. Tb tenho o quo vadis, mas não gosto do software. A malta que utiliza estes programas à sério, porém, garante que o QV é o melhor em termos de funcionalidades.
Para PDA, o Ozi parece-me uma boa solução. Já ouvi dizer que o fugawi para PPC não é grande coisa, já que tem muitos bugs e crasha muito. Para PC, o fugawi é dos mais intuitivos e faceis de utilizar.
Creio que apenas alguns Magellan permitem ler as cartas em GIF ou JPG. NO caso dos Garmin, tal só é possÃvel nos IQUE que não são propriamente GPSs, mas sim PALMs com GPS incorporado.
Uma solução barata passa por comprar no EBAY um PDA descontinuado (v.g. 3610) com um expansion pack que permita usar um cartão de memória, e utilizá-lo juntamente com um GPS sem display (apenas para fornecer sinal). Por 30 ou 40 contos faz-se a festa. O inconveniente desta solução tem a ver com a pouca fiabilidade dos PDAs em TT. Aquilo não se dá mto bem com o pó e os saltos. Eu uso um 3610 com um Garmin V. Se o PDA pifar, tenho sempre o Garmin que é de uma fiabilidade a toda a prova.
VitorGR Escreveu:
comman Escreveu:pois pois... e deixa lá que os garmin não têm problemas... pouquinhos: actualizações de firmware quase de 6 em 6 meses, problemas nos contactos das baterias que fazem com que se desligue, autonomia muito limitada, uso exclusivo para navegação sem grande possibilidade de acrescentar novas funcionalidades.
Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante