CompeGPS tem GoogleEarth e pode acrescentar-se M888

Tudo sobre GPS's e potenciais equipamentos para navegação / Cartografia.

Registado: 30 jul 2006, 18:33

CompeGPS tem GoogleEarth e pode acrescentar-se M888

Mensagem por frajofa » 21 set 2006, 22:18

Olá a todos,

Publiquei hoje isto como resposta ao tópico "Ficheiro para localização de zonas no M888", mas pela descoberta que é, resolvi criar tópico próprio.

Descobri uma coisa que dá resultado.

Tenho os 600 e tal mapas M888 todos, através da net, e experimentei juntar na mesma directoria os ficheiros "gif" com os ficheiros "map".

E depois com o Compegps, que comprei por ser o meu preferido, como vereis, abri um ficheiro "ozi" M888 e ele abriu-o e com as coordenadas correctas (pois eu tinha uma rota aberta e coincidia tudo).

Então, porque o Compegps é mais potente (para mim) e porque o utilizo pois puxa automaticamente os mapas Google Earth para a zona onde temos um track (ver no help como fazer), resolvi converter o conjunto todos dos M888 a RMAP (é em "batch raster ...qualquer coisa"). E metê-los (os RMAP) numa nova sub-directoria, chamei-lhe M888, mas por baixo da directoria MAP do Compegps, isto porque cada vez que o abro ele vai indexar todos os mapas dessa directoria e das respectivas subdirectorias.

E agora a grande novidade:
Então não é que Portugal, memo no mapa mundo default, me aparece cheio de quadrículas que são exactamente as quadrículas de cada M888 ???!!!

E mais e melhor!!!:
Reparei que quando aproximava o rato de um dos cantos de cada um dessas quadrículas ela mudava levemente de côr e dizia um número, que era o do mapa M888 que correspondia a essa região !!! E então, enquanto a quadrícula está com a côr diferente clicar com o rato direito e uma das opções é exactamente carregar o respectivo M888)!!!

Ora não vos digo mais ... a partir de agora só mesmo Compegps, pois no Ozi estas facilidades não existem, nem a outra de puxar o GoogleEarth da zona que quero ver dentro do próprio Compegps; e neste caso a zona fica guardada em disco, isto é, não precisamos de voltar a ligar à Internet se queremos ver novamente essa zona. Isto é, se - quando ligados à Internet fizermos vários zooms do nosso percurso, fica tudo em disco.

Bem por agora fica a dica, que foi muito importante para mim e espero seja útil a todos os interessados nestas coisas.
Não me perguntem muito mais pois sou novato nisto e descubro algumas destas coisas testando, fazendo e desfazendo.

Francisco (frajofa) :eek:
Editado pela última vez por frajofa em 01 out 2006, 21:30, num total de 1 vez.

Registado: 10 ago 2005, 18:22

Mensagem por Gameiruz » 21 set 2006, 23:04

Bolas á maneira, deixa ver se consigo... :)

Registado: 16 mar 2006, 12:06

Mensagem por patrolinho » 22 set 2006, 10:51

Una sugerencia frajofa:

pulsa (carrega) con el botón derecho del ratón y selecciona buscar. Compe te mostará una lista con todos los mapas, ficheros 3D, tracks y waypoints que tienes en la computadora para ese sitio (local)

Otra sugerencia: www.compegps.com -> soporte -> foros

Registado: 10 jul 2006, 10:41

Mensagem por aalto » 22 set 2006, 11:30

Uma pergunta:

é possível passar um track feito através do compegps para um Garmin 276?

Mensagem por patrolinho » 22 set 2006, 11:37

Si, puedes pasar un track desde compe al 276

Registado: 14 set 2005, 13:35

Mensagem por comman » 22 set 2006, 12:49

é pena nao conseguir fazer isso com o compegps pocket land...
usas o portátil enquanto fazes TT? tens algum tipo de suporte especial??

Mensagem por patrolinho » 22 set 2006, 13:27

Comman si puedes conectar un GPS tipo Garmin a la PDA, inclluso enviar y recibir información entre ambos. Compe pocket ofrece esa opción.

Eso si, no todas las PDA admiten este tipo de comunicación.

En el carro utilizo unos soportes de la marca RAM increiblemente resistentes y que además protegen a los equipos de vibraciones.

Puedes verlos en www.topnav.es . Estoy en conversaciones con el staff de patrolaventura para una parceria pero desde ya os puedo ofrecer un 10% en los productos de RAM y Otter que se ven el site de topnav

Saludos

Registado: 10 jul 2006, 10:41

Mensagem por aalto » 22 set 2006, 13:34

comman

comprei um 276 k me chegou por correio...HOJE!
Comprei-o pelo k li aki no PA, e obviamente que sou um assíduo leitor dos teus posts, e estou ao corrente dos teus argumentos (re resto mto bem colocados) a favor dos PDA.
A razão pk optei pelo 276, é k há um argumento k tb tens de pesar na hora de decidir, k é o teu interface com a solução k tens...
Já percebi k usas o PDA como uma escova de dentes, mas tens k compreender k tal como o telemóvel pode servir apenas para ligar/desligar, pode servir tb p o diabo a 7...assim keira o diabo.
Em todo o caso foi lendo o k se escreveu aki a propósito do CompeGPS, a após uma visita ao site, e tendo em conta o preço apesar de tudo acessível e como tenho portátil, estava tentado a experimentar. Por isso coloquei a pergunta.
Até lá vou lendo o k tu e os outros experts escrevem; e deixo-te um desafio: pk não organizar um "curso" ou outra coisa qq que lhe queiras chamar, em k pudessemos ter contacto/formação miníma com outras soluções para além do GPS dedicado. É k ás vezes mais do k argumentos escritos, o k precisavamos era uma oportunidade para vencer as dúvidas k equipamentos porventura mais interessantes, nos colocam face a outras tipo "chave na mão".
Por mim...já tens um inscrito

Abrir mapa automaticamente; PDA ou GPS-depende do uso

Mensagem por frajofa » 22 set 2006, 16:33

Olá,

Eu uso a versão inglesa do CompeGPS, e já tinha descoberto duas coisas, desde que tenha um track, route ou waypont aberto e em ambos os casos clicando com o rato direito na zona onde queremos que ele carregue um mapa:
- a primeira é clicar em search/buscar e ele dá-nos todos os mapas que existem compreendidos dentro das coordenadas do ponto que estamos a clicar (está claro que os mapas têm de estar na directoria - default de mapas do Compegps, ou numa subdirectoria debaixo da primeira ou num caminho de mapas que se escolheu em "file/options/map/map folder" e ele permite vários "map folders").
- a outra forma é pulsar com o rato direito e escolher "search for best map here" e ele automaticamnete escolhe o mapa com maior pormenor que existe de todos os existentes e carrega-o automaticamente.

Agora relativamente a uso: utilizo o GPS Magellan Explorist XL só, quando ando no carro; faço download de tracks e waypoints de PC para Magellan, ou o contrário; não uso PC no carro, pois este verão ao iniciar-me nisto andava no mato sózinho e não podia dispersar atenção e depressa concluí que com muito sol o ecrã do GPS tem vantagens de visibilidade enormes sobre qualquer ecrã de PC/PDA (que uso e conheço há mais de 15 anos). Se é para andar na estrada, então sim, PDA serve, desde que possamos parar o carro quando o sol atinge o ecrã que queríamos ver... Como uso PDA há 15 anos, não para GPS, mas sim GSM, não queiram saber o que é estar numa estrada a tentar interpetrar o ecrã dum PDA e tomar atenção ao trânsito: nunca mais ponho a vida em risco... mas é só a minha experiência, pois não levava pendura...Se houver pendura a tomar conta do PDA / portátil, então o caso muda de figura.
Inconveniente: no GPS não podemos pôr mapas M888 por enquanto; mas podemos pôr tracks, wayponts, e outras características de terreno que achemos relevantes para o nosso percurso (marcos de referência, como wayponts, por exemplo).
Como também uso GPS para BTT e para andar a pé e corrida, ás vezes, nem vos falo da vantagem de ter tudo num e inquebrável e à prova de água (se ficarem com uma avaria no mato /serra e estiver a chover, como saem de lá a pé, se nesses sítios nem telemóvel funciona ?). Foi esta a minha opção, porque não posso gastar muito dinheiro e ter um instrumento para cada tipo de utilização.

Abraços

Francisco - frajofa
Editado pela última vez por frajofa em 22 set 2006, 16:44, num total de 1 vez.

Mensagem por comman » 22 set 2006, 16:38

aalto: "Alto" lá [wink] ... eu não sou expert, limito-me a ser um utilizador de PDA de à muitos anos :D . Ainda assim, uso PDA à menos anos que uso Garmin... vê lá que tenho um Street Pilot III da Garmin que uso como peça de mobilia no escritório :D

Agora quanto à navegação, obviamente que como sempre defendi é tudo uma questão de opiniões e cada um defende a sua dama. Pessoalmente continuo a achar os PDAs a melhor solução apenas pela questão da actualização, do software (até acho que há demaisiado software!!!), das funcionalidades... Convém que se tenha algum conhecimento prévio da matéria sob pena de achar o PDA um bicho de 7 cabeças.

De facto para quem não se quer chatear com instalar software etc, os "chave na mão" Garmin são uma excelente escolha!
Mas se quiseres uma solução completa e actual de GPS, aí meu amigo... só tens uma escolha [:p]

Não sei se aqui alguem já experimentou o novissimo TOMTOM 6... bem... nem vos digo!!! :thumbsup: :thumbsup:

Mensagem por frajofa » 22 set 2006, 16:52

Olá Comman,

Provavelmente enquanto tu escrevias eu estava a rever o texto, pois publiquei-o por engano, ao carregar no botão errado.
Se o releres verás que não só uso PDA há 15 anos, como o que defendo é que opção melhor não existe;
Há sim uma melhor opção, mas para cada tipo de uso.
Exemplo: se fizeres BTT ou corrida de aventura não podes usar PDA (poder podes, mas é se tiveres suplentes, muito dinheiro e tudo no cartão SD).

Espero ter esclarecido, pois eu sou PDAsista desde o tempo dos PSION e vou continuar a ser. Mas não para andar no mato (aí ele funciona como backup, e´será inestimável quando tiver de entrar em acção).

Abraços,

Francisco

Mensagem por patrolinho » 22 set 2006, 18:48

Francisco, abajo tienes una opción para no tener miedo de usar tu PDA en el mato:

Imagem
Comman, yo utilizo bastante la PDA en el carro pero desde mi punto de vista las posibilidades que ofrece un PC para la navegación son inmensamente superiores a las de la PDA. Existen monitores táctiles que puedes conectar a la computadora portatil con las que podrás disfrutar de todas las ventajas de las versiones PC de los programas de navegación.

Imagem

Salud

Mensagem por comman » 22 set 2006, 20:14

Independetemente das opiniões, acho que cada um deve usar o sistema de navegação que mais lhe agrade! PDA, GARMIN, PC Portátil... desde que sintam bem e façam aquilo que pretendem, pacífico!

Patrolinho, trabalhas nessa empresa? Estou interessado em 2 produtos!

Mensagem por comman » 22 set 2006, 20:16

Frajofa: tb faço enduro e uso um garmin forerunner apenas para registar logs e tempos por volta.. é bem porreiro!!! Quando vamos andar para zonas que não conhecemos, ou numa prova de resistencia em que temos que repetir o percurso, com isso sabemos sempre o que nos espera pela frente! Obviamente que um PDA nessa situação seria praticamente impensável até pq a moto anda muitas vezes com as duas rodas no ar :unibrow:

Imagem

Comprei-o nos states por cerca de 100 dolares.

Mensagem por patrolinho » 22 set 2006, 20:17

Soy distribuidor de topnav para Andalucía. Puedo vender para Portugal también y como he dicho en otro post ofrezco un 10% de descuento sobre los precios oficiales de topnav a los patrolaventureiros.

Saludos

Mensagem por patrolinho » 22 set 2006, 20:20

comman Escreveu:Frajofa: tb faço enduro e uso um garmin forerunner apenas para registar logs e tempos por volta.. é bem porreiro!!! Quando vamos andar para zonas que não conhecemos, ou numa prova de resistencia em que temos que repetir o percurso, com isso sabemos sempre o que nos espera pela frente! Obviamente que um PDA nessa situação seria praticamente impensável até pq a moto anda muitas vezes com as duas rodas no ar :unibrow:

Imagem

Comprei-o nos states por cerca de 100 dolares.

Se le pueden introducir waypoints? y navegar hacia ellos?

Mensagem por patrolinho » 22 set 2006, 20:29

comman Escreveu:Independetemente das opiniões, acho que cada um deve usar o sistema de navegação que mais lhe agrade! PDA, GARMIN, PC Portátil... desde que sintam bem e façam aquilo que pretendem, pacífico!

Patrolinho, trabalhas nessa empresa? Estou interessado em 2 produtos!

Cierto. Yo fundamentalmente uso la PDA. Antes con Ozi CE y Tom tom y ahora con Compe pocket e I Go. El PC portátil es para la navegante. Lo cierto es que sólo una o dos veces he hecho moving map con el. En el patrol instalamos un monitor plano de 15" y... es un gustazo!

Obrigado

Mensagem por frajofa » 22 set 2006, 21:08

Como vos disse se tivesse dinheiro tinha um GPS para estrada, outro para TT, outro para aventura pedestre ou BTT, resistentes à chuva e á imersão em água, á queda (a correr ou em biciclete isso acontece, a não ser que se ande a passear na calçada), etc.

Mas comprei recentemente o Patrol, não consegui vender o meu carro antigo (salvo a preço de saldo, o que não farei) e por isso despesas são muitas. E a minha prioridade há-deser para aprimorar o Patrol, quando puder e não para "gadgets". Se pudesse fazia, mas como não posso tenho de ser muito realista.

Por isso escolhi uma solução que desse para isso tudo, com um PC em casa para desenhar percursos nos M888 e GoogleEarth, para rectificar tracks, para descobrir caminhos, etc.

Como vocês confirmaram (isto para um colega que escreveu aqui recentemente) não existe a melhor solução; existe, e só às vezes, uma melhor solução para cada utilização.
E eu escolhi aquela solução que fosse compativel com todas as utilizações; é como escolher um pneu: qual o melhor pneu? Depende da utilização; se não temos dinheiro para ter vários pneus e jantes, fazemos compromissos com várias utilizações. Mas não pensem que arranjam uma solução que é boa para tudo...
Não há nada na vida que seja assim e quem isso procura, vai procurar até morrer. Mas todos sabem isso, por isso apliquem-no ambém ao TT, ao GPS, etc.

Abraços,

Francisco
Editado pela última vez por frajofa em 22 set 2006, 21:32, num total de 1 vez.

ao Patrolinho

Mensagem por frajofa » 22 set 2006, 21:26

Caro Patrolinho,

Sabes que sempre usei PDA e ás vezes portátil. E se queremos fixadores para carro, cá em Portugal, geralmente só da marca ... a preços upa upa!
Já fui à Topnav.es e vi coisas muito interessantes.

Que tal inscreveres-te em "Parcerias - Partnership´s" ?; é aí que precisamos dessa tua parte (pois o que disseste esta num meio dum topico e passará despercebido a quase todos).

https://patrolaventura.pt/forum/viewforum.php?f=37

De certeza que tinhas quem comprasse; às vezes tenho de levar o PC e não tenho nada de jeito para o fixar ao carro; o Explorist Xl da Magellan que comprei ainda não tem fixadores para carro, nem para bicicleta em Portugal; tive de inventar / adaptar, mas não gosto; e não sabem quando vão ter (isto ainda é parvónia para os americanos) pelo que precisamos de alternativas, mas baratas...

Francisco

Mensagem por patrolinho » 24 set 2006, 10:18

Francisco, muy buena tu comparación entre la elección de un sistema de navegación y la de unos neumáticos. Son dos ejemplos paradigmáticos de calientes discusiones en las que cada uno exponemos nuestras preferencias. Como digo en otro post considero interesantes estas discusiones para ayudar en su elección a quien anda buscando ruedas o sistemas de navegación.

Sobre la parceiria con patrolaventura voy a "dar caña" a mis conversaciones con Paulo para hacerla efectiva. Sin duda creo que será beneficiosa para todos.

Voltar para Navegação

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante