A montagem de um PC no carro pode passar de uma coisa simples a uma verdadeira dor de cabeça, para quem nunca montou nenhum pode ser pior ainda. O ideal será fazer um esquema do pretendido e só depois começar a montagem, tudo terá de ser muito bem pensado.
Depois de tudo montado, poderá tirar proveito de um verdadeiro computador de bordo, numa montagem mais simples, fica com GPS para estrada e fora de estrada, pode armazenar nele uma grande quantidade de musica de MP3 que pode ouvir através do auto-radio do carro, assistir a filmes DVD, TV, CD, pode ligar uma câmara de filmar na traseira do carro, pode jogar… bom, pode fazer tudo quanto faz num computador em casa e mais algumas coisas.
Os mais entendidos podem ligar o PC à centralina do carro com uma ficha OBDII podendo assim fazer uma leitura de erros, fazer testes a quase tudo e ainda, com programas específicos, alterar as performances do carro (não aconselhável).
Garanto que depois de ter passado por algumas dores de cabeça, será o fim uma grande vitória.
É simplesmente genial o que podemos fazer com um computador montado no carro, já para não falar no proveito que podemos tirar dele, imagina a quantidade de musica / informação que podemos ter???
Para aqueles que podem, será preferível a montagem de um PC à utilização de um portátil. Primeiro pela utilização que se pode dar, já para não falar que pode ir para qualquer lado sem se perder e fazer passeios de navegação sem necessitar de copiloto, embora seja melhor tê-lo.
Aconselho a utilização de TFT Touchscreen, o que inviabiliza a utilização de rato e teclado, Matherboard Mini-ITX ou EPIA dado serem de baixo consumo, produzirem pouco calor e serem pequenas o que dá para encaixar em qualquer canto do carro.
Bom, cada projecto é um projecto, vai da imaginação de cada um.




Lista de material utilizado:
- Monitor TFT Touchscreen
- Motherboard EPIA Mini ITX, (utilizei esta que é bastante pequena, gera pouco calor, e é de consumo reduzido, já vem munida de processador)
- 512 MB RAM
- Fonte DC/DC 12V – 200w
- Disco rígido SLIM
- Adaptador de disco 2,5” para 3,5”
- Leitor de DVD SLIM
- Modulador FM (Pode não ser necessário, depende do Auto-Radio)
- Receptor GPS
- Bateria 12V/7A ou superior
- 3 Fusíveis de 15 Amp
- 1 Diodo (Não tenho a ref., de cabeça)
- Teclado e Rato Bluetooth (Opcional, nunca foi necessário)
- 1 botão de pressão
- 1 interruptor de corte
- 1 Relé
- Alguns metros de cabo
Não é obrigatório a utilização do material descrito, todavia e dada a experiência adquirida é o que mais me satisfaz.
É possível com tudo isto assegurar que não afecta o carro em consumo de energia.
Esta máquina consegue estar a trabalhar por aproximadamente 4 horas (dependendo do estado da bateria UPS) sem que faça qualquer consumo da bateria do carro quando este se encontra desligado.
Depois aliamos um programa que permite com um simples toque ligar a musica, GPS ou qualquer outro programa que pretendemos.
A única coisa que ficou a faltar foi mesmo a placa de TV, estava à espera da rede digital terrestre que pelos vistos não vai sair tão depressa.