Que GPS Escolher

Tudo sobre GPS's e potenciais equipamentos para navegação / Cartografia.

Registado: 23 ago 2008, 20:57

Que GPS Escolher

Mensagem por vitorio » 27 ago 2009, 10:18

Bom Dia a Todos,
Tenho andado de volta da compra de um novo GPS para o meu jipe e se por um lado sei que o garmin 276c me parece um bom gps por outro lado tambêm sei que a garmin tem formatos pouco amigaves para se arranjar por aí a preços convidativos. Pensei tambem num tomtom 930 já com aquelas opções todas... mas não sei se esta maquina se irá aguentar e não sei também se me premite fazer um track no google heart e importa-lo para aquela maquina.
Assim sendo venho-me socorrer da vossa vasta experiência para me darem uma ajuda na escolha do melhor gps para um jipe.

Um Abraço
Vitório

Registado: 14 abr 2008, 13:23

Re: Que GPS Escolher

Mensagem por Raul Costa » 01 set 2009, 11:16

Vitorio, a melhor compra que podes fazer é o 276 ou 278 da Garmin, sem duvida os melhores GPS's para o pessoal TT por as mais variadíssimas razões.

Atenção aos Tom Tom e coisas assim, depois não consegues introduzir coordenadas.

Registado: 28 mai 2007, 18:27

Mensagem por Coyotte » 01 set 2009, 22:26

Boas!

Arranja um GPS que tenha como base o WindowsCE, e depois Kittas o respectivo. Podes por exemplo meter-lhe lá o CompeGPS e desta forma utilizares tudo o que está disponível no GH, bem como navegar com imagens satélite (devidamente calibradas) sem deixares de usufruir do software e mapas originais do aparelho.

Pesquisa, analisa bem a coisa e depois é que te deves decidir. Eu tinha um antiguinho a bombar mas depois puffff... avariou.

Comprei agora um mas apesar de já o ter a funcionar como PDA não lhe consigo lá enfiar o CompeGPS; ou melhor, enfiar até enfio e ele funciona lindamente mas sempre que desligo o aparelho (power off) o software vai à vida.

Como ainda não ultrapassei este problema, não te posso aconselhar o meu.

Se tiveres T€mpo disponível, procura um que dê para o TT deixando para segundo plano os mapas das vias rodoviárias que não te arrependes. Há aqui malTTa que neste caso te pode aconselhar bem melhor do que eu.

CumprimenTTos,

Ricardo

Mensagem por Raul Costa » 02 set 2009, 08:11

ricouto Escreveu:Boas!

Arranja um GPS que tenha como base o WindowsCE, e depois Kittas o respectivo. Podes por exemplo meter-lhe lá o CompeGPS e desta forma utilizares tudo o que está disponível no GH, bem como navegar com imagens satélite (devidamente calibradas) sem deixares de usufruir do software e mapas originais do aparelho.

Pesquisa, analisa bem a coisa e depois é que te deves decidir. Eu tinha um antiguinho a bombar mas depois puffff... avariou.

Comprei agora um mas apesar de já o ter a funcionar como PDA não lhe consigo lá enfiar o CompeGPS; ou melhor, enfiar até enfio e ele funciona lindamente mas sempre que desligo o aparelho (power off) o software vai à vida.

Como ainda não ultrapassei este problema, não te posso aconselhar o meu.

Se tiveres T€mpo disponível, procura um que dê para o TT deixando para segundo plano os mapas das vias rodoviárias que não te arrependes. Há aqui malTTa que neste caso te pode aconselhar bem melhor do que eu.

CumprimenTTos,

Ricardo

Já utilizei vários sistemas incluindo PDA e acredita que de todos foi o que menos me agradou, primeiro porque esses problemas estão sempre a acontecer, depois, é lento e muito limitado.

Tudo depende da utilização que queres dar ao aparelho, também posso dar a ideia de comprares um portatil daqueles pequenos que custam 300€ e ficas com melhor qualidade que qualquer PDA, é tudo uma questão de necessidades.

Eu tenho o 278C e não troco por nada, pondero vir a montar um Asus no carro, mas para já não.

Registado: 23 ago 2008, 20:57

Mensagem por vitorio » 02 set 2009, 17:38

Um portatil é sempre uma ideia já que o tota está a oferecer um na abertura de uma conta ordenados... a pergunta que faço e o disco aguenta todo aquele terreno em mau estado? Será necessário tambem comprar uma antena certo?
Qual a diferença entre o 276c e 278?

Um Grande Abraço
Vitório

Mensagem por Raul Costa » 03 set 2009, 09:42

vitorio Escreveu:Um portatil é sempre uma ideia já que o tota está a oferecer um na abertura de uma conta ordenados... a pergunta que faço e o disco aguenta todo aquele terreno em mau estado? Será necessário tambem comprar uma antena certo?

Um Grande Abraço
Vitório

Dou-te a garantia que o disco aguenta sem qualquer problema, já montei vários, um dos quais ficou assim:

Imagem
Imagem
Imagem

Até à data funciona sem problemas, outro foi montado num toy e já anda lá à 4 anos, ambos montados com discos slim, por isso não é preocupante.

Quanto às diferenças entre o 276 e o 278 é que o 278 trás uma memória interna de 2GB, ou seja, não necessita de cartão para trabalhar porque a cartografia está toda na memória interna, dá para colocar mais pontos e mais rotas, para adicionar novos mapas terá de ser num cartão porque a memória é inviolável.

Outra das diferenças, é a definição de imagem e reflexos em que o 278 é superior.

Agora, se justifica a diferença entre o 276 e o 278 acho que não, com os dois não vais sentir diferença.

Registado: 16 out 2006, 09:00

Mensagem por pedromaiawr » 04 jan 2010, 16:11

Estou na mesma situação...

Não entendendo nada de GPS´s..
Gostava de ter um que podesse lêr os FX que exitem na net de passeio já realizados.. E poder fazer upload para o GPS e ir fazê-los... E um que gravasse os percursos realizados por mim de forma a tb eu poder partilhar!!!

O que devo comprar???
Que problemas posso ter eu com tipos de ficheiros???

Não queria uma dôr de cabeça... Queria um que facilmente conseguisse o objectivo acima descrito!!

Agradeço desde ja alguma ajuda!!

Registado: 09 dez 2007, 16:08

Mensagem por SimSim » 16 fev 2010, 22:42

Raul Costa Escreveu:
vitorio Escreveu:Um portatil é sempre uma ideia já que o tota está a oferecer um na abertura de uma conta ordenados... a pergunta que faço e o disco aguenta todo aquele terreno em mau estado? Será necessário tambem comprar uma antena certo?

Um Grande Abraço
Vitório

Dou-te a garantia que o disco aguenta sem qualquer problema, já montei vários, um dos quais ficou assim:

Imagem
Imagem
Imagem

Até à data funciona sem problemas, outro foi montado num toy e já anda lá à 4 anos, ambos montados com discos slim, por isso não é preocupante.

Quanto às diferenças entre o 276 e o 278 é que o 278 trás uma memória interna de 2GB, ou seja, não necessita de cartão para trabalhar porque a cartografia está toda na memória interna, dá para colocar mais pontos e mais rotas, para adicionar novos mapas terá de ser num cartão porque a memória é inviolável.

Outra das diferenças, é a definição de imagem e reflexos em que o 278 é superior.

Agora, se justifica a diferença entre o 276 e o 278 acho que não, com os dois não vais sentir diferença.

Desculpem a ignorância, em que valores pode ficar os aparelhos e instalação dos mesmos?
Existem fornecedores em Portugal?
Por exemplo com um computador portátil é necessário depois instalar um programa?
Era interessante que alguém que tem este tipo de aparelhos já montados, mostrasse como o fez.
Obrigado.

Mensagem por Raul Costa » 23 mar 2010, 22:49

As minhas desculpas por só agora responder, mas andava à procura de uma informação e achei o meu próprio tópico.

Respondendo à questão, este computador dever ter ficado na ordem dos 1.300,00€.
Já existem lojas cá em Portugal, mas os preços não são tão apelativos e a variedade de material também não, compensa mandar vir o grosso de fora como por exemplo, caixa, board, fonte DC-DC e monitor, depois comprar alguns acessórios cá.

Como fiz:

Vou transcrever mensagens de outro sítio para aqui:

A minha primeira montagem em 2005: (Mensagem de 2005)

A montagem de um PC no carro pode passar de uma coisa simples a uma verdadeira dor de cabeça, para quem nunca montou nenhum pode ser pior ainda. O ideal será fazer um esquema do pretendido e só depois começar a montagem, tudo terá de ser muito bem pensado.
Depois de tudo montado, poderá tirar proveito de um verdadeiro computador de bordo, numa montagem mais simples, fica com GPS para estrada e fora de estrada, pode armazenar nele uma grande quantidade de musica de MP3 que pode ouvir através do auto-radio do carro, assistir a filmes DVD, TV, CD, pode ligar uma câmara de filmar na traseira do carro, pode jogar… bom, pode fazer tudo quanto faz num computador em casa e mais algumas coisas.
Os mais entendidos podem ligar o PC à centralina do carro com uma ficha OBDII podendo assim fazer uma leitura de erros, fazer testes a quase tudo e ainda, com programas específicos, alterar as performances do carro (não aconselhável).

Garanto que depois de ter passado por algumas dores de cabeça, será o fim uma grande vitória.

É simplesmente genial o que podemos fazer com um computador montado no carro, já para não falar no proveito que podemos tirar dele, imagina a quantidade de musica / informação que podemos ter???

Para aqueles que podem, será preferível a montagem de um PC à utilização de um portátil. Primeiro pela utilização que se pode dar, já para não falar que pode ir para qualquer lado sem se perder e fazer passeios de navegação sem necessitar de copiloto, embora seja melhor tê-lo.

Aconselho a utilização de TFT Touchscreen, o que inviabiliza a utilização de rato e teclado, Matherboard Mini-ITX ou EPIA dado serem de baixo consumo, produzirem pouco calor e serem pequenas o que dá para encaixar em qualquer canto do carro.

Bom, cada projecto é um projecto, vai da imaginação de cada um.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Lista de material utilizado:

- Monitor TFT Touchscreen
- Motherboard EPIA Mini ITX, (utilizei esta que é bastante pequena, gera pouco calor, e é de consumo reduzido, já vem munida de processador)
- 512 MB RAM
- Fonte DC/DC 12V – 200w
- Disco rígido SLIM
- Adaptador de disco 2,5” para 3,5”
- Leitor de DVD SLIM
- Modulador FM (Pode não ser necessário, depende do Auto-Radio)
- Receptor GPS
- Bateria 12V/7A ou superior
- 3 Fusíveis de 15 Amp
- 1 Diodo (Não tenho a ref., de cabeça)
- Teclado e Rato Bluetooth (Opcional, nunca foi necessário)
- 1 botão de pressão
- 1 interruptor de corte
- 1 Relé
- Alguns metros de cabo

Não é obrigatório a utilização do material descrito, todavia e dada a experiência adquirida é o que mais me satisfaz.

É possível com tudo isto assegurar que não afecta o carro em consumo de energia.
Esta máquina consegue estar a trabalhar por aproximadamente 4 horas (dependendo do estado da bateria UPS) sem que faça qualquer consumo da bateria do carro quando este se encontra desligado.

Depois aliamos um programa que permite com um simples toque ligar a musica, GPS ou qualquer outro programa que pretendemos.

A única coisa que ficou a faltar foi mesmo a placa de TV, estava à espera da rede digital terrestre que pelos vistos não vai sair tão depressa.

Em 2007 acabei por montar outra maquina para um bom amigo meu, fiz a evolução da primeira e utilizei materiais mais evoluídos.

O suporte do monitor:

Imagem

A fixação do pc na mala do RR:

Imagem

As ligações q deixaram alguns cabelos brancos ao autor da instalação: (raul Costa) :shock:

Imagem

O leitor de DVD colocado no porta luvas:

Imagem

Acabamento final com uma porta de visita de acesso ao pc:

Imagem

O produto final a funcionar:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Agora tudo isto pode funcionar com um computador de casa, basta para isso termos um transformador de 12 para 220v... neste dois projectos e uma vez que os computadores trabalham a 12V, preferi o fabrico de uma fonte DC-DC (entra 12 e sai 12v) não havendo a necessidade de ter os 220V.

É tudo uma questão de imaginação.

Registado: 28 mai 2007, 18:27

Mensagem por Coyotte » 23 mar 2010, 23:10

Amigo, mas que excelente tópico! :okkk:

Devia ser mudado (ou copiado) para o DIY.

CumprimenTTos,

Ricardo

Registado: 07 nov 2006, 18:45

Mensagem por RG » 07 abr 2010, 14:30

Viva,

Pode dizer qual o modelo do TFT? é Touch, não é? Onde se compra e qual o valor?

Obrigado
As minhas máquinas

Actual- Patrol GR 3.0DI - Longo

Ex-Patrol 3.3turbo
Ex-Patrol 3.3

Mensagem por Raul Costa » 07 abr 2010, 15:17

:lotlol: :lotlol: ... está mesmo a dizer no monitor, cartft, foi lá que foi comprado, é Touch 8" salvo erro, se der para montar um de 10" melhor.

Registado: 13 out 2010, 09:04

Mensagem por Pfsds » 22 mar 2011, 14:45

para que é utilizada a Bateria "12V/7A"?

o receptor de gps, qual foi utilizado? perde muito o sinal?

Cumprimentos

Mensagem por Raul Costa » 22 mar 2011, 15:05

Neste caso a bateria servia para um funcionamento tipo UPS.

Quando se tira a chave da ignição, é fechado o circuito da bateria do carro para o computador, passando este a ser alimentado com a bateria pequena.

Evito assim os picos de corrente principalmente quando se mete o carro a trabalhar e quando se desliga o carro, permite continuar com o computador em funcionamento sem correr o risco de descarregar a bateria do carro.

O GPS é USB com funcionamento porreiro.

Voltar para Navegação

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes