ajuda compeGps

Tudo sobre GPS's e potenciais equipamentos para navegação / Cartografia.

Registado: 06 jul 2006, 09:08

ajuda compeGps

Mensagem por brunoftt » 24 out 2006, 14:01

alguem me pode dizer com configurar o compeGps de maneira a k ele carregue uma carta militar automaticamente.
passo a explicar melhor.
imaginemos k vamos com o gps ligado e k o percurso abrange duas cartas, chegando ao fim de uma nao carrega o outra, ficando o indicador de posição a andar no branco.

espero ter-me feito entender
obrigado desde já pela ajuda
UM ABRAÇO

Registado: 16 mar 2006, 12:06

Mensagem por patrolinho » 24 out 2006, 18:36

Compegps y compe pocket hacen eso automáticamente.

Comprueba en primer lugar en las opciones de configuración que puedes tener más de un mapa abierto.

Si aún así no funciona revisa la calibración de los mapas, puede estar errada.

Salud

Mensagem por brunoftt » 26 out 2006, 10:40

olá,
já modei as opções para poder abrir mais de um mapa,
mas continua a nao abrir outro mapa quando passo de um para o outro.
importas-te de me explicar como verifico a calibração, pois,
parece-me calibrados, porque o indicador de posição anda sempre no sitio certo.

obrigado.
UM ABRAÇO

Mensagem por patrolinho » 26 out 2006, 15:40

Hola Bruno,

debes verificar también que en el menú (mi instalación stá en espanhol): Archivo (file) -> opciones -> mapa movil, tienes activado el checkbox buscar siempre mejor mapa.

Para comprobar la calibración abres el mapa y en el menú mapas activas la lista de mapas cargados. Situas el ratón sobre el nombre del mapa en la lista y clickas con el botón derecho del ratón, te abrirá un menu contextual en el que seleccionas: edición -> revisar calibración del mapa.
Te aparecerá en la parte inferior una ventana en la que puedes comprobar que las coordenadas de los distintos puntos usados para calibrar el mapa son correctas.

Si el mapa que no consigues abrir esta, por ejemplo, a la derecha del que si consigues abrir, los puntos de calibración superior e inferior derecha, deben ser identicos a los puntos superior e inferior izquierda del mapa que no consigues abrir.

Suerte

Registado: 30 jul 2006, 18:33

Mensagem por frajofa » 26 out 2006, 21:04

Os mapas militares são constituídos pelos ficheiros ".gif" (imagem) e o correspondente ".map" (aqui está a informação/coordenadas). Sem este último não dá para fazeres o que queres, tendo tu de os calibrar á mão (nunca fiz).
Eu coloquei estes dois tipos de ficheiros juntos na mesma directoria.
E coloquei essa directoria como subdirectoria de "maps" na directoria de Compegps (em Programas ou Program Files). Assim o Compegps indexa-os cada vez que abre.
Ou carrego o mapa que quero, ou carrego um track e com o rato direito acciono a opção (em inglês) "search for best map here" (em espanhol deve ser qualquer coisa como buscar mejor mapa).
Hás-de reparar após executares qualquer destas duas opções, que o espaço de Portugal aparece cheio de quadrículas, correspondendo cada uma a um mapa. Aí podes carregar com o rato direito em qualquer quadrícula e accionar a opção que te disse.
Se foste buscar os mapas Katerbound (ou um nome parecido) eles não funcionam em Compegps.
Mas o Patrolinho se calhar pode-te ajudar mais se não conseguires atinar com o que eu disse.
Há outras formas de gravar mapas com informação gráfica e coordenadas integradas, de definir directorias alternativas de mapas, etc., mas aconselho-te a começares como eu te disse e depois, com a prática e leitura obrigatória e cuidadosa do help, aprenderes essas e outras coisas ... para nos ensinares, da próxima vez.

Francisco

Mensagem por patrolinho » 26 out 2006, 22:03

Cierto Francisco. Lo primero y más importante es revisar en el menú de opciones la configuración de las carpetas (pasta o folder) de los mapas.

:thumbsup:

Mensagem por brunoftt » 27 out 2006, 01:41

olá,

amigos, antes de mais quero agradecer a vossa ajuda.
mas melhor k palavras são imagens, por isso passo a explicar a minha configuração:

Imagem

juntei os ficheiros map e as imagens jpg na mesma pasta a qual chamei de portugal e colei-a na caminho k vêm na imagem.
carreguei em ''add'' e adicionei-a,
depois apaguei a k vinha de origem (opção minha)

Imagem
neste menu selecionei o k vêm.

Imagem
alterei o valor de 1 para 9.

conclusão:
quando ligo o gps ele carrega o mapa onde me encontro, mas quando percorro um caminho e este abrange dois mapas, o software nao carrega o segundo automaticamente, ficando o cursor a andar no branco.

agora pergunto, tá algo mal configurado?, falta configurar alguma coisa?
pois o problema mantêm-se :crybaby:

Mensagem por patrolinho » 27 out 2006, 07:04

Parece que esta bién configurado...

No se...

Puedes enviar esos dos mapas? Las imágenes y los archivos .map o .imp.

peragr@gmail.com

Mensagem por brunoftt » 27 out 2006, 19:27

olá patrolinho,
muito obrigado pela ajuda, mas já trabalha bem. nao sei o k fiz, mas já tá ok.
obrigado.
UM ABRAÇO

Mensagem por patrolinho » 27 out 2006, 19:39

brunoftt Escreveu:olá patrolinho,
muito obrigado pela ajuda, mas já trabalha bem. nao sei o k fiz, mas já tá ok.
obrigado.

[wink]

Mensagem por brunoftt » 31 out 2006, 11:35

olá tenho outra duvida:
quando ligo o gps a janela inicia sempre assim,
Imagem

e eu queria que a janela inicia-se sempre assim,
Imagem
mesmo fechando o programa com a barra em baixo ele volta a abrir o gpa com a barra em cima.

outro problema, quando desligo o gps e ligo outra x a barra deixa de aparecer.
alguem me pode ajudar?
obrigado

Mensagem por patrolinho » 31 out 2006, 19:46

Clicka con el botón derecho del ratón sobre la barra. En el menu que aparece selecciona: seleccionar campos (Mi instalación esta en espanhol) altera cualquier cosa y experimenta a ver si se soluciona.

Esa barra solo debe aparecer cuando tienes el GPS conectado. En el menu: moving map, selecciona la opción de activar moving map

Salud

Mensagem por patrolinho » 28 nov 2006, 17:49

Ahí va un enlace (link) a un excelente artículo sobre compe pocket. Sólo tiene el inconveniente de estar en espanhol... Cuenta con numerosos gráficos y puede ser de gran ayuda a los que lo utilizais para descubrir nuevas funcionalidades en el.

http://www.todopocketpc.com/analisis_ve ... 6&offset=9

[wink]

Registado: 16 ago 2005, 08:01

Mensagem por pqua » 08 dez 2006, 22:54

boas ja alguem testou a nova versao do compe gps pocket com suporte para mapas vectoriais teleatlas??

Mensagem por patrolinho » 09 dez 2006, 09:44

pqua Escreveu:boas ja alguem testou a nova versao do compe gps pocket com suporte para mapas vectoriais teleatlas??

Yo experimente en la version PC y el resultado es espectacular. Parece ser que vamos a tener un navegador para estrada y para fuera de estrada. :D

Los desarrolladores de compe dicen que la proxima semana sacan un nueva version pocket que soluciona algun problema con la representacion de los POIs

Voltar para Navegação

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante