Calibração das cartas militares M888

Tudo sobre GPS's e potenciais equipamentos para navegação / Cartografia.

Registado: 16 ago 2005, 15:04

Calibração das cartas militares M888

Mensagem por toyjeep » 17 ago 2005, 14:17

Para quem necessitar pode descarregar a calibração das cartas militares M888 para Software - Ozi, CompeGps etc

http://venus.walagata.com/w/toyjeep/M88 ... os_Ozi.rar
[Imagem
Carlos Vieira - 914662002 - VNGaia
EMail: carloscbvieira@gmail.com
Arquitecto - Gestor Soluções AEC - http://www.micrograf.pt

Registado: 10 ago 2005, 20:07

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 18 ago 2005, 01:00

de grande utilidade. funciona na perfeicao. obrigado

Registado: 14 ago 2005, 20:28

Mensagem por GR » 18 ago 2005, 07:43

Ainda sou um maçarico nestas andanças ........... nem sei do que tão a falar ......... :cry:

Registado: 11 ago 2005, 15:28

Mensagem por NCR » 18 ago 2005, 13:21

GR Escreveu:Ainda sou um maçarico nestas andanças ........... nem sei do que tão a falar ......... :cry:

E eu que pensava que tava minimamente dentro do assunto... :shock:

Que cartas militares são essas? As 1:25.000???

Abraço,

NCR
Abraço,

NCR

Toyota HDJ 80
Nissan Patrol 2.7 TD Van
Honda Africa Twin
Honda XR 650 R
http://ncr2006.blogspot.com/

Registado: 10 ago 2005, 18:22

Mensagem por Gameiruz » 19 ago 2005, 00:13

Boas, tambem sou um pouco leigo nessa matéria...Mais do tipo:

Tenho GPS mas não sei por onde começar...

Há hipótese de dares umas dicas de como começar, e dar um empurrão a mim e a quem queira aprender ?

Mensagem por toyjeep » 19 ago 2005, 13:46

Ora bem,

Estas calibrações são usadas essencialmente nas cartas militares que por ai rodam de Portugal á escala 1:25000 - as M888.

São usadas com programas como o Oziexplorer, CompeGps entre outros em PCs e PDA. Nos Gps convencionais não sei como se processa.

Vamos ver então como funcionam: temos o portatil ou o pda ligado a um sistema de navegação (GPS) a partir desse momento temos as nossas coordenadas UTM. Esses programas servem então para georeferenciar a nossa posição numa carta militar num PC/PDA (quando bem configurado automáticamente abrem a carta militar onde estamos posicionados).

O ficheiro que adicionei é para calibrar as respectivas cartas militares que estao normalmente em JPG/GIF/TIFF/SID no sistema de coordenadas GPS.

Deem uma vista de olhos neste site que explica muito bem o funcinamento destes sistemas http://www.elgps.com/

Cumpts
[Imagem

Mensagem por NCR » 19 ago 2005, 14:28

toyjeep Escreveu:Ora bem,

Estas calibrações são usadas essencialmente nas cartas militares que por ai rodam de Portugal á escala 1:25000 - as M888.

São usadas com programas como o Oziexplorer, CompeGps entre outros em PCs e PDA. Nos Gps convencionais não sei como se processa.

Vamos ver então como funcionam: temos o portatil ou o pda ligado a um sistema de navegação (GPS) a partir desse momento temos as nossas coordenadas UTM. Esses programas servem então para georeferenciar a nossa posição numa carta militar num PC/PDA (quando bem configurado automáticamente abrem a carta militar onde estamos posicionados).

O ficheiro que adicionei é para calibrar as respectivas cartas militares que estao normalmente em JPG/GIF/TIFF/SID no sistema de coordenadas GPS.

Deem uma vista de olhos neste site que explica muito bem o funcinamento destes sistemas http://www.elgps.com/

Cumpts

Olá,

Não sabia que as 1:25000 tb se denominavam M888.

Pessoalmente, uso o Fugawi e o Ozi, consoante esteja a utilizar o PC ou o PPC, respectivamente. Tb tenho o quo vadis, mas não gosto do software. A malta que utiliza estes programas à sério, porém, garante que o QV é o melhor em termos de funcionalidades.

Para PDA, o Ozi parece-me uma boa solução. Já ouvi dizer que o fugawi para PPC não é grande coisa, já que tem muitos bugs e crasha muito. Para PC, o fugawi é dos mais intuitivos e faceis de utilizar.

Creio que apenas alguns Magellan permitem ler as cartas em GIF ou JPG. NO caso dos Garmin, tal só é possível nos IQUE que não são propriamente GPSs, mas sim PALMs com GPS incorporado.

Uma solução barata passa por comprar no EBAY um PDA descontinuado (v.g. 3610) com um expansion pack que permita usar um cartão de memória, e utilizá-lo juntamente com um GPS sem display (apenas para fornecer sinal). Por 30 ou 40 contos faz-se a festa. O inconveniente desta solução tem a ver com a pouca fiabilidade dos PDAs em TT. Aquilo não se dá mto bem com o pó e os saltos. Eu uso um 3610 com um Garmin V. Se o PDA pifar, tenho sempre o Garmin que é de uma fiabilidade a toda a prova.
Abraço,

NCR

Toyota HDJ 80
Nissan Patrol 2.7 TD Van
Honda Africa Twin
Honda XR 650 R

Mensagem por toyjeep » 29 mai 2006, 19:08

Ora Viva,

Por algum motivo o link foi á vida.

Aqui segue um novo:

http://www.veraoverde.org/Igeoemaps_EU1950PTES.exe

Existe um blog muito bem concebido que vos explica melhor o funcionamento do OZIEXPLORER

www.veraoverde.org
[Imagem

Registado: 26 ago 2005, 15:51

Mensagem por VitorGR » 29 mai 2006, 23:42

toyjeep Escreveu:Ora bem,

Cumpts

Olá,

Não sabia que as 1:25000 tb se denominavam M888.

Pessoalmente, uso o Fugawi e o Ozi, consoante esteja a utilizar o PC ou o PPC, respectivamente. Tb tenho o quo vadis, mas não gosto do software. A malta que utiliza estes programas à sério, porém, garante que o QV é o melhor em termos de funcionalidades.

Para PDA, o Ozi parece-me uma boa solução. Já ouvi dizer que o fugawi para PPC não é grande coisa, já que tem muitos bugs e crasha muito. Para PC, o fugawi é dos mais intuitivos e faceis de utilizar.

Creio que apenas alguns Magellan permitem ler as cartas em GIF ou JPG. NO caso dos Garmin, tal só é possível nos IQUE que não são propriamente GPSs, mas sim PALMs com GPS incorporado.

Uma solução barata passa por comprar no EBAY um PDA descontinuado (v.g. 3610) com um expansion pack que permita usar um cartão de memória, e utilizá-lo juntamente com um GPS sem display (apenas para fornecer sinal). Por 30 ou 40 contos faz-se a festa. O inconveniente desta solução tem a ver com a pouca fiabilidade dos PDAs em TT. Aquilo não se dá mto bem com o pó e os saltos. Eu uso um 3610 com um Garmin V. Se o PDA pifar, tenho sempre o Garmin que é de uma fiabilidade a toda a prova.

Viva,
uso um PDA há mais de 2 anos em TT em 2 GRs e nunca tive problemas com fiabilidade, inclusive nos solavancos de pistas duras (ex.: Marrocos...)

Chamo a atenção que o PDA não tem partes moveis que são as mais sujeitas a sofrer danos. O ponto que acho mais sensivel, é a ficha de alimentação e qdo muito o recetor gps se for por ranhura CF ou SD, mas mesmo aí não acho que seja mt facil estragar.
Não nego que um garmin tenha um aspecto mais robusto, mas da experiencia que tenho, quando um PDA se desfizer por utilização dentro de um jipe, provavelmente esse jipe terá caido por alguma ravina ... [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile]

Registado: 26 ago 2005, 15:51

Mensagem por VitorGR » 30 mai 2006, 19:45

Cartas militares portuguesas e respectiva série:

Imagem

Registado: 04 jul 2006, 13:09

onde arranjo os mapas?

Mensagem por tiagofami » 13 jul 2006, 16:10

preciso dos mapas urgente!!!! :confused: se alguem Puder que me diga ou k me venda um prog. e mapa!! :thumbsup: k PDA devo comprar? e antena? PLEASE HELP ME!!! :unibrow: [wink]

Mensagem por NCR » 14 jul 2006, 09:24

VitorGR Escreveu:

Viva,
uso um PDA há mais de 2 anos em TT em 2 GRs e nunca tive problemas com fiabilidade, inclusive nos solavancos de pistas duras (ex.: Marrocos...)

Chamo a atenção que o PDA não tem partes moveis que são as mais sujeitas a sofrer danos. O ponto que acho mais sensivel, é a ficha de alimentação e qdo muito o recetor gps se for por ranhura CF ou SD, mas mesmo aí não acho que seja mt facil estragar.
Não nego que um garmin tenha um aspecto mais robusto, mas da experiencia que tenho, quando um PDA se desfizer por utilização dentro de um jipe, provavelmente esse jipe terá caido por alguma ravina ... [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile][/quote]

Olá,

Não se trata apenas do aspecto robusto. Os GPS da Garmin, pelo menos os mais utilizados pela rapaziada, são concebidos para uma utilização no exterior. Daí serem à prova de água, pó, etc. Pessoalmente, uso GPS e PDA e apenas tenho tido problemas com os PDAs. Claro que o facto de os comprar no e-bay usados poderá ter alguma coisa a ver com o assunto
:D
Editado pela última vez por NCR em 14 jul 2006, 13:19, num total de 1 vez.
Abraço,

NCR

Toyota HDJ 80
Nissan Patrol 2.7 TD Van
Honda Africa Twin
Honda XR 650 R

Registado: 14 set 2005, 13:35

Mensagem por comman » 14 jul 2006, 13:13

pois pois... e deixa lá que os garmin não têm problemas... pouquinhos: actualizações de firmware quase de 6 em 6 meses, problemas nos contactos das baterias que fazem com que se desligue, autonomia muito limitada, uso exclusivo para navegação sem grande possibilidade de acrescentar novas funcionalidades.
[:p]
PATROL 3.3 TURBO: Pura adrenalina
Da perfeição nasceu o Patrol

Mensagem por NCR » 14 jul 2006, 13:17

comman Escreveu:pois pois... e deixa lá que os garmin não têm problemas... pouquinhos: actualizações de firmware quase de 6 em 6 meses, problemas nos contactos das baterias que fazem com que se desligue, autonomia muito limitada, uso exclusivo para navegação sem grande possibilidade de acrescentar novas funcionalidades.
[:p]

Sim? Não fazia a menor ideia que os Garmins davam problemas. Conheço muita gente com Garmins e nunca ouvi relatar um problema com os aparelhos.

O que é o "firmware"? Referes-te à cartografia?
Abraço,

NCR

Toyota HDJ 80
Nissan Patrol 2.7 TD Van
Honda Africa Twin
Honda XR 650 R

Registado: 16 mar 2006, 12:06

Mensagem por patrolinho » 14 jul 2006, 14:55

"firmware" es el soft que utiliza el GPS. Me imagino que la diferencia entre software y firmware es que el primero es opcional, puedes instalarlo desintalarlo sin alterar las funcionalidades del Hardware. El firmware es inamovible, son los programas que precisa el hardware para poder funcionar. Es como el sistema operativo de un PC.

El inconveniente de desligarse en utilización offroad es intrinseco a todos los gps que utilizan baterias normales, tipo AA. No solo de los Garmin, también me ha acontecido con Magellan. Este problema sólo se soluciona con la alimentación por cable (cabo).

Pero como dice Comman, acérrimo defensor de las PDA, ningún GPS "dedicado" te ofrecerá la versatilidad de una PDA

Registado: 30 jul 2006, 18:33

M888 na net

Mensagem por frajofa » 21 set 2006, 23:08

Os M888 (gifs e maps) estão disponíveis na net, descobri, descarreguei, usei e nas zonas em que eu já tinha tracks, as coordenadas batiam certo.
São perto de 2,3 gigabites, distribuídos por 4 ou 5 ficheiros zipados e por isso demora uns dias...

Mas há uma utilização dos M888 que descobri, no Compegps, que certamente vai agradar a todos.

Vejam o que publiquei hoje no tópico "CompeGPS tem GoogleEarth e pode acrescentar-se M888".

Abraços,

Francisco
Editado pela última vez por frajofa em 01 out 2006, 21:29, num total de 1 vez.

Kabouterbond Portugal = M888

Mensagem por frajofa » 21 set 2006, 23:48

Mais uma coisa: na net há uns mapas chamados "Kabouterbond" (Lisboa, Algarve, Porto ... etc.) que afinal têm lá dentro os M888 calibrados (gifs e maps); deviam chamar-se Norte, Centro, etc, e não Porto, Coimbra, etc. Puxei um e descobri-o; todos somados também são para aí 2 e tal Gigabites.

Mas estes têm duas particularidades:
- só se conseguem ler em OZI; o Compegps não lhes pega;
- existe um ficheiro adicional de Lisboa (que diz qualquer coisa como updated 2006): não lhe peguem; assim que entrou no computador tinha um virus; depois de o limpar era exactamente igual ao Lisboa (sem o tal updated).

Os Kabouterbond têm mais mapas de outros países; não me lembro quais.

Francisco
Editado pela última vez por frajofa em 01 out 2006, 21:27, num total de 1 vez.

Correcção

Mensagem por frajofa » 01 out 2006, 13:18

Só hoje reparei num erro em anterior post meu.

Na net pelo meio do costume estão disponíveis dois conjuntos de M888.

- o primeiro, M888, só tem os GIF's; os MAP's arranjam-se no link existente neste tópico (eu tinha dito que estavam lá GIF & MAP, o que não é verdade); este conjunto pode ser aberto tanto em OZI como em CompeGPS

- o segundo são os tais Kabouterbond; esses sim têm os GIF e os MAP; mas apenas os OZI os abre.

Francisco

Voltar para Navegação

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante