Publiquei hoje isto como resposta ao tópico "Ficheiro para localização de zonas no M888", mas pela descoberta que é, resolvi criar tópico próprio.
Descobri uma coisa que dá resultado.
Tenho os 600 e tal mapas M888 todos, através da net, e experimentei juntar na mesma directoria os ficheiros "gif" com os ficheiros "map".
E depois com o Compegps, que comprei por ser o meu preferido, como vereis, abri um ficheiro "ozi" M888 e ele abriu-o e com as coordenadas correctas (pois eu tinha uma rota aberta e coincidia tudo).
Então, porque o Compegps é mais potente (para mim) e porque o utilizo pois puxa automaticamente os mapas Google Earth para a zona onde temos um track (ver no help como fazer), resolvi converter o conjunto todos dos M888 a RMAP (é em "batch raster ...qualquer coisa"). E metê-los (os RMAP) numa nova sub-directoria, chamei-lhe M888, mas por baixo da directoria MAP do Compegps, isto porque cada vez que o abro ele vai indexar todos os mapas dessa directoria e das respectivas subdirectorias.
E agora a grande novidade:
Então não é que Portugal, memo no mapa mundo default, me aparece cheio de quadrículas que são exactamente as quadrículas de cada M888 ???!!!
E mais e melhor!!!:
Reparei que quando aproximava o rato de um dos cantos de cada um dessas quadrículas ela mudava levemente de côr e dizia um número, que era o do mapa M888 que correspondia a essa região !!! E então, enquanto a quadrícula está com a côr diferente clicar com o rato direito e uma das opções é exactamente carregar o respectivo M888)!!!
Ora não vos digo mais ... a partir de agora só mesmo Compegps, pois no Ozi estas facilidades não existem, nem a outra de puxar o GoogleEarth da zona que quero ver dentro do próprio Compegps; e neste caso a zona fica guardada em disco, isto é, não precisamos de voltar a ligar à Internet se queremos ver novamente essa zona. Isto é, se - quando ligados à Internet fizermos vários zooms do nosso percurso, fica tudo em disco.
Bem por agora fica a dica, que foi muito importante para mim e espero seja útil a todos os interessados nestas coisas.
Não me perguntem muito mais pois sou novato nisto e descubro algumas destas coisas testando, fazendo e desfazendo.
Francisco (frajofa)