critica

Tudo sobre GPS's e potenciais equipamentos para navegação / Cartografia.

Registado: 03 mar 2011, 14:03

critica

Mensagem por SANCHEZ » 19 mar 2011, 11:52

Crítica a quem organiza os passeios.
porque e que não fazem traks dos passeios que organisão e que seria mais fácil de seguir do que o roadbook.
Boas gasadas
Sánchez :hummm:

Registado: 27 ago 2007, 11:00

Re: critica

Mensagem por TEXAS » 19 mar 2011, 12:21

SANCHEZ Escreveu:Crítica a quem organiza os passeios.
porque e que não fazem traks dos passeios que organisão e que seria mais fácil de seguir do que o roadbook.
Boas gasadas

para que se acabou de registar no forum ( estamos cá com uma bontade )
[img]http://img11.imageshack.us/img12/7885/kibikecustom.jpg[/img]

Registado: 31 mai 2009, 21:15

Mensagem por ratere » 19 mar 2011, 12:36

O problema dos "traks" é o cheiro [}:)]

Brincadeira amigo explica la isso dos traks fiquei curioso :okkk:

cumprimentos

Mensagem por SANCHEZ » 19 mar 2011, 21:47

sim muito facil com pouco cheiro
temos uma farramenta na net que se chama Google Earth podes fazer os tracks que quiseres sem sair de casa.
par quem conhesse o terreno.
e paresse que apessoas que nao gosta de criticas
e como o governo,
com mais tempo eu ponho aqui para quem quiser como se faz
boa noite obrigado
sanchez

Registado: 31 mai 2009, 21:15

Mensagem por ratere » 20 mar 2011, 23:00

Boas amigo, o Google Earth não é uma "farramenta" da net, é sim um programa e nós por cá já conhecemos...

Um abraço :sabe:

Mensagem por SANCHEZ » 21 mar 2011, 00:16

ok pesso descolpa
adeus e boa noite

Registado: 27 ago 2007, 11:00

Mensagem por TEXAS » 21 mar 2011, 12:37

e proto , já cheirou mal :toma: :toma: :toma: :toma:
[img]http://img11.imageshack.us/img12/7885/kibikecustom.jpg[/img]

Registado: 14 abr 2008, 13:23

Mensagem por Raul Costa » 30 jun 2011, 13:16

SANCHEZ Escreveu:Crítica a quem organiza os passeios.
Boas gasadas

É verdade, mas se calhar arriscava dizer que há organizações a apostar nesse sistema de navegação, aliás, asseguro que já têm eventos em que a navegação é exclusiva a GPS, será o futuro sem qualquer dúvida.

Registado: 13 fev 2007, 10:42

Mensagem por Tn_Esteves » 01 jul 2011, 12:01

Sim, será o futuro.
Mas nao nos podemos esquecer que muita gente não tem Gps, ou não gosta de andar com eles nos jipes, etc.
Eu pessoalmente gosto muito de me orientar com o road-book. Sei bem a trabalheira que dá a fazer, mas se for bem feito é igual ou melhor do que track gps.

Abraço pessoal
aTTascados - Paredes de Coura

http://www.sonhodaseara.com - Turismo rural e Natureza

Mensagem por Raul Costa » 01 jul 2011, 13:35

Tn_Esteves Escreveu:Sim, será o futuro.
Mas nao nos podemos esquecer que muita gente não tem Gps, ou não gosta de andar com eles nos jipes, etc.
Eu pessoalmente gosto muito de me orientar com o road-book. Sei bem a trabalheira que dá a fazer, mas se for bem feito é igual ou melhor do que track gps.

Abraço pessoal

Depende do tipo de eventos, para eventos longos, a navegação a GPS é de facto uma ENORME mais valia em todos os aspectos, agora se dá trabalheira... tem dois pontos de vista, fazer roadbook e no dia é só passa-lo aos participantes é de facto menos trabalhoso do que no dia do evento carregar o(s) track(s) para dezenas ou até mesmo centenas de GPS's, é uma perfeita loucura... mas que compensa quando se ouve a opinião dos participantes.

Posso dizer que os últimos dois eventos que o clube do qual faço parte organizou, foi navegação a track GPS, um era de 3 dias e o outro 4 dias, todos os dias eram carregados tracks diferentes e sim, é muito trabalhoso, mas no final os resultados foram excelentes e por parte dos participantes a opinião foi muito positiva, este últimos e dado o número de quilómetros a percorrer em tão pouco tempo, foi para os participantes um alívio porque puderam abandonar o percurso, faze-lo por caminhos alternativos ou estrada, ir ao café, ir ver a praia etc e voltar ao percurso em qualquer ponto do mesmo sem que se perdessem.

Agora é verdade quando se diz que muitos não têm GPS's, mas quando se faz um evento nestes moldes, temos todos de estar preparados para isso, tanto os participantes como as organizações.

Registado: 09 dez 2010, 17:10

Mensagem por tiagues » 01 jul 2011, 13:54

Boa tarde a todos.

Organizo muitos passeios no clube do qual faço parte e, na minha opinião, acho que os tracks de Gps são extremamente uteis no complemento do Road-Book. No nosso caso, fazemos um road-book, por vezes um pouco mais simples, e dois dias antes do passeio enviamos os tracks por email para os participantes carregarem nos Gps`s. Já fazemos isto à cerca de dois anos, resulta em pleno e chegamos à conclusão que as pessoas que só seguem o track, quando chegam a situações de 4 e 5 caminhos na mesma direcção acabam por se perder, por isso digo que o track muitas vezes serve para ajudar. No que diz respeito a passeios com muita distância, sem dúvida que os tracks são uma mais valia pois ao fazer um road book muito mais simples.

Em relação ao Google e fazer tracks em casa... bem, acho que isso não tem muito cabimento, a não ser que seja ao lado da nossa casa e nós consigamos ver todos os dias o caminho, falo por mim que estou numa organização e por norma quando fazemos um passeio assumimos uma responsabilidade perante os nossos participantes em que nos caminhos que estão marcados no road book e nos tracks já passou alguém da organização, com mais ou menos dificuldade, com alternativa ou não, sabemos o que existe no terreno, nem que seja por o primeiro carro no dia do passeio ser da organização e vá avaliar o terreno para que tudo corra bem. Claro, azares acontecem, e dificuldade é o que todos queremos, mas penso que quando se faz parte de um Clube não podemos dizer às pessoas para passarem aqui ou ali sem se saber oque está no terreno.

Partilho a opinião do Raul em que o futuro será passeios com Gps

Cumprimentos a todos
"Por um TT mais responsável pois a Natureza somos todos nós"

www.clubettoeiras.com

Mensagem por Raul Costa » 01 jul 2011, 14:11

tiagues Escreveu:
Em relação ao Google e fazer tracks em casa... bem, acho que isso não tem muito cabimento, a não ser que seja ao lado da nossa casa e nós consigamos ver todos os dias o caminho, falo por mim que estou numa organização e por norma quando fazemos um passeio assumimos uma responsabilidade perante os nossos participantes em que nos caminhos que estão marcados no road book e nos tracks já passou alguém da organização, com mais ou menos dificuldade, com alternativa ou não, sabemos o que existe no terreno, nem que seja por o primeiro carro no dia do passeio ser da organização e vá avaliar o terreno para que tudo corra bem. Claro, azares acontecem, e dificuldade é o que todos queremos, mas penso que quando se faz parte de um Clube não podemos dizer às pessoas para passarem aqui ou ali sem se saber oque está no terreno.

Partilho a opinião do Raul em que o futuro será passeios com Gps

Cumprimentos a todos

Bom, no nosso caso os tracks são todos feitos por reconhecimento, levamos aparelhos de gravação que permitem uma gravação superior de pontos e no próprio track muitas vezes podem ser dado diversos trajectos com mais ou menos dificuldade deixando ao critério do participante a que percorrer... temos ainda sistemas de alerta que permitem alertar os participantes para determinadas situações... isso por google é impensável e não acredito que alguém o faça sem reconhecimento... acho que essa questão não se mete aqui.

Quanto aos meios, dispomos de 30 receptores próprios que por norma facultamos aos participantes que não têm e temos parcerias fortes nesse sentido que nos permite levar até 50 ou 60 aparelhos receptores GPS... por isso temos todos os meios para apostar forte neste tipo de iniciativas, temos equipamento avançado que nos permite quase que fazer milagres no que toca ao mundo do GPS's.

Agora acho que também está a haver um investimento pessoal nesse campo, cada vez vejo mais procura desse tipo de eventos, para além de que pessoalmente, acho e recomendo a utilização de receptores de GPS na prática do Todo o Terreno, é uma grande ferramenta de segurança que permite em caso de acidente, atascanço ou avaria, alertar com uma localização precisa o que no mato se torna difícil sem ele.

Registado: 10 abr 2006, 19:48

Mensagem por PJHO » 20 out 2011, 13:15

Eu sou da opinião de que fazer um passeio munido do track GPS é uma enorme mais valia.
Para mim, por exemplo, que ando muitas vezes sozinho, faz muita diferença. Sozinho é impensável seguir um roadbook ao ritmo do passeio, para além de ser potencialmente perigoso.
Mesmo quando circulo com pendura, dá jeito.
E quando os passeios são em filinha, em que o anterior é supostamente responsável pelo que o segue, a verdade é que nem sempre estou com feeling para seguir o tipo da frente, em especial se o individuo está com vontade de bater o recorde de velocidade da pista - if you know what i mean... :confused:
Independentemente do modelo de passeio, acho uma mais valia e até ajuda a que o passeio corra melhor e que menos malta se perca.
Havendo autorizações para o passeio, acho que devia começar a ser um standard o fornecimento dos tracks.

Achei pertinente este comentário (crítica), apesar do tópico não se ter desenvolvido da maneira mais harmoniosa! :okkk:
GRande abraço
Pedro Oliveira

Apresentação PA: viewtopic.php?f=1&t=1864&start=0

NÃO IMPORTA O TT QUE TENS, MAS O TT QUE PRATICAS!

Petição para o Dia Nacional do TT:
http://www.peticaopublica.com/?pi=P2010N2258

Registado: 08 jun 2009, 23:08

Mensagem por andremota77 » 20 out 2011, 13:39

para mim que muitas das vezes ando sozinho tenho esse problema de leitura do road-book.

em relação ao GPS acho que o unico problema é o carregamento no início do passeio , pois em alguns casos estamos a falar de 100 jipes ou mais.

que será o futuro, será de certeza.

Mensagem por PJHO » 20 out 2011, 13:52

andremota77 Escreveu:em relação ao GPS acho que o unico problema é o carregamento no início do passeio , pois em alguns casos estamos a falar de 100 jipes ou mais.

Pois, de facto há esse problema logístico que nos remete para outra evolução que creio estar para vir a ocorrer nos passeios... A facilidade de se fazer inscrições online, com alguma antecedência. Hoje em dia, sem grandes problemas é muito fácil publicitar antecipadamente na internet o passeio ou evento, proceder às inscrições e fazer a partilha do track. A meu ver essa partilha só deveria ocorrer na véspera e apenas à noite... [wink]

Quem tem aparelhos de GPS, quase de certeza que tem internet, email, etc, pelo que terá condições para fazer a inscrição prévia online. No próprio dia seria feita a confirmação das inscrições online, bem como as novas inscrições.
A meu ver seria também uma forma de se reduzir a habitual confusão matinal das inscrições e os atrasos vergonhosos com que às vezes se iniciam os passeios...

:okkk:
GRande abraço
Pedro Oliveira

Registado: 08 jun 2009, 23:08

Mensagem por andremota77 » 20 out 2011, 14:17

PJHO Escreveu:
andremota77 Escreveu:em relação ao GPS acho que o unico problema é o carregamento no início do passeio , pois em alguns casos estamos a falar de 100 jipes ou mais.

Pois, de facto há esse problema logístico que nos remete para outra evolução que creio estar para vir a ocorrer nos passeios... A facilidade de se fazer inscrições online, com alguma antecedência. Hoje em dia, sem grandes problemas é muito fácil publicitar antecipadamente na internet o passeio ou evento, proceder às inscrições e fazer a partilha do track. A meu ver essa partilha só deveria ocorrer na véspera e apenas à noite... [wink]

Quem tem aparelhos de GPS, quase de certeza que tem internet, email, etc, pelo que terá condições para fazer a inscrição prévia online. No próprio dia seria feita a confirmação das inscrições online, bem como as novas inscrições.
A meu ver seria também uma forma de se reduzir a habitual confusão matinal das inscrições e os atrasos vergonhosos com que às vezes se iniciam os passeios...

:okkk:

a confusão matinal dos passeios é outro problema que existe nos passeios de jipe.

andei 7 anos de moto 4 e a diferença que havia era o pagamento antecipado das inscrições, além disso, criavam grupos para todos não arrancassem ao mesmo tempo.

actualmente existe este problema da logistica e se juntam o GPS então fica uma confusão do diabo.

além disso o arranque dos jipes em grupos seria uma mais valia e evitar alguma confusão pela euforia dos condutores aquando do início dos passeios.

devido à demora , muita gente acaba por chegar ao ponto de partida 1 e 2 horas depois , pois sabem que os passeios estão marcados para começar ás 9H mas só começam 2 horas depois.

é claro que as organizações têm alguma culpa, pois podiam deixar o pessoal ir arrancando ou naõ aceitar as inscrições por serem fora do tempo.

Mensagem por Raul Costa » 03 nov 2011, 12:31

Isto para quem não pertence a uma organização é muito fácil de falar, mas, colocar em prática é que é mais difícil uma vez que algumas das medidas referidas, resolvem problemas no imediato, mas no imediato criam outros tantos.

É completamente impensável a partilha do track GPS antes dos eventos e dou um exemplo muito simples, se sem o fazerem já têm perto de 10 carros que se metem no meio do evento contando que não são vistos, sem pagarem qualquer inscrição, imaginem se partilharem o track antes, mesmo quando enviado somente para os inscritos, estes passam aos amigos... reduz-se a "confusão" só de um lado porque do outro vai aumentar.

Deixar partir carros antes de tempo, bom, é uma solução, agora questiono eu... Breafing para alguns alertas que se tenham de fazer pelas mais variadíssimas razões, não terá de estar o pessoal todo???... alternativa, Breafing escrito... simples, 80% não lêem, colocando assim em causa a sua própria segurança, exceptuando os casos em que o percurso dispensa breafing, criando ainda alguns problemas a nível organizativo quando metem refeições, parques fechados, pistas ou outros do género.

A solução passa pelo aumento da capacidade das organizações ou redução de participantes nos eventos... aceitar 200 carros sem ter condições par ao fazer é um enorme erro, ter organização para 500 carros e só aceitar 20 é burrice, então penso ser necessário arranjar um equilíbrio, se existe organização com capacidade para 70 carros, deve-se reger a este número, será uma análise que as organizações têm de fazer, compreendendo também que é para seu bem.

Mensagem por PJHO » 03 nov 2011, 12:53

Eu concordo!
As organizações ou são estruturadas à medida dos eventos, ou então mais valem estarem quietos. Quanto a mim, há que começar a fechar algumas portas. Muito se tem feito, mas muito há ainda a fazer.
Quanto aos penetras, uma vez que não há civismo por parte dos mesmos, cabe às organizações resolverem o assunto que também é para isso que recebem o graveto.
Não se pedem favores a ninguém. Paga-se por um serviço.
Quem tem unhas toca guitarra, quem não tem que deixe os outros tocar.
GRande abraço
Pedro Oliveira

Mensagem por Raul Costa » 03 nov 2011, 13:46

PJHO Escreveu:Eu concordo!
Quanto aos penetras, uma vez que não há civismo por parte dos mesmos, cabe às organizações resolverem o assunto que também é para isso que recebem o graveto.
Não se pedem favores a ninguém. Paga-se por um serviço.

Lá está, por isso não é boa política antecipar a cedência de tracks ou outros que venham a permitir a intrusão de pessoas que não têm qualquer respeito pelas organizações, sendo também uma situação ingrata e de difícil resolução....

As organizações não recebem para resolver esse tipo de problemas, recebem para poder prestar um serviço directo aos inscritos, mas admito que estes são uma entrave ao bom funcionamento, por isso a compreensão daqueles que aguardam para que o seu GPS seja carregado, é imprescindível, mesmo quando não percebem o porquê da espera.

Voltar para Navegação

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante