GPS?

Tudo sobre GPS's e potenciais equipamentos para navegação / Cartografia.

Registado: 09 out 2008, 14:16

GPS?

Mensagem por pbests » 11 out 2008, 13:42

Boas, precisava da vossa ajuda relativamente a que GPS comprar, já fiz alguns passeios e no road book costuma vir estes dados "exemplo- 37º20.294N e 008.33.9640O" penso que estes dados sejam para introduzir no GPS para ver um pouco do caminho, será? :confused: Gostava de saber qual o GPS onde se possa introduzir estes dados?
Abraço [wink]

Registado: 30 jul 2006, 18:33

Re: GPS?

Mensagem por frajofa » 11 out 2008, 22:13

Olá. Podes introduzir essas coordenadas num GPS directamente, ou num PDA ou portátil com software e antena GPS. Mas tens de nele escolheres o mesmo sistema de coordenadas, pois há vários. Nas revistas geralmente vem como disseste no exemplo 37º20.294N, que num GPS se escreve 37º 20,294N e é o sistema graus e minutos decimais.
Essas coordenadas que vêm nos roadbooks:
- ou vêm só nalguns pontos de passagem que eles consideram mais críticos e servem para quando lá passares teres a certeza que estás no lugar certo;
- ou vêm em todos os pontos e servem para fazeres um track no GPS e poderes optar por segui-lo a par do roadbook, ou só uma das coisas.
Em ambos os casos tens de pôr o GPS no mesmo sistema de coordenadas que vem no radbook, pois minutos decimais é parecido mas diferente de minutos / segundos
Os GPS mais adequados para o mato, dos mais vendidos em Portugal, são da Garmin e da Magellan.
Garmin, para mato:
http://www.garmin.pt/index.asp?Tipo=Categoria&catid=1
Ainda há o Garmin 276C, que é mesmo o ideal, mas para quem pod€. O que mais se vê é no entanto o gps60.
Na Magellan, que é o que eu uso, tens o equivalente na série Triton, em http://www.magellangps.com/products/pro ... EGION=emea
No entanto sendo a firma que representa a Magellan em Portugal impecável, os americanos acho que ignoram que existem outros países além dos USA. São muito bons aparelhos, mas por exemplo o meu mapa base, no Norte de África tem 8 kms. de distãncia entre o mar e onde ele de facto está... (e eles disseram-me que o mapa base é um mapa base, se eu quizesse precisão que lhes comprasse outro mapa... olha PQP 1000 vezes).
Tens ainda a solução PDA, que eu não aconselho se vais andar muito no mato ou em países desconhecidos. Podes usá-lo como backup do GPS, é a minha opinião depois de muito usar os 2 tipo de equipamento em situações dificeís.
A usar PDA, então prefere aqueles portáteis mais pequenos (tipo Asus Eee, ou muitos outros que há aí) com um bom software de PDA, tipo Compegps (o melhor neste momento) ou Oziexplorer (razoável); têm processador, ecrã e memórias muito superiores a um PDA.
Se o dinheiro é curto tens o muito bom Garmin GPS 60 em
http://unbelievableshop.com/store/defau ... 10&sort=4a
a 130 e tal Euro (é venda à distância sediada em Portugal e do mais barato que conheço); ou então em lojas GPS para aí entre 160 e 180 Euro.
Francisco

Registado: 09 out 2008, 14:16

Mensagem por pbests » 12 out 2008, 10:48

Obrigado pela explicação :okkk:

abraço [wink]

Registado: 16 mar 2006, 12:06

Mensagem por patrolinho » 12 out 2008, 19:18

Mi voto para el Garmin 276. Es un maquinón. De lo mejor para el mato y con los mapas adecuados tambien sirve como navegador de estrada.

Es válido par moto o carro. Si además practicas trekking o BTT te recomiendo el Garmin 60 más leve y con mayor autonomía de baterias.

Por cierto, frajofa, has visto las nuevas funcionalidades del Ozi CE? Algunas son muy interesantes...

Salud

Registado: 30 jul 2006, 18:33

Mensagem por frajofa » 12 out 2008, 19:36

patrolinho Escreveu:Mi voto para el Garmin 276. Es un maquinón. De lo mejor para el mato y con los mapas adecuados tambien sirve como navegador de estrada.

Es válido par moto o carro. Si además practicas trekking o BTT te recomiendo el Garmin 60 más leve y con mayor autonomía de baterias.

Por cierto, frajofa, has visto las nuevas funcionalidades del Ozi CE? Algunas son muy interesantes...

Salud

Ola Jose,
Enganei-me a escrever, eu queria referir-me a software GPS para PC portatil.
Estou de acordo relativamente à versão para PDA; não o experimentei, mas já tinha lido as potencialidades.
Francisco

Voltar para Navegação

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante