HP iPAQ 314

Tudo sobre GPS's e potenciais equipamentos para navegação / Cartografia.

Registado: 09 nov 2005, 21:27

HP iPAQ 314

Mensagem por cruzdefogo » 26 abr 2008, 14:12

boas sera k alguem me pode informar se este produto da para inserir cartas militares ao adicionar os programas necessários?
é k baixou de 412 para 207 euros...será uma boa aposta para kem ker gps mas tb com cartas militares
:thumbsup:

Registado: 30 jul 2006, 18:33

Mensagem por frajofa » 27 abr 2008, 22:56

165 Euro aqui:
http://h10010.www1.hp.com/wwpc/pt/pt/sm ... 67291.html
Tendo windows consegues instalar Compegps ou Ozi explorer e a partir daí os mapas militares, rotas e tracks, etc.
Desde que não seja para andares sózinho em aventura, é uma boa compra. Aliás como tudo o que tenha windows mobile (isto apenas porque a quase totalidade do software de GPS é feita para Windows).
O software gps nativo não deve dar para o que queres. DEVES CONTACTAR a Compegps ou a Oziexplorer para confirmar, pois podem não reconhecer o GPS. Não é possível saber isso pelas referências que eles dão. Francisco

Registado: 09 nov 2005, 21:27

Mensagem por cruzdefogo » 01 mai 2008, 01:25

boas ok percebi k sendo assim dará para colocar mapas e cartas militares...pk dizes se nao é para andar sozinho em aventura???
desculpa la mas k é o gps nativo... :thumbsup:

Mensagem por frajofa » 03 mai 2008, 23:07

Consegues meter cartas militares! O limite é a memória e a capacidade do processador, bem como o tamanho e resolução do ecrã; faz de conta que é um PC. Mas para as meteres precisas de software apropriado, que falei no post anterior, pois não dá para perceber se o software gps que vem com o aparelho dá para isso.
Pensa no equipamente como um PC em miniatura. Tudo o que fazes num PC fazes aí; com limitações, como é natural. O problema que pode existir é o software "apropriado" não reconhecer a antena que vem no equipamento. E isso só podes esclarecer directamente com a Compegps e a Oziexplorer, pois eles não reconhecem automaticamente a grande variedade de antenas GPS. 1. Podem não a reconhecer "ponto final", ou 2. reconhecer automaticamente, ou ainda 3. reconhecer dando-se certos parâmetros que só eles sabem.
Como já dei a entender, se é para brincar de vez em quando estás numa compra certa. Se é para dependeres dele ou o usares com muita frequência, então compra um gps mesmo gps (Garmin, Magellan).
Como em todos os equipamentos mecânicos, eléctricos e electrónicos, um "multi-funções" nunca é bom em nada; desenrasca e às vezes bem, mas de forma sofrível. Mas dá muito
jeito, se formos usar essas funções todas (folha calculo, agenda, tratamento de texto, musica, imagem, video, gps, telemóvel, etc). Mas se é só para o gps...
Abraços, Francisco

Registado: 15 jan 2006, 14:16

Mensagem por Gonçalo F. » 04 mai 2008, 10:08

frajofa Escreveu:Consegues meter cartas militares! O limite é a memória e a capacidade do processador, bem como o tamanho e resolução do ecrã; faz de conta que é um PC. Mas para as meteres precisas de software apropriado, que falei no post anterior, pois não dá para perceber se o software gps que vem com o aparelho dá para isso.
Pensa no equipamente como um PC em miniatura. Tudo o que fazes num PC fazes aí; com limitações, como é natural. O problema que pode existir é o software "apropriado" não reconhecer a antena que vem no equipamento. E isso só podes esclarecer directamente com a Compegps e a Oziexplorer, pois eles não reconhecem automaticamente a grande variedade de antenas GPS. 1. Podem não a reconhecer "ponto final", ou 2. reconhecer automaticamente, ou ainda 3. reconhecer dando-se certos parâmetros que só eles sabem.
Como já dei a entender, se é para brincar de vez em quando estás numa compra certa. Se é para dependeres dele ou o usares com muita frequência, então compra um gps mesmo gps (Garmin, Magellan).
Como em todos os equipamentos mecânicos, eléctricos e electrónicos, um "multi-funções" nunca é bom em nada; desenrasca e às vezes bem, mas de forma sofrível. Mas dá muito
jeito, se formos usar essas funções todas (folha calculo, agenda, tratamento de texto, musica, imagem, video, gps, telemóvel, etc). Mas se é só para o gps...
Abraços, Francisco

Dizes que o problema deste equipamento é a memória e o processador?? :eek: :eek:

Pois a memória, Processador (600MHz) e ecrã (tamanho e resolução), são os grandes trunfos em relação aos demais PDA`s do mercado. Muito superior - para o CompeGPS ou outro, parece-me o melhor do mercado (tendo em conta o preço tambem).

Actualmente, tenho um HP RX5700 (modelo que este novo substituiu) com 1Gb de memória interna e um Processador de 400MHz e com o Software de cartas militares que uso, é muito rápido, funcionando lindamente com altas definiçoes das cartas (cada uma com 50Mb de tamanho :unibrow: ); imagino então este HP 314 :rolleyes:

:thumbsup: ...a melhor escolha do mercado, qualidade/preço.

Mensagem por frajofa » 04 mai 2008, 11:56

Olá Gonçalo,
Interpetaste mal o que eu disse ou queria dizer.
O que eu quero dizer é que um PDA = PC, excepto que menos potente (memória, processador, ecrã e outras coisas) e que o que tu podes fazer num PC podes fazer num PDA, com as limitações que derivam de ser menos potente; só isso.
Como faço exploração de caminhos desconhecidos que previamente preparo no Google Earth no PC, quando vou para o mato prefiro algo que seja rápido e muito fiável e me traga de volta quando me perco, por isso uso gps mesmo gps (Magellan Explorist, mas o Garmin 276 C é o mais usado e é + bom) que é claramente superior a qualquer super PDA, como GPS. Mas aceito que para utilização casual um PDA serve perfeitamente, pois eu próprio comecei assim. E é uma boa forma de aprendizagem, pois vais ter de aprender muito, visto que a utilização do GPS, carregamento de mapas, desenho e transferência de tracks, etc., te vão obrigar a estudar e se mais tarde evoluires para uma coisa melhor já tens a escola feita.
Um abraço, Francisco

Mensagem por Gonçalo F. » 04 mai 2008, 20:52

frajofa Escreveu:Olá Gonçalo,
Interpetaste mal o que eu disse ou queria dizer.
O que eu quero dizer é que um PDA = PC, excepto que menos potente (memória, processador, ecrã e outras coisas) e que o que tu podes fazer num PC podes fazer num PDA, com as limitações que derivam de ser menos potente; só isso.
Como faço exploração de caminhos desconhecidos que previamente preparo no Google Earth no PC, quando vou para o mato prefiro algo que seja rápido e muito fiável e me traga de volta quando me perco, por isso uso gps mesmo gps (Magellan Explorist, mas o Garmin 276 C é o mais usado e é + bom) que é claramente superior a qualquer super PDA, como GPS. Mas aceito que para utilização casual um PDA serve perfeitamente, pois eu próprio comecei assim. E é uma boa forma de aprendizagem, pois vais ter de aprender muito, visto que a utilização do GPS, carregamento de mapas, desenho e transferência de tracks, etc., te vão obrigar a estudar e se mais tarde evoluires para uma coisa melhor já tens a escola feita.
Um abraço, Francisco
´

caro Francisco,

Em minha opinião, este Hp 314 com um bom software de navegação Off-road (Pathaway, CompGPS ou Ozi), desde que o utilizador domine mesmo o programa e toda a sua potencialidade, o equipamento tira-nos do local mais desconhecido, tal como o Magellan ou Garmin.

:thumbsup: Abraço

Registado: 17 nov 2006, 09:37

Mensagem por rmt » 04 mai 2008, 21:36

Afinal, já alguem comrou este 314? Como instalar e executar o compegps neste aparelho?

Mensagem por frajofa » 04 mai 2008, 22:13

Gonçalo F. Escreveu: caro Francisco,

Em minha opinião, este Hp 314 com um bom software de navegação Off-road (Pathaway, CompGPS ou Ozi), desde que o utilizador domine mesmo o programa e toda a sua potencialidade, o equipamento tira-nos do local mais desconhecido, tal como o Magellan ou Garmin.

:thumbsup: Abraço

Óptimo se vem com aqueles softwares; quanto ao resto não discuto, pois baseio-me na minha experiência com ambos os aparelhos. O ano passado fiz 5.000 km em 10 dias em Marrocos, com muito pedra, trilho e areia , e sol brilhante e sem povoações em dezenas de kilometros em redor. Sabes o que é fazer isso com PDA, e a ter de dar o litro para chegar de dia? Eu sei o que digo e só posso aconselhar. O problema não está na potencia do aparelho, mas na sua visibilidade ao sol, processador não especializado (windows tem sempre montes de funções activas que lhe tiram rendimento), necessidade de um PC de apoio, pouca ou nenhuma resistência ao choque (ele vai cair várias vezes, não duvides) e à água, etc.
Por isso te digo, se não vais fazer utilização intensiva em percursos longos ou dificeis, estás na escolha certa. Se no entanto vais fazer coisas dessas a Segurança e o Risco aconselham outro instrumento e o PDA sim senhor, como uma boa reserva (eu usava o PC com antena autónoma para isso). Boa compra e utiliza-o com alguma frequência, que vais gostar.

Mensagem por Gonçalo F. » 05 mai 2008, 20:20

rmt Escreveu:Afinal, já alguem comrou este 314? Como instalar e executar o compegps neste aparelho?

Pois é, fui ver hoje esse HP314 e, segundo informação, não trás o Windows Mobile (nem 5 nem 6), portanto, não será tão fácil fazer dele um GPS de gestão e uso de cartas Militares, através de Ozi, CompeGPS ou Pathaway :confused:

Segundo o individuo da loja, ´melhor é primeiro saber se alguem já mudou o software para o WMobile e só depois adquirie o aparelho.

Lá continuarei de HP RX5700

Mensagem por frajofa » 05 mai 2008, 20:39

Estive a rever o HP 314, pois já aparece nas notícias, e ele é antes demais um GPS (de estrada) e tem algumas funções que parecem de PDA (mas só som, música, video e imagens).
Vê em
http://www.hp.com/hpinfo/newsroom/press ... paq300.pdf

que ele até tem windows CE 5.0 (está em inglês). Se vires a imagem verás que é mesmo um GPS, quase igual ao Tonton, Viamichelin, Navteq, etc. Ultimamente os GPS de estrada trazem essas funções multimedia; mas não são PDA por isso.
Para aquilo que tu queres não serve mesmo, pois afinal não tem as funções de um PDA. Toda a nossa discussão andou à volta de um PDA, mas afinal estava enganado, pois de facto uma das especialidades da HP são os PDA, mas não os GPS; é mais um a tentar entrar neste novo mercado...

Mensagem por Gonçalo F. » 06 mai 2008, 23:32

frajofa Escreveu:Estive a rever o HP 314, pois já aparece nas notícias, e ele é antes demais um GPS (de estrada) e tem algumas funções que parecem de PDA (mas só som, música, video e imagens).
Vê em
http://www.hp.com/hpinfo/newsroom/press ... paq300.pdf

que ele até tem windows CE 5.0 (está em inglês). Se vires a imagem verás que é mesmo um GPS, quase igual ao Tonton, Viamichelin, Navteq, etc. Ultimamente os GPS de estrada trazem essas funções multimedia; mas não são PDA por isso.
Para aquilo que tu queres não serve mesmo, pois afinal não tem as funções de um PDA. Toda a nossa discussão andou à volta de um PDA, mas afinal estava enganado, pois de facto uma das especialidades da HP são os PDA, mas não os GPS; é mais um a tentar entrar neste novo mercado...

Sim exacto, a "discussão" era em torno de PDA`s vs GPS (garmin ou outros). Portanto este moedlo HP314, está completamente "arrumado" para ser uma alternativa a quem gosta de TT

:thumbsup:

Voltar para Navegação

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante