São espanholas , mas servem bem para Portugal .
A última é a melhor de todas :wink:
I
Circula unicamente pelos caminhos e pistas já existentes, evitando a
todo o momento criar novos trilhos e circular através dos campos.
II
Avança sempre devagar, se possÃvel abaixo dos quarenta quilómetros
por hora, inclusive mais devagar ainda quando as pistas estejam
muito secas, para evitar levantar pó.
III
Dá preferência a peões, gado, ciclistas, etc., circulando tão
devagar quanto necessário e detendo-nos por completo sempre que seja
preciso, para facilitar ao máximo a circulação de todos eles. Cumprimenta ao
passar, dando os bons dias ou as boas tardes; que vejam que somos
pessoas civilizadas e simpáticas.
IV
Deixa as portas, portões, cadeados e cancelas que atravesses, tal
como as tenhas encontrado ao chegar. Normalmente a sua função é
evitar que o gado abandone uma zona determinada, por isso geralmente
estão fechadas.
V
Atravessa os rios só em caso de necessidade. Se existe um caminho
alternativo ou uma ponte nas proximidades, utiliza-o.
VI
Tem à mão sacos de plástico fortes para recolher qualquer
desperdÃcio que origines, incluindo os que encontres à tua passagem para os
trazeres de volta até ao contentor de lixo mais próximo.
VII
Não atires nenhum objecto pelas janelas da viatura. Lembra-te de
que, se fumas, as pontas também devem regressar sempre ao cinzeiro do
veÃculo.
VIII
Não acendas nunca fogos ilegais nem fogueiras. O risco de incêndio
nos nossos montes é elevado, sobretudo nos meses de verão. Se
observamos qualquer inicio de incêndio, que não possamos apagar
pelos nossos próprios meios, dar parte imediatamente às autoridades
competentes.
IX
O ruÃdo excessivo é especialmente incomodativo, não devemos buzinar,
nem levar o auto-rádio no máximo do volume como se estivéssemos numa
discoteca. Sempre que estejamos parados devemos desligar o motor.
Actuando silenciosamente poderemos escutar a natureza.
X
O veÃculo não deve perder absolutamente nenhum lÃquido. Devemos
efectuar uma manutenção escrupulosa, para evitar qualquer perda de
fluidos enquanto estejamos no monte.
XI
O nosso motor também deve estar sempre afinado. O tubo de escape não
deverá emitir nem fumos excessivos nem um só decibel de ruÃdo acima
do que seria normal num veÃculo novo.
XII
Evita as grandes concentrações. Se queres desfrutar do monte não tem
sentido converte-lo numa auto-estrada com centenas TT. Se em alguma
ocasião os participantes num passeio se tornam inevitavelmente
demasiado numerosos, dividi-los em grupos de 4 o 5 viaturas e deixar
muito, espaço entre os mesmos.
XIII
Recorda que uma das nossas obrigações é tratar de ajudar na
conservação dos caminhos não asfaltados. Livrar os caminhos de
pedras e reparar na medida do possÃvel, os estragos produzidos pelas
inclemências climatéricas e pelo abandono, devem ser atitudes
habituais quando saiamos do asfalto.
XIV
Respeita as propriedades privadas e as sementeiras. Apesar de um
terreno cultivável possa parecer abandonado, não devemos pisa-lo nem
sequer para manobrar, e lembrar sempre que o mesmo tem dono.
XV
Lembra-te de que a gente do campo está em "sua casa" e tu és uma
visita. Respeita-os sempre, sê amável e relaciona-te o melhor
possÃvel com os oriundos de cada lugar, as historias de a gente mais
idosa são uma inestimável fonte de conhecimentos.
XVI
Evita sempre as confrontações de qualquer tipo. No caso de desacordo
com os proprietários ou guardas de supostos caminhos particulares.
Se pensas que algo não está certo, reclamarás depois, devidamente
informado e com a lei na mão.
XVII
Se decidires visitar alguma zona protegida ou com normas
restritivas, solicita sempre as oportunas autorizações administrativas. Tenta
mudar as leis, nunca transgredi-las.
XVIII
Respeita sempre escrupulosamente as indicações das autoridades
(estatais, municipais, etc.) assim como qualquer sinalização escrita
que se encontre.
XIX
Há uma norma que recompila todas as anteriores: Procura, sempre que
saias do campo, que não se note que estiveste ali.
* © 2001 AUTT - Asociacion de Usuarios del Todo Terreno (Espanha)