Dicas para Condução em TT

No uso de equipamentos como guincho, ferramentas online, GPS e veículo.

Registado: 14 set 2005, 13:35

Dicas para Condução em TT

Mensagem por comman » 21 out 2005, 10:09

Técnicas de Condução

O que levar em um passeio todo terreno

Não esqueça de programar com antecedência as suas aventuras 4x4. Sempre que possível tenha em mente que vários problemas podem ocorrer quando se pratica o fora-de-estrada. O carro pode apresentar problemas e fazer com que o seu passeio demore mais do que o previsto. Portanto, siga estes conselhos:

- Leve sempre água potável em boa quantidade; o Um pouco de alimento de fácil transporte como bolachas e chocolates;
- Uma pequena caixa de ferramentas é sempre útil;
- Leve lanterna com pilhas novas;
- Verifique o bom funcionamento do macaco do carro;
- Verifique as condições do pneu sobressalente;
- Não deixe de levar um bom mapa da região para possíveis alternativas no caminho;
- Alguns itens que podem ser úteis: cabo de bateria sobressalente, enxada ou pá; arame ou fitas para vedação; fósforos; uma faca ou canivete de mil e uma utilidades;
- Em uma garrafa plástica de 2 litros leve água que possa ser colocada no radiador;
- Um caixa de produtos para primeiros socorros tais como: mercúrio, ataduras, pomadas para queimaduras, gazes, etc. Se o veiculo quebrar fique calmo e analise a situação.
De preferência, não abandone o veículo e veja se existe algum tipo de ajuda próximo, tal como uma fazenda ou alguém que por sorte esteja passando pelo local. Pratique estas aventuras com a devida segurança, evitando sempre trafegar em velocidades altas e colocando muitas pessoas em risco; aproveite a paisagem e desfrute ao máximo este passeios.

Descidas íngremes com auxílio da reduzida

Sempre que você deparar-se com um descida muito íngreme não insista e nem confie apenas nos freios, eles podem não ser suficientes para segurar o carro, podendo provocar um acidente, principalmente se estiver molhado. As rodas podem vir a travar e o carro começar a escorregar. Nestes casos, engate a reduzida, coloque na 1ª marcha e deixe que o carro segure junto com o motor a sua velocidade. Se necessário, ajude um pouco com o freio, mas sempre tenha em mente que as rodas não podem ser bloqueadas e sim tracionadas, com isso, você terá maior controle do carro e evitará um possível acidente.

Conforto e Segurança
A segurança nos veículos depende de detalhes, que muitas vezes parecem insignificantes. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a maioria dos acidentes de trânsito são causados por estes erros aparentemente bobos, e não por alta velocidade ou manobras arriscadas.

Para se prevenir acidentes é essencial ter perfeito domínio do veículo e uma excelente visão. Para que isto aconteça, as montadoras estão oferecendo mais ergonomia nos seus carros. Mesmo assim, alguns detalhes como o ajuste dos bancos, que não é fácil, continuam prejudicando, principalmente se a pessoa é muito alta (ou vice-versa). Alguns modelos mais avançados já estão permitindo estes ajustes eletronicamente, o que oferece mais conforto ao motorista.

O mal posicionamento do banco pode resultar em uma condução ruim e a perda de controle do volante, dos pedais e da caixa de câmbio; Além de causar dores nas costas, braços e pernas. Para evitar isso existem técnicas de como se sentar e obter maior agilidade na condução.

A primeira coisa que se deve fazer ao entrar em um carro é ajustar os bancos e o volante (se for possível), para que você tenha melhor acesso aos comandos do carro e uma maior visibilidade.

Mas lembrando que a melhor posição nunca é a do banco muito reclinado (como muitas pessoas gostam de dirigir). Quando se conduz o veículo quase deitado, os braços ficam muito esticados dificultando o controle do volante. E não adianta discutir: isto já foi provado por milhares de testes!

A posição ideal é aquela em que as pernas e braços devem ficar semiflexionados, isto é, nem muito perto e nem muito longe do volante. Conduzindo desta maneira você evita dores musculares e lesões mais graves em caso de acidentes.

Os braços nunca devem ficar esticados. Para se averiguar se está em uma posição correta deve-se esticar os braços e medir - os pulsos tem de estar em cima do volante.

Outra questão importante é a maneira como se segura no volante. A melhor posição é "dez para duas". Imagine que o volante seja um relógio e fique com as mãos sempre neste horário.

Se você achou que estas dicas não foram tão importantes faça um teste. Dirija um dia seguindo estes conselhos e você vai perceber como no fim do dia seu corpo estará mais relaxado

Estas são algumas considerações importantes que encontrei num site de TT, e achei por bem colocar aqui.
Abraço a todos os amantes da natureza!
[/i]

Registado: 22 set 2005, 14:37

Mensagem por Oscar » 21 out 2005, 10:22

viva, muito bem dito, fica sempre bem colocar aqui estas informeções pois maior parte das vezes são precisas quando não as temos bem como o equipamento indispensavel que poderá ser muito util.

Eu felizmente ando sempre com a mala do carro cheia de tralha, mas nunca precisei, enquanto ando com ela, até k um dia k fui buscar o carro à oficina e tinha-lhe tirado tudo da mala, decidi meter-me no mato e pimba, atasquei e precisava de alguma das coisas k tinha tirado.

Por isso mais vale prevenir, e andar com tudo.

Algumas das coisas k me acompanham sempre:

Serra para cortar arvores
2 cintas de 5 ml
cabos bateria
2 lanternas com bateria recarregaveis
galochas
cintas de aperto
compressor para pneus
estojo 1ªs socorros
mapas de todo o lado
canivetes
1 pá
tubo de ferro para desempenar qualquer coisa
hi-lift (este guardado em casa, pois é enorme)
fatos chuva
2 conjuntos tapetes suplentes para desatascar da areia

e penso k é tudo

posso não precisar, mas tambem pode fazer muito jeito.

Um abraço

Patroldero / Oscar Pereira

Registado: 10 ago 2005, 18:22

Mensagem por Gameiruz » 21 out 2005, 11:20

Descidas íngremes com auxílio da reduzida

Sempre que você deparar-se com um descida muito íngreme não insista e nem confie apenas nos freios, eles podem não ser suficientes para segurar o carro, podendo provocar um acidente, principalmente se estiver molhado. As rodas podem vir a travar e o carro começar a escorregar. Nestes casos, engate a reduzida, coloque na 1ª marcha e deixe que o carro segure junto com o motor a sua velocidade. Se necessário, ajude um pouco com o freio, mas sempre tenha em mente que as rodas não podem ser bloqueadas e sim tracionadas, com isso, você terá maior controle do carro e evitará um possível acidente.

Boas, em relação ás descidas acentuadas, como é que vocês procedem ?

Eu tenho o hábito de descer em 1ª reduzida o que por vezes provoca aquela situação das rodas de trás quererem passar as da frente ou seja o TT começa a tentar descer de lado, quando isso acontece não travo, mas compenso com o volante e acelero ligeiramente, pois a travagem, penso eu de que ainda agrava mais esta situação, o que acham :) ?

Registado: 14 set 2005, 13:35

Mensagem por comman » 21 out 2005, 11:40

Eu tb desco em 1ª Redutora. Qdo isso acontece dou só mesmo um cheirinho de acelarador, sem sequer pisar a embraiagem e rodo o volante para corrigir... Mas quem sou eu...
Melhor mesmo era ouvirmos a opinião do Miguel Braga.
Editado pela última vez por comman em 13 mar 2006, 09:39, num total de 1 vez.

Registado: 12 ago 2005, 12:12

Mensagem por Filipe Loureiro » 21 out 2005, 12:13

Tb é assim que faço sempre, 1.ª redutora e aí vai disto se fugir um pouco da rota compensar com a direcção e um cheirinho de gás :unibrow:

Registado: 11 ago 2005, 15:40

Mensagem por Manwell_Mayraids » 21 out 2005, 12:39

Exactamente, por vezes há que ter a coragem de dar um cheirinho até voltarmos a ter tracção.
Curte o Passeio !

Registado: 11 ago 2005, 15:28

Mensagem por NCR » 28 nov 2005, 23:40

Olá,

No Patrol também faço as descidas em primeira baixa e com o pé em cima do acelerador para a eventualidade de a traseira começar a fugir. No UMM, cuja caixa é substancialmente mais curta, usava a segunda baixa.
Abraço,

NCR

Toyota HDJ 80
Nissan Patrol 2.7 TD Van
Honda Africa Twin
Honda XR 650 R
http://ncr2006.blogspot.com/

Registado: 24 mai 2006, 08:37

Mensagem por Luís Toscano » 24 mai 2006, 11:23

Pois...

Eu tb sei essa teoria toda mas a prática no meu Samurai diz-me que a caixa reduzida não chega. ou seja, no Samurai a 1ª não é suficientemente reduzida para impedir o carro de 'ir por ali abaixo', por isso e sempre com todo o cuidado tenho que ajudar com o travão...

Mais vos digo que nem dá de outra forma :confused:

:rolleyes:
Projecto Samurai Pick-Up (vai devagarinho, mas vai...)

Registado: 05 mar 2008, 20:34

Re: Dicas para Condução em TT

Mensagem por sousatt » 19 mai 2009, 21:46

claro que esta muito bem explicado e de facto e assim , mas na hora da verdade e quando a coisa aperta ........vale tudo , e preciso dominar a maquina ! :ups:
Cumprimentos
sousatt

Registado: 15 jul 2009, 22:24

Mensagem por David fafe » 27 jul 2009, 21:46

EU SOU NOVO NO TT E O MEU MAIOR MEDO E AS DECIDAS :crybaby: EU TENHO UM SAMURAI E SE LE METER A PRIMEIRA ELE AVANÇA COM MAIS VELOCIDADE GOSTARIA DE SABER COMO FAZER PARA ELE DESCER DEVAGAR SERA QUE TENHO QUE METER UMA CAIXA REDUZIDA :stupid:

Mensagem por sousatt » 27 jul 2009, 22:12

David fafe Escreveu:EU SOU NOVO NO TT E O MEU MAIOR MEDO E AS DECIDAS :crybaby: EU TENHO UM SAMURAI E SE LE METER A PRIMEIRA ELE AVANÇA COM MAIS VELOCIDADE GOSTARIA DE SABER COMO FAZER PARA ELE DESCER DEVAGAR SERA QUE TENHO QUE METER UMA CAIXA REDUZIDA :stupid:
claro k nas desçidas fortes tens k meter a primeira mas e a redutora e quando nesçesario um cheirinho o travao sem o deixar aqueçer muito :okkk: boas desçidas :thumbsup:
Cumprimentos
sousatt

Registado: 02 nov 2009, 12:01

Mensagem por Gil » 16 dez 2009, 10:57

haja sabedoria e sangue frio e tudo se controla. (quando se controla lololol)
quer condução TT ou condução desportiva. :thumbsup:
sou do Vitória até morrer!

Registado: 08 jan 2008, 19:35

Mensagem por carloslima » 02 fev 2010, 22:18

boas, dependendo du cumprimento das descidas, quando e muito muito acentuadaa mal sinta o carro a erguer a traseira carrego logo na embraiagem, mas issu e so mesmo em "emergencia", numa situaçao normal meto 1ª redutora, travo cm o pee e com e ajudo com o travao de mao tambem, pois sinto o carro muito mais seguro

Registado: 14 jun 2007, 16:09

Mensagem por midnightlimb » 24 ago 2010, 19:04

boas, dependendo du cumprimento das descidas, quando e muito muito acentuadaa mal sinta o carro a erguer a traseira carrego logo na embraiagem, mas issu e so mesmo em "emergencia", numa situaçao normal meto 1ª redutora, travo cm o pee e com e ajudo com o travao de mao tambem, pois sinto o carro muito mais seguro

O carro só levanta a traseira se as rodas da frente bloquearem e isso só acontece se bateres num obstáculo duro, se as rodas estiverem com a direcção toda virada para um lado e deixarem de rodar começando de ínicio a "dar de cu"ou se travares bloqueando as rodas.
Se está aflito, há que ter coragem e acelerar um pouco para ter tracção e corrigir a posição das rodas ... uma descida longa a travar e podes perder o controlo total dos travões e aí vais-te ver à rasca.

Descidas acentuadas: Primeira baixa logo no ínicio e deixas ir, nem pensar em pisar a embraiagem (não tenhas medo que não vai abaixo), pode dar uns toques de travão mas suave e sempre de forma intermitente, pequenos toques e nunca constantes, se começar a andar de lado atrás ou a levantar logo um cheirinho de acelerador e depois voltas a ajudar com uns toques subtis de travão nunca contínuo. Mais vale ganhar um pouco de velocidade, mas tens de ter atenção à saída da descida, do que descer à cambalhota frontal ou lateral.

É o que eu faço mas cada situação pede ligeiras alterações, agora embraiagem NUNCA!... Esse pé esquerdo sempre de fora do pedal... foi o k me ensinaram quando comecei a fazer umas aventuras!

Registado: 24 jan 2009, 22:58

Mensagem por Kangax » 02 set 2010, 21:49

midnightlimb Escreveu:

O carro só levanta a traseira se as rodas da frente bloquearem e isso só acontece se bateres num obstáculo duro, se as rodas estiverem com a direcção toda virada para um lado e deixarem de rodar começando de ínicio a "dar de cu"ou se travares bloqueando as rodas.
Se está aflito, há que ter coragem e acelerar um pouco para ter tracção e corrigir a posição das rodas ... uma descida longa a travar e podes perder o controlo total dos travões e aí vais-te ver à rasca.

Descidas acentuadas: Primeira baixa logo no ínicio e deixas ir, nem pensar em pisar a embraiagem (não tenhas medo que não vai abaixo), pode dar uns toques de travão mas suave e sempre de forma intermitente, pequenos toques e nunca constantes, se começar a andar de lado atrás ou a levantar logo um cheirinho de acelerador e depois voltas a ajudar com uns toques subtis de travão nunca contínuo. Mais vale ganhar um pouco de velocidade, mas tens de ter atenção à saída da descida, do que descer à cambalhota frontal ou lateral.

É o que eu faço mas cada situação pede ligeiras alterações, agora embraiagem NUNCA!... Esse pé esquerdo sempre de fora do pedal... foi o k me ensinaram quando comecei a fazer umas aventuras!

Exacto...agora é preciso é SANGUE FRIO :rolleyes: :okkk: :sabe:
Rui Cunha

Ex- Nissan Patrol 3.3D
Ex- UMM Alter 2 Turbo
Ex- Nissan Patrol 3.3 Turbo
Ex- Nissan Terrano I
Ex- Nissan Patrol 3.3 Turbo
Ex- Discovery 200Tdi
Ex- Pajero 2.5Tdi
Ex- Discovery 200Tdi
Actual- Mercedes G 240D

Registado: 13 nov 2010, 19:54

Mensagem por LinoPT » 18 nov 2010, 16:09

A verdade é que é preciso experiencia para descidas mais complicadas! Mas tambem nada de entrar em panico pois isso só piora as coisas! Agora, em relaçao aos procedimentos, penso que acima de tudo tem de se conhecer bem a viatura, pois todas reagem de forma diferente... já tive uma strakar, uma navara, um vitara, um pajero 3.2, e 2 wranglers ( um deles 5.0 a gasolina :crybaby: ) e todos eles teem comportamentos diferentes, portanto... primeiro conhecer bem a viaturapraticando em descidas mais suaves, observar o comportamento... tirar ilações e aprender com os erros, para depois nos pordermos aventurar em outras descidas mais dificeis ( eu ja tive uma em que o que me salvou foi abrir a porta traseira para que o peso da porta e do pneu, evitassem a queda para o lado oposto)... no fundo aprende-se praticando, devagar e com paciência! E a embriagem..... é para esquecer!!!!!! :loool:
TT Forever!!

Mensagem por sousatt » 18 nov 2010, 22:48

LinoPT Escreveu:A verdade é que é preciso experiencia para descidas mais complicadas! Mas tambem nada de entrar em panico pois isso só piora as coisas! Agora, em relaçao aos procedimentos, penso que acima de tudo tem de se conhecer bem a viatura, pois todas reagem de forma diferente... já tive uma strakar, uma navara, um vitara, um pajero 3.2, e 2 wranglers ( um deles 5.0 a gasolina :crybaby: ) e todos eles teem comportamentos diferentes, portanto... primeiro conhecer bem a viaturapraticando em descidas mais suaves, observar o comportamento... tirar ilações e aprender com os erros, para depois nos pordermos aventurar em outras descidas mais dificeis ( eu ja tive uma em que o que me salvou foi abrir a porta traseira para que o peso da porta e do pneu, evitassem a queda para o lado oposto)... no fundo aprende-se praticando, devagar e com paciência! E a embriagem..... é para esquecer!!!!!! :loool:

ta dito ! :respct:
Cumprimentos
sousatt

Registado: 26 nov 2012, 10:27

Mensagem por C.rodrigues » 07 jan 2013, 09:14

eu quando desço tmbm e em 1ª baixa e auxilio com o travao e volante mas muitas destas coisas que ja estao referidas aqui neste topico ja o meu velho me tinha ensinado.
Posso andar devagar mas vou a mais sitios que tu

Voltar para Técnicas, Truques e Dicas em todo-terreno

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante