por Ricardo_Ruivo » 20 out 2010, 20:40
Boa noite a.viana,
estive nos últimos 2 anos a acampar em Drave juntamente com o ABarros e o super , e para estes dois passeios que realizei elaborei dois percursos diferentes.
Itinerário de 2009:
- Início na Sra. da Mó em Arouca, seguir por terra até ponte telhe, depois seguir em direcção a Rio de Frandes sempre paralelo ao Rio Paivô, em Rio de Frades seguir pela esquerda atravessando a Ponte sobre o Rio Paivô em direcção a Covelô de Paivô. Passando Covelo de Paivô sobe-se para o alto da serra, onde depois se virá à Direita para a aldeia de Regoufe e as Minas de Regoufe. Em Regoufe é possivel ver a enorme montanha que rodeia Drave. Após Regoufe segue-se em direcção ao Portal do Inferno, no final da estrada do Portal do Inferno, vira-se à direita em direcção a Drave. Após iniciar o trilho em direcção a Drave, sugiro no cruzamento em "V" virar à esquerda para visitar a aldeia de Gourim onde se encontra a "casa psicadélica".
Após a visita a Drave, o regresso faz-se em direcção à Serra da Freita, passando pela Coelheira, Povoa das Leiras, Candal, Tebilhão, Cando e finalmente o Merujal.
Itenerário de 2010:
Este ano optámos por passar mais tempo em Drave, e nesse sentido utilizamos o caminho mais perto para Drave, que é pela Serra da Freita. Início no Merujal e depois seguir em direcção a Drave, passando por Tebilhão, Candal, Povoa das Leiras, Coelheira e finalmente Drave (este é o caminho de regresso da edição de 2009).
Aconselho também a visita ao Monte de São Macário e à aldeia da Pena para provar a boa vitela servida na adega típica lá existente.
Tenho os tracks gps dos dois percursos, bem como a lista de way-points dos pontos principais.
Caso pretenda posso lhe enviar.