9º PASSEIO TODO TERRENO “RISCOS 2009”
Pelo nono ano consecutivo o Cube TT - Pinhel Fora de Estrada, vai organizar o seu passeio anual denominado "Riscos".
Será no dia 31 de Outubro 2009, e como tem sido habitual nos passeios anteriores a concentração e briefing será efectuada na residência de estudantes de Pinhel, bem como um ligeiro beberete, em seguida darse-á inicio ao passeio com entrega do roadboock, que irá percorrer as belas freguesias do Bogalhal, esta apesar de não constar em nenhum roteiro turístico, a aldeia do Bogalhal é um daqueles raros locais perdidos na memória dos tempos que ainda mantêm a sua beleza.
O Bogalhal é hoje uma aldeia quase deserta. A história assim o determinou. Com poucos nascimentos e a pouca população a recorrer à emigração em busca de melhores condições de vida (emigraram sobretudo para o Brasil numa primeira fase e, posteriormente, para a França e Alemanha e por fim migraram para Lisboa.), a actual aldeia tende para a extinção humana, não tendo mais que umas dezenas de habitantes, bem como a freguesia de Cidadelhe esta está incluída no Património Mundial da Humanidade da UNESCO devido à verificação arqueológica de figuras gravadas em granito, colocando-se a hipótese de que estas pertençam a uma época Pré-histórica, de que alguns destes elementos pictóricos sejam paleolíticos.
Cidadelhe também se destaca pelas incríveis paisagens naturais que se podem observar. Situa-se a norte de Pinhel, num monte a mais de 500 metros de altura, entre os rios Massueime e Côa. É por muitos considerada como uma das mais belas aldeias de Portugal e é vista como Aldeia Histórica. Como importantes pontos de interesse a nível paisagístico, natural e arqueológico são de se destacar o "Castelo dos Mouros" e o "Poio do Gato".
O escritor português e prémio Nobel José Saramago imortaliza esta aldeia no seu livro Viagem a Portugal, na qual caracteriza a sua beleza. Como curiosidade o facto de Cidadelhe ser chamada pela população da região, principalmente pelas gentes pinhelenses, de "calcanhar do mundo", pelo facto de se encontrar no extremo norte do concelho pinhelense. Não perdendo de vista o magnifico pálio ali existente, bem como o tecto da Igreja de Santo Amaro.
O almoço será servido em Cidadelhe.
Para a parte da tarde teremos reservada o terceiro “módulo” de navegação que será nada mais nada menos do que uma pequena evolução dos anos anteriores, este ano iremos dar continuidade e ênfase à aprendizagem sobre navegação ao introduzir novos itens neste capitulo como o GPS.
A tecnologia atual permite que qualquer pessoa possa se localizar no planeta com uma precisão nunca imaginada por navegantes e aventureiros há até bem pouco tempo. O sofisticado sistema que tornou realidade esse sonho e chamado "G.P.S." – Global Positioning System (Sistema de Posicionamento Global) – e foi concebido pelo Departamento de Defesa dos EUA no início da década de l960, sob o nome de ‘projeto NAVSTAR’. O sistema foi declarado totalmente operacional apenas em l995. O Seu desenvolvimento custou 10 bilhões de dólares. Consiste de 24 satélites que orbitam a terra a 20.200 km duas vezes por dia e emitem simultaneamente sinais de rádio codificados. Testes realizados em 1972 mostraram que a pior precisão do sistema era de 15 metros. A melhor, 1 metro. Preocupados com o uso inadequado, os militares americanos implantaram duas opções de precisão: para usuários autorizados (eles mesmos) e usuários não-autorizados (civis). Os receptores GPS de uso militar têm precisão de 1 metro e os de uso civil, de 5 a 10 metros.
Serão introduzidas as coordenadas pela organização, sendo necessário o respectivo GPS e maquina fotográfica digital para a recolha das fotos de cada waypoint. O Riscos 2009 concluirá já com a habitual pista de obstáculos para os mais aventureiros seguido é claro de um jantar retemperador e entrega das respectivas recordações.
Programa:
8.30h – Concentração e Briefing em frente à residência de estudantes de Pinhel
9.30h –Inicio secção 1
10.00h – Paragem para pequeno almoço(Bogalhal)
10.30h – Inicio secção 2
13.00h – Almoço na Freguesia de Cidadelhe
14.30h – Especial Navegação
18.00h –Pista de obstáculos
19.30h – Jantar de encerramento
Um abraço daqueles que gostam da prática do TT.