Viking - Patrol GR Y60

Local para apresentação dos verdadeiros Patroleiros ...

Registado: 06 set 2015, 19:52

Viking - Patrol GR Y60

Mensagem por viking » 03 out 2015, 20:02

Boa noite.

Sou novo neste fórum, sou o novo proprietário dum GR Y60 e moro perto de Vouzela, Viseu.
Comprei o carro do filho do Carragoso (Construções Carragoso), por motivo de sempre ter gostado do Patrol, mesmo tendo em casa mais dois 4x4, ML 270 e Opel Frontera 2.8 TDI com 6000 kms, este totalmente reconstruido.
No caso do GR tem algumas coisas a ser revistas, gosto das coisas ao pormenor, mas tudo a seu tempo(€) e com o vosso conhecimento tudo se resolve.

Ficam aqui umas fotos do rodinhas.

Imagem
Imagem

Registado: 21 jan 2015, 07:51

Re: Viking - Patrol GR Y60

Mensagem por Dorian jose » 05 out 2015, 10:46

bem vindo muito fixe :okkk: :D
only patrol

Registado: 09 mar 2008, 21:47

Mensagem por policia » 05 out 2015, 17:32

Bem vindo, naquilo que puder ajudar... (do pouco que sei por experiencia, pois já tive um 3300 turbo, 2800d, 2800 turbo 260, 2800 turbo y60, e agora 2800 turbo y61) :D
cumprimenTTos

Registado: 08 jun 2009, 23:08

Mensagem por andremota77 » 05 out 2015, 22:09

bem vindo

Registado: 18 ago 2005, 05:03

Mensagem por Mário Guedes » 05 out 2015, 22:42

Bem vindo!
MJGuedes

Registado: 01 mai 2009, 00:40

Mensagem por SERENS » 05 out 2015, 23:46

Bem vindo ao PA :okkk:

Registado: 12 mar 2008, 11:47

Mensagem por kikoxs » 06 out 2015, 00:47

Bem vindo, esse não passa despercebido :D

CmpTTs
YOU CAN GO FASTER, I CAN GO ANYWHERE!!

968278526
kikoxs.troll260@hotmail.com

Meu tópico viewtopic.php?f=1&t=11050&start=0
Meu Blog http://todos-ao-montte.blogspot.com/

Mensagem por viking » 07 out 2015, 03:58

Obrigado a todos por as boas vindas.
Policia realmente estou na dúvida se estás qualificado para ajudar!... :D
Quanto à cor :stupid: já vinha, primeiro estranhei, agora já me habituei à ideia.
Bem, a máquina já foi mudar casquilhos, alinhar, etc e isto porquê?... Como é Patrol tinha de mandar as famosas guinadas no volante a partir dos 40 kms, amanhã chegam 4 pneus cooper discovery stt 35 12.5 15 novos, a ver se ajuda...

Já agora, tive um percalço, fiquei no mato sem as redutoras, algo que resolvi em casa (foi a chapa que protege o tubo de malha do escape que bateu e ficou a limitar o veio), enquanto isso, estava debaixo do carro e fiquei a pensar em rebaixar a caixa de transferências, pergunto aos entendidos, para a baixar basta fazer as 2 bolachas de 3 mm de 4 furos para cada lado, certo? Para a colocar, é desapertar os 4 parafusos, aliviar do outro lado, colocar um macaco a suportar e meter as bolachas? Desculpem, provavelmente até está aqui no forum mas não consegui encontrar nenhum tópico... :hummm:

Mensagem por viking » 08 out 2015, 23:20

Pneus montados, está muito, muito melhor, mas ainda continua com as guinadas no volante...

Mensagem por andremota77 » 10 out 2015, 20:56

Q pneus montas-te. Ginadela p a esquerda?

Enviado do meu bq Aquaris 5 HD através de Tapatalk

Mensagem por viking » 12 out 2015, 03:12

35 12.5 15 cooper discovery stt

Foge para a esquerda. Noto uma pequena folga e as guinadas estão bem fortes. :help:
Quanto a isso ouve um amigo que falou na hipotese de afinar rolamentos, patrol gr y60 tem como afinar rolamentos? :hummm:

Mensagem por andremota77 » 12 out 2015, 22:22

O fugir para a esquerda nunca vais resolver a não ser que mudes de pneus. :nod:

quanto ao resto tens de verificar se tens folgas nas rodas, nas barras, nos sticks, casquilhos.

Mensagem por viking » 13 out 2015, 00:30

Amigo, os pneus são novos, mudei por isso e por as guinadas...
Hoje tirei um cubo, dei um aperto no rolamento e está bem melhor quanto à trepidação no volante. Amanhã vou fazer o mesmo no outro cubo e pode ser que desapareçam as guinadas.

Mensagem por andremota77 » 13 out 2015, 09:19

digo-lhe isso dos pneus por experiência própria, não porque os outros disseram, pois tive esses pneus à 1 ano e desde o 1º dia tive esse problema do alinhamento.

a parte disso considero melhores que os BF e com um preço bem inferior só que a questão do alinhamento fizeram-me voltar novamente aos BF.

Se quiseres pesquisar basta ires ao google e colocares a pesquisa em inglês ( tyres cooper polling to left ) , em portugal temos muita gente com eles mas todos ou quase todos andam calados, porque será.

sempre podes reclamar na casa onde colocas-te os pneus :fiuu: :fiuu: :fiuu:

Mensagem por viking » 13 out 2015, 13:57

:stupid: :stupid: :stupid: :stupid:
Então é mais uma para juntar à lista...
Ontem após desmontar o cubo, tirei o freio, chego aos dois parafusos pequenos, estavam completamente moídos, foi um stress... Tive de tirar a jante e... descobri que tenho o disco partido, falta um bocado no disco e dá para ver que já anda assim à muito...
Agora descubro também que os pneus novos puxam à direita?! :angry:

Mensagem por andremota77 » 13 out 2015, 22:19

Estamos sempre a aprender, e olha que eu gosto de ouvir e ler os comentários mas como não percebo nada de mecanica não me aventuro porque sai caro.

No teu caso acho que deves dar uma grande volta ao jipe ao nivel geral . mudação valvolinas das cx e diferenciais, travões, sistema de refrigeração , limpeza radiador, oleo, filtros, distribuição, casquilhos, rolamentos, só depois deves partir para o TT... é a minha opinião.

Para mim um GR tem valor não pelo ano da matricula mas pelo estado do mesmo.

Mensagem por viking » 13 out 2015, 22:56

andremota77 Escreveu:Estamos sempre a aprender, e olha que eu gosto de ouvir e ler os comentários mas como não percebo nada de mecanica não me aventuro porque sai caro.

No teu caso acho que deves dar uma grande volta ao jipe ao nivel geral . mudação valvolinas das cx e diferenciais, travões, sistema de refrigeração , limpeza radiador, oleo, filtros, distribuição, casquilhos, rolamentos, só depois deves partir para o TT... é a minha opinião.

Para mim um GR tem valor não pelo ano da matricula mas pelo estado do mesmo.

Concordo André, em estado geral, de mecânica o carro não está mal, estava descuidado, mas de resto já dei uma vista de olhos a nível geral, troquei casquilhos, filtros, óleo, radiador limpo ...
Hoje foi dia de mudar os mínimos para leds, desmontar o outro cubo para lubrificar, vi que o rolamento está apertado ao máximo e mesmo assim está com ligeira folga (mas não existe atrito), fui ver o filtro novamente pois fiz este fim de semana TT em Terras do Bouro, verifiquei e resolvi o problema da barra de faróis que deixou de trabalhar por motivo de fusível... esta semana a ver se lhe troco a valvulina da caixa e trocar amortecedor da direcção que está a babar.
Aos poucos ele vai ao sitio. :)

Quanto aos pneus, adoro os cooper e são uma excelente escolha em relação a preço e qualidade, nunca me tinha dado conta...
Para mim ficam a 640€, estive para colocar os Mickey Thomson 35 12.5 15 ficavam a 880€ eram mais 240, agora já é difícil trocar... :stupid:

Mensagem por viking » 26 out 2015, 01:31

Bem, para actualizar...

Com a falta de luz que se fazia notar, arranjei umas opticas novas e baratinhas, lampadas + 110% osram h4 e mãos ao trabalho, conclusão iluminação 5* parece de dia!

Imagem

Como se não chegasse, faltava iluminação interior, por isso fui a uma casa que conserta máquinas de casa, frios, etc. comprei umas lâmpadas mesmo muito pequenas, sem algum tipo de casquilho ou aplique, apenas com dois filamentos... com trabalho, desmontei os botões interiores do painel e com calma e paciência em duas horas voltei a ter luz em todo lado e leds também no teto.
Ferramentas para este trabalho: canivete, pinça e muiiitta calma.
Dificuldade: fácil desde que feito com calma. Custo 0.70€ cada.

Mala - Como eu detesto a mala em alcatifa, fui a uma casa de ferragens, comprei um bocado de rolo de borracha preta, padrão de piso aderente tipo o que se vê nas chapas de aluminio, forrei a mala toda (no chão) mesmo por baixo do banco de trás, demorei uma hora e agora é passar um pano e está sempre limpo. Ficou 5*
Ferramentas: Nada de especial, Chave de roquete com a 10 para desapertar as argolas, chave de estrelas, xisato, régua e pouco mais.
Custo aproximadamente de 25 a 30€.

Próxima intervenção: mudar os rolamentos das rodas da frente, estão nas últimas e ainda mais, com tremeliques... :D

Registado: 20 fev 2014, 10:24

Mensagem por PuroeDuroy61 » 26 out 2015, 08:56

Boas no seu caso, a vibração maluca do jipe desapareceu com a mudança dos rolamentos de roda? Eu tenho o mesmo problema entre determinada velocidade, e após algumas pesquisas referem que as causa podem ser estes mesmos rolamentos ou os rolamentos cônicos que em cada roda tem um em cima e outro em baixo, sendo preciso tirar a roda fora para chegar aos mesmos. Realmente tem lógica que a vibração possa ter origem nestes rolamentos, e antes de gastar dinheiro em sticks, kits de rebai. caixa, etc é isto mesmo que eu vou fazer :okkk:
No seu caso, comprou rolmentos de roda novos? Em que estado estavam os outros?
CmpTTS

Mensagem por viking » 06 nov 2015, 00:17

PuroeDuroy61 Escreveu:Boas no seu caso, a vibração maluca do jipe desapareceu com a mudança dos rolamentos de roda? Eu tenho o mesmo problema entre determinada velocidade, e após algumas pesquisas referem que as causa podem ser estes mesmos rolamentos ou os rolamentos cônicos que em cada roda tem um em cima e outro em baixo, sendo preciso tirar a roda fora para chegar aos mesmos. Realmente tem lógica que a vibração possa ter origem nestes rolamentos, e antes de gastar dinheiro em sticks, kits de rebai. caixa, etc é isto mesmo que eu vou fazer :okkk:
No seu caso, comprou rolmentos de roda novos? Em que estado estavam os outros?
CmpTTS

Boas companheiro.

As minhas desculpas mas ainda não tive tempo para tratar disso, tenho andado de volta de um projecto (estufa)...
Tens aqui um bom guia que podes e deves seguir... Foi onde vim procurar soluções para mim.

https://www.youtube.com/watch?v=xPLgglRbDF0

Julgo ser uma grande ajuda para esses casos.

Mensagem por viking » 30 jan 2016, 03:59

Actualização...

Faz tempo que nada coloco, em resumo...
Neste tempo troquei, resolvi:
As guinadas eram rolamentos que levou todos à excepção duma roda traseira mais vedantes 550€ (Mais uns ajustes feitos no motor)...
A juntar às guinadas estava o amortecedor de direcção rebentado, foi um procomp pro lixo... Coloquei um de origem que tinha para desenrascar que durou duas semanas a rebentar...
Mandei estofar os bancos de competição, estavam rotos 60€
Coloquei leds no teto...
Coloquei 50% das luzes que estavam em falta nos botões do interior.
Rádio CB
Pastilhas novas, quando travava a direcção puxava, o vendedor "esqueceu" que tinha colocado uma pastilha de cada nação!!! :bem:
Coloquei um parafuso numa das pinças dos travões, o antigo dono "esqueceu" que levava dois parafusos em vez de um!!! :hummm:

Ultimamente o GR andava a martelar a frio, algo que achei estranho, barulho que desaparecia rápido... Comecei a andar em cima do motor, mas nada à primeira vista a não ser uma gota de oleo pendurada no turbo... Estava a colocar o carro para a garagem, acende luz da bateria e da água, temperatura normal, pressão do óleo normal... Fiquei desconfiado da poli, desliguei, abri e deito a mão à dita, em cheio, abanava, rodava, etc... Escatel da cambota degolado, poli partida! :crybaby: :crybaby: :crybaby:
No estado que ficou, foi sacar fora, comprei uma cambota nova, está a levar bronzes, para a semana vai para o lugar.
Como não chegasse, tenho fuga nos colectores, já foram também para rectificar!...
E ainda... Recordam a gota de óleo? Pois, turbo nas couves!!! :grrr: :grrr: :grrr:
Estou a pensar meter um TGV, o que dizem? Eu tenho preferência por o colocar por a razão de ficar com mais força em baixas, menos rotações, logo menos desgaste se usado com cabeça... O que dizem?

Mensagem por andremota77 » 30 jan 2016, 09:24

pelo que leio esse GR vinha com falta de manutenção

o meu conselho em relação ao TGV é que o motor deve ser aberto bloco e cabeça testada senão vais ter problemas, é importante fazer uma boa revisão do motor senão vai tudo À vida.

Mensagem por viking » 30 jan 2016, 16:23

Da falta de manutenção prefiro nem comentar, já estou a ferver com os "esquecimentos" e falta de informação na venda/compra, acho incrível como se mancha o nome por tão "pouco"...

O motor está todo aberto, tenho a cambota e colectores no torneiro. Quanto ao resto, parece bem, não tinha passagem de óleo, mas mesmo assim vai testar.
Qual o turbo aconselhado? 2260?

Mensagem por andremota77 » 31 jan 2016, 23:22

2260

Mensagem por viking » 01 fev 2016, 21:32

andremota77 Escreveu:2260

Obrigado André.

Próximo

Voltar para Viaturas dos Membros