3.3 peeling caseiro

Local para apresentação dos verdadeiros Patroleiros ...

Registado: 16 abr 2008, 00:03

Re: 3.3 TURBO MAXXIS CREEPY CRAWLER 35

Mensagem por lenhador » 28 mar 2010, 14:48

Boas, amigo o ponteiro de temperatura do teu maxine anda normalmente onde ? o meu levou um termostato

novo de 83G, o meu em frio e depois de andar 1 minuto fica logo a meio, mantem a meio se puxar por ele

muito ou pouco sobe mais 2mm acima de meio...mas mantem...anda sempre a meio e as vezes um pouco mais

é normal nestes 3.300 ? obrigado :okkk: o meu jipe faz quase 1.5 de turbo mas atenção só o faz em 3,4,5 vl

o teu faz em 1 quanto ? mera curiosidade minha.....como nao tenho por aqui mais 3.300 turbos, nao tenho

termos de comparação...heheheh

lenhador

Registado: 28 mar 2007, 02:03

Mensagem por a.viana » 28 mar 2010, 16:07

lenhador Escreveu:Boas, amigo o ponteiro de temperatura do teu maxine anda normalmente onde ? o meu levou um termostato

novo de 83G, o meu em frio e depois de andar 1 minuto fica logo a meio, mantem a meio se puxar por ele

muito ou pouco sobe mais 2mm acima de meio...mas mantem...anda sempre a meio e as vezes um pouco mais

é normal nestes 3.300 ? obrigado :okkk: o meu jipe faz quase 1.5 de turbo mas atenção só o faz em 3,4,5 vl

o teu faz em 1 quanto ? mera curiosidade minha.....como nao tenho por aqui mais 3.300 turbos, nao tenho

termos de comparação...heheheh

lenhador

boas lenhador

a nivel de temperatura o meu ta exatamente igual ao teu so em 5ª a fundo em auto estrada passa mais um pouco mas nada de mais....

a pressao do turbo agora ja nao faz 1.5 mas sim 1.2 fechei de proposito pois achei que nao estava muito fiavel ....e pouco ou nada se notava as 300 g a mais.mas faz 1.2 em qualquer mudança ...as 1850 rpm faz 800g a partir das 2200 rpm vai no maximo da pressao
alem da pressao do turbo adiantei muito pouquinho o ponto do motor (bomba injetora) pois com muito mais ar a entrar tivemos de por o gasoleo a entrar nos cilindros um pouquinho antes senao so se ouvia o turbo a assobiar mas nao rendia.agora assobia menos :D

abraço :okkk: :friends:
918636852-a.viana

3.3 TGV THE BIG RED MACHINE

CONTRA KIT DE UNHAS NÃO HÁ CAVALOS...

Mensagem por lenhador » 28 mar 2010, 21:46

obrigado, nao percebi bem quando falas do ar ? meteste mais gasol e ar ? meteste um I.C ?

pelo que percebi adiantaste a bomba certo ?

abraço e obrigado pela atençao

lenhador :okkk:

Mensagem por a.viana » 29 mar 2010, 00:20

lenhador Escreveu:obrigado, nao percebi bem quando falas do ar ? meteste mais gasol e ar ? meteste um I.C ?

mais ar poque aumentas a pressao do turbo ...a finalidade de aumentar a presssao do turbo e no pouco tempo que a valvula de admissao esta aberta entrar o maximo de ar e gasoleo o turbo empurra o ar e a bomba injetora empurra o gasoleo
o ic so serve para diminuir a temperatura do ar pois ao sair do turbo a temperatura do ar esta a cerca de 600graus ....logo nao e muito bom para a combustao do diesel
sim adiantei a bomba um pouquinho ....
abraço :friends:
918636852-a.viana

Registado: 08 set 2008, 12:37

Mensagem por jorgenog » 29 mar 2010, 01:59

a.viana Escreveu:
lenhador Escreveu:obrigado, nao percebi bem quando falas do ar ? meteste mais gasol e ar ? meteste um I.C ?

mais ar poque aumentas a pressao do turbo ...a finalidade de aumentar a presssao do turbo e no pouco tempo que a valvula de admissao esta aberta entrar o maximo de ar e gasoleo o turbo empurra o ar e a bomba injetora empurra o gasoleo
o ic so serve para diminuir a temperatura do ar pois ao sair do turbo a temperatura do ar esta a cerca de 600graus ....logo nao e muito bom para a combustao do diesel

Boas, 600º ?? isso não é muito ??, os 600º são medidos à saida da turbina de escape ou à turbina do compressor?? parece-me muito o compressor estar a comprimir ar a 600º para a camara de combustão, gostaria de saber se executaste algum teste ou só partes desse principio que...
Estas questões vêm ao assunto de "EGT" que de tanta importancia é para a fiabilidade dos motores "mexidos" e quase ninguem fala deste tema.

Cumps.

Jorge Nogueira.
EX. PATROL 3.3 DV, DUAS TONELADAS DE PURO PRAZER.
PATROL GR 3.0 DI, DUAS TONELADAS E MEIA DE PURO PRAZER

Mensagem por a.viana » 29 mar 2010, 20:03

boas jorgenog :okkk:
quando falo 600graus devia ter dito que era a temperatura do turbo(caracol quente) (a diesel entre os 600 e os 800) claro que o ar nao sai do caracol frio a 600 mas a cerca de 200 e tais graus ( Imagem vemos aqui temperatura dos gases de escape e do ar a saida do caracol frio ) o IC depois vai baixar para os cerca de 90 graus (temperatura mais ou menos ideal para a combustao do diesel como sabemos o diesel nao explode como a gasolina) .
quanto ao EGT( exhaust gas technologies) isso e para ter em conta mas em motores muito muito desenvolvidos.
PS : atençao que sou amador curioso (ou fod...tudo como se diz na giria :lotlol: )e nao profissional de mecanica.
918636852-a.viana

Mensagem por lenhador » 29 mar 2010, 20:24

a.viana Escreveu:

Boas, sim na questao do i.c tou mais ou menos dentro do assunto :D :okkk: talvez perguntei mal...

pois ha quem misture, quantidade, com ar arrefecido etc...

só nao tinha percebido bem....na questao da bomba adiantada sim concordo....alteras o tempo da injeçao :thumbsup:

abraço

Mensagem por lenhador » 29 mar 2010, 20:34

outra coisa, sabes se esta bomba kiki tem algum sistema tipo L.D.A interno, como as rotativas ? o facto daquela bomba ser em linha surpreendeu-me

por ter acelerador á bomba....claro se fosse na admissão teria que ter um sistema estanque, senão a preçao

perdia-se pelos buracos da borboleta etc....de quantos mm sao os elementos da bomba sabes ? ouvi que eram

de 8mm......

abraço

Mensagem por a.viana » 30 mar 2010, 19:33

lenhador Escreveu:outra coisa, sabes se esta bomba kiki tem algum sistema tipo L.D.A interno, como as rotativas ? o facto daquela bomba ser em linha surpreendeu-me

por ter acelerador á bomba....claro se fosse na admissão teria que ter um sistema estanque, senão a preçao

perdia-se pelos buracos da borboleta etc....de quantos mm sao os elementos da bomba sabes ? ouvi que eram

de 8mm......

abraço

boas lenhador :okkk:
acho que esta bomba nao tem lda (vulgo limitador de fumaça)
918636852-a.viana

Mensagem por a.viana » 30 mar 2010, 19:35

para ajudar e partilhar
gostei de ler e aprendi alguma coisita :D

Mitos e Verdades

Desde sua criação, no inicio do século passado, o motor movido a óleo combustível tinha como objetivo em todas as aplicações uma maior durabilidade, baixo consumo e intervalos maiores entre manutenções além da confiabilidade. Mas talvez sua característica mais marcante seja o torque.

O QUE É O TORQUE ?
Nos infla o ego ao adquirirmos um veículo ou outro equipamento e sabermos “qual é sua potência”. Mas na verdade o que nós utilizamos, é o torque em 80 % do tempo.

Ex: O veículo que se desloca com maior facilidade do seu ponto de inércia , seja no trânsito ou em uma ladeira mesmo estando carregado e sem que se use rotações altas, respostas rápidas nas retomadas, sustentação de giro nas subidas prolongadas , são exemplos da utilização do torque.

Essa característica é mais predominante nos motores diesel turbo, se comparadas aos motores Otto (gasolina / álcool).

A curva de torque dos motores diesel inicia-se muito antes e se prolonga por um tempo maior se comparadas ao Otto. E, no motor em que se tenha abundância de torque em proporção a sua cilindrada , é um motor de menor consumo, especifico.

Torque é o momento de força é representado pela fórmula
. Torque = Força x Distância.

Ex: Se for aplicada uma força de 50 (n) Newtons e uma distância de 1 metro (m) teremos então

T = 50 n . 1 m = 50 nm

O QUE É POTÊNCIA ?
Potência é a medida do trabalho efetivado em uma unidade de tempo. Sendo assim, este trabalho é o resultado de uma força que desloca seu ponto de aplicação.

A representação de potência se faz pela seguinte fórmula
Potência = Força x Distância dividido por Tempo.

A unidade mais “popular” para se medir a potência é o ( cv ) cavalo – vapor. Embora o Kw ( Kilowatt ) seja mais apropriado. 1cv corresponde a força necessária para elevar 75 Kgf a altura de 1m (metro) no tempo de 1(s) segundo. Desta forma teremos:

Razão de compressão ou como é popularmente dito taxa de compressão é obtida através da relação entre volumes do cilindro com o pistão em seus extremos Pms e Pmi.

Razão de compressão é igual a volume do cilindro + volume de câmara de combustão dividido pelo volume de câmara de combustão.

ROTAÇÃO
Para os amantes de motores diesel rotação baixa , nunca incomodou, mas com a introdução dos motores ( HSD ) High Speed Diesel , mesmo não sendo muito alta , 4.000 , 5.000 rpm. Confere ao propulsor maior elasticidade , deixando o veículo com ele equipado mais agradável para se conduzir.

Mas você pode encontrar motores com cilindrada similar e rotações de trabalho diferentes , mas com a mesma VMP. Velocidade medida do pistão.

A VMP é calculada em m/s onde h é o curso do pistão:

O s dois denominadores são uma constante tomando como base que a VMP limite é de 20 m/s , você pode ter um motor com um projeto em que a 2.000 rpm ele atinja 20m/s. Ou um de trabalho a 15000rpm e que atinja os mesmos 20m/s . E ambos com a mesma cilindrada mas com desempenho muito diferentes.

TURBO COMPRESSOR
Desenvolvido em meados da segunda guerra tanto quanto a injeção de nitro óxido e até mesmo injeção de água no cilindro.

A intenção era de aumentar rapidamente o desempenho dos motores dos aviões quando fosse preciso arremeter.

TURBO é popularmente conhecido mas refere-se a “parte quente” do conjunto e COMPRESSOR a “parte fria” do conjunto.

No turbo compressor equipado com válvula wastegate a intenção é ter um conjunto com reação mais rápida em relação ao mesmo equipamento sem este recurso.

É composto por um eixo com dois conjuntos de rodas com pás onde a entalpia (H) (Energia dos gases) que é produzido na fase de combustão e expelido na fase de exaustão do motor e conduzido pelo caracol para movimentar as pás da turbina que por sua vez estando no mesmo eixo fazem com que a pás do compressor possam bombear ar para o interior do cilindro em volume superior a capacidade natural de aspiração do motor.

Tudo isso associado ao "cooler" seja ele ar/ar ou ar/água aumentam a quantidade de ar no interior do cilindro, pois ao extrair parte da temperatura do ar que no momento em que é comprimido através compressor podem atingir facilmente temperaturas acima de 100graus centígrados , e um bom trocador de calor reduz isso, no mínimo, pela metade.

INJEÇÃO DE COMBUSTÍVEL
O conjunto bomba injetora e bicos injetores têm duas configurações básicas: Direta e Indireta.

A dinâmica do conjunto consiste em injetar diretamente na câmara de combustão uma quantia de combustível pré-determinada no momento exato e com tempo específico.

POSSE DE DADOS
Estando com estas importantes informações observa-se o que é coerente ou não ao se dedicar ao aumento de performance em um motor diesel.

ERRO GRAVE:
NÃO se pode obstruir o fluxo de gases fechando a "wastegate" de um turbo compressor, pois as conseqüências são danosas a todo o conjunto.

Ex: Obstruindo a passagem da WG você faz com que suba muito a rotação do turbo fazendo com que a totalidade do volume de gases os quais foram calculados para em parte movimentar o rotor da turbina e em parte saírem pela janela ali disposta, fiquem condicionados a passarem pela área do rotor criando assim uma restrição, aumentando muito a contra pressão ( pressão dentro do coletor de escape ) e temperatura entre motor e o turbo, fazendo com que o motor tenha dificuldade em expulsar os gases e conseqüentemente subir para final de giro.

A falsa sensação dada pelo aumento de pressão indicado no manômetro de que o desempenho também aumentou é facilmente desmascarado com o uso de um dinamômetro onde mesmo aumentando a quantia de combustível o motor não rende nem próximo do que é quando original.

UM OUTRO ERRO
É aumentar a dosagem do combustível (débito) indiscriminadamente. Existe um (Range) é claro, em que se trabalha, pois no caso de bomba (VE) rotativa, quando se altera a dosagem você também tem que corrigir transferência que interfere no avanço, etc...

LDA
O conceito de rosquear o parafuso do encosto do LDA para melhorar o desempenho somente faz com que se elimine sua função pois ele deve ser acionado pela pressão do turbo compressor e liberar o batente da alavanca da bomba gradativamente para que injete + combustível progressivamente.

METROLOGIA
Deve-se, para efeitos de parâmetro, coletar dados do motor estando original seja ele qual for, dados como: Potência, Torque, pressão do turbo (quando houver) e contra pressão e vasão dos bicos injetores. São dados essências para se iniciar o trabalho, isso sem falar na PME ( pressão média efetiva ) que é a força exercida sobre o pistão e transmitida para biela e também eficiência térmica.

Um motor diesel com nível A de preparação tem como meta a ser atingida 100cv por litro, ou seja, um motor 2.5 litros teria que atingir 250cv, 2.8 litros 280cv, 4.2 litros 420cv e assim por diante.

O mérito deste trabalho esta em conseguir este resultado com a curva de potência tendo sustentação o maior tempo possível (em dinamômetro é claro) sem uso de alquimias no combustível, injeção de água ou nitro; pois se formos usar mais estes recursos à escala teria obrigação de superar os 100cv por litro facilmente.

A intenção deste relatório é de desmitificar pelo menos parte das várias lendas que existem e que "rondam" pela internet.

Por: Maurício Moreira (Preparador e Consultor Técnico da Rasch Motoren).
918636852-a.viana

Mensagem por lenhador » 30 mar 2010, 20:03

a.viana Escreveu:
lenhador Escreveu:outra coisa, sabes se esta bomba kiki tem algum sistema tipo L.D.A interno, como as rotativas ? o facto daquela bomba ser em linha surpreendeu-me

de 8mm......

abraço

boas lenhador :okkk:
acho que esta bomba nao tem lda (vulgo limitador de fumaça)

Boas, L.D.A nao tem eu sei.....será que tem algo parecido ? :unibrow:

abraço

Mensagem por a.viana » 30 mar 2010, 20:11

acho que nao
so deve dar pra regular no parafuso do debito
abraço
918636852-a.viana

Mensagem por a.viana » 31 mar 2010, 17:04

para quem pediu um videozito aqui ta ele:
a arrancar parado no asfalto seco com 35" :D :D nao é grande coisa, mas para um velhote que fez no passado dia 23 21 anos ta bom [:p]
http://www.youtube.com/watch?v=VMY_Lg1nSrs

918636852-a.viana

Registado: 02 nov 2009, 12:01

Mensagem por Gil » 31 mar 2010, 17:11

:eek: :eek: :eek: :eek:

ponham os olhos!!! :sabe:

ddddaaaaaasssssss :eek:

quero o meu assim!!!!!! :grrr:

:friends:
sou do Vitória até morrer!

Registado: 17 jan 2010, 00:59

Mensagem por Zétone » 31 mar 2010, 17:30

Isso bufa mesmo Viana jasus :eek: ↲O meu só é mais novo um ano eheh :D ↲Abraço
"PATROL" NEVER NEED TO BE REPAIRED..... JUST BE UPGRADED!!!
Tópico (início) viewtopic.php?t=18346

Registado: 21 set 2009, 22:24

Mensagem por PIPELINE » 31 mar 2010, 17:37

Boas!

Eu se escrever aqui o primeiro comentario que fiz ao ver o video, corro o risco de me chamarem malcriado... mas posso adiantar que foi algo pareçido com "DASSSS"!!!

Raios partam, essa máquina é... MÁQUINA MESMO! [clap] [clap] [clap] [clap]

Os anos não passam por ele de certeza! Fenomenal!

Parabéns pelo trabalho conseguido, dá gosto ver um veiculo, seja ele de que marca for e sendo neste caso um patrol tanto melhor, a esbanjar saude como esse!

Força aí

Paulo
Face your fears, live your dreams!!!

Registado: 24 jan 2009, 22:58

Re: 3.3 TURBO ARRANQUE COM 35"

Mensagem por Kangax » 31 mar 2010, 18:59

3.3 TURBO...digam o que quiserem :unibrow: :unibrow: [:p] [:p]
Rui Cunha

Ex- Nissan Patrol 3.3D
Ex- UMM Alter 2 Turbo
Ex- Nissan Patrol 3.3 Turbo
Ex- Nissan Terrano I
Ex- Nissan Patrol 3.3 Turbo
Ex- Discovery 200Tdi
Ex- Pajero 2.5Tdi
Ex- Discovery 200Tdi
Actual- Mercedes G 240D

Registado: 30 mar 2009, 22:12

Mensagem por pedro olisani » 31 mar 2010, 19:15

sao carros para uma vida e ainda sobra nao haja duvidas!!!
Porque coisas pequenas tambem fazem coisas Grandes
http://www.youtube.com/user/MrOlisani

Registado: 22 dez 2005, 11:00

Mensagem por cristiano » 31 mar 2010, 20:37

ganda arranque...como se porta essa embraiagem???
viewtopic.php?f=1&t=7231&st=0&sk=t&sd=a&start=575 »»»»O INICIO««««

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

Registado: 29 out 2009, 22:17

Mensagem por RGOMES » 31 mar 2010, 21:39

:eek: :eek: :eek: ...isso está com um reactor debaixo do capo, ou quê [clap]

Grande avião que está aí :okkk:

Mensagem por a.viana » 31 mar 2010, 22:50

obrigado pelos comentarios ao velhote :sabe:
cristiano Escreveu:ganda arranque...como se porta essa embraiagem???

crtistiano a embraiagem desde de que a pus nunca falhou :okkk:

abraço :friends: :friends:
918636852-a.viana

Registado: 29 out 2007, 12:54

Mensagem por DiogoBaptista » 31 mar 2010, 23:19

Amigo dass :sabe: maquina pah

O meu tb esta quase a fazer os 21 anitos :yesss:

Abraço :okkk:
Diogo Baptista