Boas Carlos, em resposta à tua pergunta posso-te dizer que neste tipo de arranjos quer sejam caseiros ou numa oficina a limpeza das peças é essencial para um pintura duradoura.
MOSSAS E AFINS--- As nossas viaturas TT têm a tendência de andar quase sempre com mossas na chapa, logo a redução dessas mesmas mossas é necessária para a superfície reflectir depois de pintada um brilho homogéneo.
serviço de (bate-chapa), pode ser feito em casa batendo na chapa amolgada com um contra batente pelo lado oposto (massacote), há varias formas e tamanhos de massacotes para as diferentes mossas e locais onde estas se podem encontrar.
Aplicação de massas e fibras e lixagem das peças. Nesta fase, a aplicação de massas não deve ser feita em zonas de muita profundidade, sendo preferível aplicação de FIBRA nessas zonas, pois tem mais elasticidade e previne as rachadelas. Pode ser feita a mistura de massa e fibra, numa única aplicação, tendo em atenção que os secantes a utilizar são os dois! um para a massa e outro para a fibra, pois são diferentes.
LIMPEZA--- Partindo do principio que as peças estão completamente limpas de qualquer vestígio de ferrugem; óleos; ou qualquer tipo de gorduras, duas boas camadas de primário ou massa pistolável é o ideal para a criação de uma boa base para a tinta propriamente dita.
Este é o ideal de preparação para uma pintura caseira, pondo de parte uma anti oxidação de peças (jato de areia e metalização) que isso era mesmo o melhor a fazer, mas... €€€€€€€€€€.
O Shassis-- Neste caso a pintura é mais grosseira, no entanto a preparação passa pelos mesmos princípios, limpeza a fundo de todas as peças a pintar, sendo que a minha preferência, será sempre o ANTIGRAVILHA pois alem de conferir uma cor homogénea, dá-lhe também uma protecção extra uma vez que as características deste produto funcionam, como que se de uma borracha liquida se tratasse.
Se houver algum profissional nesta área que repare nalguma asneira que se chegue a frente

pois até posso ter duvidas e nem saber.
Espero ter ajudado Carlos no entanto se for aparecendo qualquer duvida dispõe a vontade.
Abraços