gnasGR y61 3.0 Di

Local para apresentação dos verdadeiros Patroleiros ...

Registado: 21 jan 2008, 13:06

Mensagem por _2 » 13 mai 2008, 20:13

Boas amigo Guilherme [wink]

E que tal o escape?

Andava mesmo á procura de um catalisador para fazer o tubo,assim ñ teria de parar o carro esta gente por aqui ñ tem nada disto em stok nem no ferro velho :crybaby:

Registado: 09 fev 2006, 18:09

Mensagem por gnasGR » 13 mai 2008, 20:16

Pois é, uma das coisas que pretendia fazer já lá vão uns tempos era retirar-lhe o catalisador.
Como estava com a mão na massa da reparação do alternador, resolvi que era esta a altura certa para tal serviço

Retirei a ponteira que liga o escape ao turbo e levei aos Escapes do Marco para me cortarem o catalisador fora e meter um tubo no seu lugar.

Aqui pode ver-se as ponteiras já sem o catalisador a aguardar o enxerto

Imagem

Aqui estão a soldar o novo tubo…

Imagem

O pior foi quando fui meter ao sítio.
Não ficou devidamente alinhado e não encaixa!

Não queiram saber a dor de cabeça que esta bricolage me esta a dar…

Mensagem por _2 » 13 mai 2008, 20:19

Aproveitou as falanges é isso?

Já agora... isso deu para desapertar por baixo do carro ou o turbo tem que sair eu ando aflito para fazer o mesmo,mas ñ há moldo ando farto de correr :rolleyes:

Registado: 29 jan 2006, 13:53

Mensagem por 6 cilindros » 13 mai 2008, 20:21

e sempre a engenhar

Registado: 28 mai 2006, 20:18

Mensagem por psergio » 13 mai 2008, 20:22

_2 Escreveu:Aproveitou as falanges é isso?

Já agora... isso deu para desapertar por baixo do carro ou o turbo tem que sair eu ando aflito para fazer o mesmo,mas ñ há moldo ando farto de correr :rolleyes:

Penso que não há volta a dar, pois quando eu tirei o meu tambem tive que tirar o Turbo. :(

Mensagem por gnasGR » 13 mai 2008, 20:29

Nem imaginas a trabalheira que deu para o tirar fora.
Tive que desapertar a chapa de alumínio que protege o tubo para poder aceder aos parafusos da falange superior.
O pior é que para a chapa sair, tive que tirar os tubos do intercooler, e da água. Que lavoura. Nâo mexi no turbo.

Quanto a forma final que acabei por optar, mais logo ou amanha posto aqui as fotos para veres…

Registado: 05 dez 2005, 21:14

Mensagem por Pedrowolf » 13 mai 2008, 20:40

Boas Guilherme,

Já lá vai o tempo que todos os dias tinhamos novidades da evolução da tua máquina [wink]

Depois de retirares o catalizador é que vai roncar! [wink] e a geometria? Ui...ui... dá mesmo gosto ouvir [clap] [clap] [clap] [clap]

Abraço :thumbsup:

PR

Registado: 18 ago 2005, 20:06

Mensagem por Eduardo Ferraz » 13 mai 2008, 20:41

Guilherme cuidado que lá em baixo tens que meter um silenciador.....roncar a noite em Santiago de Cacém....humm :rolleyes:

Mensagem por _2 » 13 mai 2008, 20:44

psergio Escreveu:

Penso que não há volta a dar, pois quando eu tirei o meu tambem tive que tirar o Turbo. :(

Olha quem está aqui a espreita ó Guilherme...ele é que tirou o dele e sabe dos truques ...
Pois o meu problema continua ...ñ posso parar o carro :crybaby:

Mensagem por _2 » 13 mai 2008, 20:48

gnasGR Escreveu:

Nem imaginas a trabalheira que deu para o tirar fora.
Tive que desapertar a chapa de alumínio que protege o tubo para poder aceder aos parafusos da falange superior.
O pior é que para a chapa sair, tive que tirar os tubos do intercooler, e da água. Que lavoura. Nâo mexi no turbo.

Quanto a forma final que acabei por optar, mais logo ou amanha posto aqui as fotos para veres…

Foi o que o mecanico me disse "tinha que desmontar quase o carro todo " eu é que andava a tentar contornar a situação :confused: mas pelo que dizes e confio cegamente já vou ficar quieto ,,pena queria trocar o escape para que tudo o resto que mexesse já ficasse afinado com valores reais

Mensagem por psergio » 13 mai 2008, 22:10

Eduardo Ferraz Escreveu:Guilherme cuidado que lá em baixo tens que meter um silenciador.....roncar a noite em Santiago de Cacém....humm :rolleyes:

Pois é meus amigos, lamento desaponta-los mas a UNICA maneira de o 3.0 DI roncar (e não tem nada a ver com 2.8 6 Cinl.) é retirar o catalizador e as duas panelas, ou seja, é um tubo directo do motor cá para fora! aí sim, já se houve, tanto que em Lisboa não me atrevia e isto durante o dia com o ruido da cidade, de ultrapassar as 2.500 r/m. Ganho 1: bom som, mas não á homem com H GRande do 6 cilindros; Ganho 2: rendimento em baixas; Percas: perca de rendimento em altas, especialmente em subidas longas, pois como não há retenção de gases, há percas efectivas. Isto é somente a minha opinião. Opinião de quem tentou as possibilidades todas para fazer com que tivesse voz de Homem, ou seja, que a voz fosse semelhante ao coração! :D :D resumindo: voltei a meter a panela de retençaõ de gases. E tanto quanto soube na altura, é melhor não andar a inventar e a mandar fazer uma especial, pois tanto quanto sei a de origem é muito boa.

Guilherme... :crybaby: :crybaby: ás vezes dá-me umas saudades do meu nGRo! ainda no passeio das Lezirias, passaram (a seguir ao almoço, "tás a ver") 2 y60 com motor cabstar a dár-lhe a sério, mas a levantar grandes ondas, e eu de HDJ... olhei, olhei, e pensei Nã isto com tanta travagem e recuperações vou levar baile! e então sim, lembrei-me do meu nGRo com 2 amortecedorespor roda para poder curvar a fundo, e com aquelas modificaçõeszitas, e pensei... se eu tivesse agora o GR estva td Fod... porque estes rapazinhos tinham que ir transpirar um bocadito! :D :D

A minha consulação é que foi para as mãos de um Sr. do sabogueiro (serra da estrela) que tambem anda com vontade de o tratar como deve de ser... aliás logo ao principio, como não estava habituado ao arranque daquilo, num pequeno corta-fogo, só não deu uma volta de 180 graus para trás porque os deuses estavam do lado dele! :D :D bem hajam!

abrç
psergio

Mensagem por gnasGR » 13 mai 2008, 22:23

Pedrowolf Escreveu:Boas Guilherme,

Já lá vai o tempo que todos os dias tinhamos novidades da evolução da tua máquina [wink]

Depois de retirares o catalizador é que vai roncar! [wink] e a geometria? Ui...ui... dá mesmo gosto ouvir [clap] [clap] [clap] [clap]

Abraço :thumbsup:

PR

Boas Pedro,

Não podem ser sempre os mesmos a evoluir…
Temos que dar a vez a outros! :D

Mensagem por gnasGR » 13 mai 2008, 22:24

Boas Paulo,
Nesta fase só vou retirar o catalisador.
A panela central vai continuar no lugar dela. Como sabes, não sou de grandes transformações. Gostos de alterações cirúrgicas localizadas, de preferência que não sejam irreversíveis; Nunca sabemos o dia de amanha!

Mensagem por psergio » 13 mai 2008, 22:31

gnasGR Escreveu:Boas Paulo,
Nesta fase só vou retirar o catalisador.
A panela central vai continuar no lugar dela. Como sabes, não sou de grandes transformações. Gostos de alterações cirúrgicas localizadas, de preferência que não sejam irreversíveis; Nunca sabemos o dia de amanha!

sim eu sei, mas mesmo que a tires não faz grande ruído, fica somente um pouco mais cheio, mas somente em altas.

Vais á concentração, não é? eu estou lixado, se fôr é somente no domingo e mesmo assim está complicado. logo se vê!

Mensagem por _2 » 13 mai 2008, 22:47

Vocês e a concentração :crybaby: :crybaby: e eu de casório e ainda por cima padrinho :angry: lá se vai mais um up-grade :angry: mas se tudo me correr bem e assim o espero ainda quero ir apertar as costelas á caravana do norte conhecer o amigo e famoso homem da bricolage :unibrow: humm talvez um corta mato pelos lados das lezírias e os apanhe [bigsmile]

Eu disse lezírias ??? :rolleyes:

Ai jasussssss [}:)] [}:)]

Mensagem por gnasGR » 14 mai 2008, 11:41

Sempre fui da opinião de que se queremos um trabalho bem feito, o melhor é sermos nós a faze-lo.

Cortei novamente o tubo.
Com base na falange inferior, cortei a plasma, seis peças de ferro de 10mm.
Fui ao torneiro para as trabalhar sob as minhas indicações.

Aqui pode ver-se novamente o escape em pedaços…
Imagem

Já no torneiro a preparar a furação das novas falanges
Imagem

A pingar as novas falanges ao Catalisador
Imagem

Resultado final:

Com Catalisador
Imagem

Sem Catalisador
Imagem

Registado: 15 mar 2006, 18:45

Mensagem por pepo29 » 14 mai 2008, 12:25

belo trabalho [clap] [clap] [clap]
é só mimos...o GR assim fika mimado de mais :D :D :D
todo tipo de acessorios 4X4 : http://www.fracing4x4.com

facebook : http://www.facebook.com/Fracing4x4

Mensagem por _2 » 14 mai 2008, 14:56

:nod: Palavras para quê ... :D Guilherme onde mexes a coisa fica ao mais alto nível , quanto ao "se queremos bem feito temos de ser nós a fazer" ui...ui...é realmente mais que verdade...quando nos mexem no carro e se escapa uma chave ao desapertar um parafuso o nosso coração ate estremece [bigsmile] [bigsmile]

Guilherme ficou 25* :thumbsup:

E o ronco :unibrow: conta...conta ,notas mais power ou nem por isso

Registado: 30 set 2005, 10:36

Mensagem por terleira » 14 mai 2008, 16:49

Guilherme,

Vais usar algum tipo de vedante entre falanges ? Pergunto mas não se será sequer necessário, ou se existe sequer algum material que possa/deva ser utilizado no "meio" .

Abraço
Evitem criar tópicos desnecessários. Procurem antes de Postar.
Utilizem o SUPORTE.
Má educação e comportamento abusivo sem tolerância.
Ler não é falar. Cuidado com a má interpretação.

Forum PATROL AVENTURA o maior de todo-o-terreno em Portugal.

Registado: 26 nov 2006, 23:02

Mensagem por TDI_sport » 14 mai 2008, 17:37

terleira Escreveu:Guilherme,

Vais usar algum tipo de vedante entre falanges ? Pergunto mas não se será sequer necessário, ou se existe sequer algum material que possa/deva ser utilizado no "meio" .

Abraço

Tem que usar massa de escapes

Mensagem por gnasGR » 14 mai 2008, 18:01

Na vedação da saída do turbo, ficou a junta de cobre original.
Nas restantes falanges, meti massa de escapes.

Meti tudo ao sítio, e tapei o tubo no final a ver se havia fugas, e descobri que o tubo flexível tem uma fuga. Tenho que o substituir.

De resto pareceu-me ter ficado tudo muito porreiro.

Quanto ao ronco, pura e simplesmente não tem; ficou a notar-se um trabalhar mais solto e um muito ligeiro cantar a peru no desacelerar.

O binário subiu, como já suspeitava. Esta a subir de regime mais cedo e a recuperar de forma mais eficiente.

Numa primeira análise, estou satisfeito.

Mensagem por _2 » 14 mai 2008, 18:08

Boa tarde Guilherme

Mas continuas com as duas panelas (meio/traseira)
Que tubo flexível é esse que falas?

Mensagem por gnasGR » 14 mai 2008, 18:17

A última panela já era há muito tempo. Desde que alterei o Xoques traseiro que a removi.
Neste momento só tenho a panela grande do meio, que não estou a pensar em mexer.

O tubo flexível, é um componente do tubo de escape com cerca de 20cm, mas em malha flexível, que fica ai a uns 10cm antes da panela do meio.

Se espreitares por baixo, vais identifica-lo de imediato.

Registado: 26 nov 2006, 23:02

Mensagem por TDI_sport » 14 mai 2008, 18:34

Este homem não para aínda vamos ver este jipe com GPS de origem [bigsmile]

Mensagem por _2 » 14 mai 2008, 18:39

Obrigado pela explicação

O psergio tirou a do meio e colocou a de retenção de gases no lugar desta,segundo o mecanico a panela traseira (original) é melhor do que qualquer uma das que se compra por ai...ganhas-te uns 7/8 cavalitos ñ ? :thumbsup: [clap] [clap]

Onde pões as mãos sai trabalhinho ao mais alto nivel :nod:

AnteriorPróximo

Voltar para Viaturas dos Membros

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes