Box potência da tbox... Anda no mínimo vou fazer um upgrade na box uma actualização para ter uma pressão Mais constante...

Manómetro pressão turbo... Mais para a frente um para EGT

Toda a cablagem antenas de gps e tv , bem como de Cb.
cristiano Escreveu:rs patrol Escreveu:A maquina tá a ficar muito bonita ou nao fosse um patrol,agora a minha questao é: caixa automatica??? porqué?????
A mulher também pode conduzir aprendeu num caixa automatica ..
CarlosDias Escreveu:já foi ao trial hoje.....
diogo fafe Escreveu:bela escolha de jantes...
ficou ah patrao....![]()
![]()
![]()
![]()
terca feira e k vou exprim isso...
vai ser so videos eu e o nel a tentar subir o vulcao
cristiano Escreveu:diogo fafe Escreveu:bela escolha de jantes...
ficou ah patrao....![]()
![]()
![]()
![]()
terca feira e k vou exprim isso...
vai ser so videos eu e o nel a tentar subir o vulcao
Ataca aí nel... Depois de tanta indecisão das jantes axo que firam a escolha certa...
Abraco
Edu Escreveu:Isso da má fama do zd30 tem muito que se lhe diga. A Nissan e a Renault continuam a usar o zd30 em muitos modelos como Nissan Cabstar, Atleon (pesado), El Grand (não saiu em Portugal), Renault Master, Maxity(clone cabstar) e acho que aínda existem mais modelos que usam zd30.
Como alguém disse aqui este motor até é bom o Patrol é que é pesado de mais para ele. Se a Nissan tivesse feito um zd30 V6 podem ter a certeza que este problema não se punha. O facto é que nós abusamos dos nossos motores levando-os ao limite, no caso em que este motor é usado em pesados dura muito mais porque o regime de trabalho é mais baixo (o motor anda nas 1500rpm).
É claro que eu sou suspeito porque tenho um, mas já pesquisei muito sobre este assunto e é tudo muito relativo, por exemplo isso de a partir de 2005 se terem resolvido os problemas não é bem assim porque já temos pelo menos um caso no forum de Patrol Australiano em que um modelo de 2007 queimou a cabeça e por acaso até já é um comman rail da última versão.
Na minha opinião a versão automática até é melhor porque o motor trabalha em menos rotação para a mesma velocidade em relação a versão caixa manual.
Alguns concelhos para o Cristiano:
Cuidado com os óleos Nissan! Quem diz Nissan diz qualquer outro fabricante automóvel. Estes fabricantes não produzem óleos nem quaiquer outros produtos lubrificantes. Normalmente usam o óleo mais barato que conseguem negociar e que satisfaça as especificações mínimas para este motor. O melhor é usar um óleo de marca (Shell/Castrol/Mobil) que esteja de acordo com a norma JASO DH1 (norma motores diesel japoneses). O melhor que eu conheço e que se consegue arranjar cá é o Mobil Delvac 1 5W40 (100% sintético) e é muito bom, o problema é o preço!!! Uma solução de compromisso é usar o Mobil Delvac MX Extra 10W40 (semi-sintético) que já atinge a norma CI-4 e que no meu caso como tenho a EGR tapada aguenta bem. A Nissan enviou uma circular a todos os concessionários acerca disto. No meu caso como não faço mais que TT turistico mudo aos 10000km há quem mude aos 5000km quando abusa mais, vai ao gosto e carteira de cada um.
Em relação aos filtros ar/óleo eu uso sempre filtros originais porque já tive más experiências com outro carro...(como sou eu que faço as revisões o que poupo em mão de obra dá para as peças)
Outra coisa essencial é instalar o que os nossos amigos australianos chamam de NADS (Nissan Anti Detonation System) e que consiste em instalar manometros de pressão turbo e temperatura de gases de escape, filtro no respiro do motor (catch can), tapar a EGR e ao mesmo tempo instalar a famosa válvula Dawes com a needle valve para controlar o turbo de forma linear sem passar pela centralina. Já existem aqui tópicos sobre a instalação e afinação da mesma.
Em relação á caixa automática faz bem em mudar os filtros da mesma e o óleo. Se a sua não tiver vareta para ver o nível não se admire porque pelos vistos é normal. A Nissan considera a vareta uma SST (special service tool), mas é possível comprar uma, existe um código de peça que é 31086-VC100 (convém confirmar na Nissan).
Também há quem faça uma alteração para poder bloquear manualmente o conversor de torque da caixa automática de forma a melhorar a capacidade de travagem e ao mesmo tempo aumentar a acelaração e diminuir os consumos. A mesma está descrita aqui: http://www.chaz.yellowfoot.org/Lockup%2 ... Switch.htm
Há aínda quem altere uma resistência para melhorar as passagens das velocidades mas não tenho muita informação sobre isto. Ver link http://www.patrol4x4.com/forum/nissan-p ... tor-35866/
Em relação ao turbo os primeiros eram lubrificados a óleo e refrigerados a água e parece que deram alguns problemas. O meu já foi mudado pelo anterior proprietário e a Nissan meteu a nova versão que apenas tem lubrificação/refrigeração de óleo, a entrada e saída de água foram tapadas com tacos que já vinham incluídos no kit de reparação original.
Uma coisa que mudei logo que o Patrol veio para as minhas mãos foi as tampas do radiador e do vaso de expansão, a do radiador já tinha a borracha tão marcada que deixava para anti-congelante aos poucos. Passado ano e tal enquanto fazia uma revisão encostei-me ao radiador e parti o pescoço de plástico onde encaixa o tubo que vai ao vaso de expansão. Embora pudesse mudar só a parte superior em plástico optei por colocar um radiador novo e não confiar no outro que já tinha 11 anos! Este problema também é referido noutros forums e já houve casos em que o tanque de plástico superior rachou por si próprio porque o plástico fica quebradiço com o tempo. No seu caso também deve ter atenção ao radiador porque o mesmo aínda tem a função adicinal de arrefecer o circuito de valvulina da caixa automática.
Uma alteração/melhoramento que aínda não fiz mas está em estudo é instalar uma bomba auxiliar de gasóleo junto ao depósito. Este assunto é muito debatido lá fora porque parece que as bombas injectoras da serie VP44 da Bosh foram projectadas para trabalhar com pressão positiva na entrada e no nosso caso a Nissan não usou pré-bomba logo a bomba injectora é que puxa o combustivel (cria vacuo na entrada). Há quem diga que ao instalar esta pré-bomba se aumenta a longevidade da bomba injectora, há aínda quem refira melhorias na resposta do motor mas quanto a isso já não tenho tanta certeza... De qualquer forma a bomba que estou a pensar usar é da marca Walbro FRD-1 (http://www.autoperformanceengineering.c ... pumps.html) e tem a vantagem de só trabalhar conforme é necessário (tem um pressostato incorporado que ao atingir uma determinada pressão de gasóleo desliga a bomba) e em caso de avaria não bloqueia a passagem de combustivel. Quando se faz esta alteração é necessário alterar a ligação do retorno de gasóleo dos injectores. Ver aqui: http://www.chaz.yellowfoot.org/Fuel%20System.htm
Quanto a reprogramar centralinas há uma pessoa cá em Braga que talvez consiga fazer qualquer coisa. Uma vez em conversa deu-me a entender isso. A oficina fica no mesmo conjunto de pavilhões onde está o concessionário da Porche Braga (talvez saiba quem é). Sei que é necessário dessoldar as 2 eeproms originais e soldar suportes para instalar outras com novos mapas. Como não sou fã de mexer nas centralinas (e muito menos nesta!) nunca aprofundei o assunto com ele. Julgo que a solução de instalar uma box adicional de qualidade é mais segura e fácil de reverter para o estado original.
Vou-lhe enviar um link para o manual actualizado do Patrol até ao suplemento X. Tem muita informação útil.
Uma coisa que reparei é que o seu Patrol apesar de ter matricula de 07/2000 na base de dados da Nissan tem data de fabrico/produção de Março de 2000 por isso é dos primeiros!!!
É claro que vai ouvir muitas "bocas" acerca deste motor como eu ouvi mas não ligue, o binário e os consumos já justificam... Eu também queria um automático mas na altura não apareceu nenhum, é muito bom para TT (ao contrário do que se possa pensar) e não tem embraiagem nem bimassa para mudar (eu sei por experiência).
Peço desculpa pelo testamento e referência a outros forums mas no fim de contas o que conta é a partilha de informação e experiências de forma a melhorar as nossas máquinas!
Cumprimentos,
Edu
Bruno Coelho Escreveu:[
Sim senhor![]()
Pensava que já tinha ouvido tudo!!
Obrigado por esta explicação!!
Cristiano ainda bem que compras te um 3.0DI porque até agora nunca tinha lido tanto como agora!!
cristiano Escreveu:Boas edu agradecido pela informação. Já fiz uns 1000 kms no Patrol e estou satisfeito. Nao tem nada a ver com o rd28 que eu tinha. Mas até se mexe bem notei uma perca aquando os pneus 35 mas os gc já os vou por. Qt a caixa é porreira sem duvida. Consumos para já 14 litros em media.qt só óleo da Nissan é elf, sei que o
Óleo tem qualidade . O meu turbo tã a fazer constante 1 bar, nota se é uma perca em baixas desde que tapei a egr , o turbo acorda mais tarde, já tirei o catalisador , panela e escape inox 60 mm, oil counter, e vou experimentar por lá no máximo , qt a tBox vou fazer update para compensar a egr, qt a caixa a realmente a rotação anda sempre lá por baixo se andar com o pé encostado... Abraço e Obg
jorgenog Escreveu:cristiano Escreveu:Boas edu agradecido pela informação. Já fiz uns 1000 kms no Patrol e estou satisfeito. Nao tem nada a ver com o rd28 que eu tinha. Mas até se mexe bem notei uma perca aquando os pneus 35 mas os gc já os vou por. Qt a caixa é porreira sem duvida. Consumos para já 14 litros em media.qt só óleo da Nissan é elf, sei que o
Óleo tem qualidade . O meu turbo tã a fazer constante 1 bar, nota se é uma perca em baixas desde que tapei a egr , o turbo acorda mais tarde, já tirei o catalisador , panela e escape inox 60 mm, oil counter, e vou experimentar por lá no máximo , qt a tBox vou fazer update para compensar a egr, qt a caixa a realmente a rotação anda sempre lá por baixo se andar com o pé encostado... Abraço e Obg
Boas,
Não sei se já montou a Dawes e Needle Valve, mas com escape alterado, Kat. fora, EGR tapada esse motor garantidamente que já está em OverBoost, aconselho-o a instalar um manometro de EGT o mais depressa que possa e se já andar a fazer leituras de 500/600º não se admire, mas cuidado que já é muita temperatura.
Dawes e Needle Valve é a combinação perfeita para resolver os problemas para quem gosta de inventar com estes motores.
Existe tambem um sensor que está acopolado ao Intercooler que é o sensor da pressão do turbo, que quando não está de saude tambem gosta de mandar estes motores abaixo.
Boa sorte com a nova montada e faça os pequenos passos que vêm descritos no manual de referencia Australiano pois eu só assim consegui resolver os problemas quando comecei a inventar no meu.
Abraço.
Jorge Nogueira.
cristiano Escreveu:Já a caminho... Entretanto tou a ver se mando vir da Irlanda do importador o air clean sensor da crc ...
Voltar para Viaturas dos Membros
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes