CarlosDias Escreveu:se nao estou em erro, em tempos li algo tambem haver com a bomba do 15bft.. para ficar porreiro tem k ser mexido por quem sabe, isto falando para power.. na altura falava.se do bj da rstt penso eu k para ficar canhao levou bomba mecanica/rotativa será?
já agora alguem tem mais info sobre isto?
A bomba injectora do 15 bft tem de ser trabalhada e, para melhores resultados, tem de levar uma bomba rotativa que é mais rara e que equipa alguns autocarros de transporte que tb usam o 15 bft. O volante de motor tb tem de ser trabalhado... e outros truques que alguns especialistas já me contaram!
Qto à escolha do Pedro Moita... Por acaso puseste um radiador maior e polia reduzida para melhorar o arrefecimento, Pedro? Temos de perceber que o rd28ti tem um problema de cabeças quando leva muito aquecimento e, quando se aumenta a potência, tem de se melhorar o resto tal como nas outras coisas de um jipe...
Se levamos um motor ao limite, temos de ter o cuidado de melhorar tudo ou vais comprometer a fiabilidade... Basta um radiador que não seja devidamente lavado para ficar cheio de lama de passeio para passeio e perder a eficácia... O mau funcionamento das ventoinhas ou do viscoso também pode comprometer...
Eu não ando na dureza como tu, pois também uso o carro no dia-a-dia, e admiro mt quem pode andar com o carro no mato a partir mas dou-lhe bastante uso e abuso do motor em muitas situações e o meu motor simplesmente não aquece dessa forma!
O Luís acelera da LM4 que me preparou o jipe, anda em provas de trial com um rd28 com TGV e aquilo aguenta... mas tem o resto da preparação!
Quanto ao 1-KZT, é inferior, obviamente, ao 1 HD 4.2... muito mais leve mas mt menos fiável que o motor do HDJ80, especialmente se muito mexido e levado ao limite...
O 4.2 pode ser colocado com 240- 250 cv com turbo e toques de bomba e mesmo assim está longe do limite... esse motor equipa o HDJ 100, que tem de origem 204 cv... Em 2001, esse mesmo motor passou a usar um TGV, mantendo a cavalagem mas com as boxes da adonis pode atingir os 300 cv... e sem stress para o motor! Vejam os sites australianos que têm bastante informação com intercoolers e turbos sobredimensionados e outras invenções.
Há motores destes a andar 500.000 km sem serem aberto e sempre a abusar... se alguém duvidar, venha aqui a baixo ver o HDJ80 do tasmânia ou do Henrique! Nem imaginam o que eles abusam com o carro! Baixas espectaculares e altas a partir! Comparar as baixas de um 1 HD com o KZT é tapar o sol com uma peneira... até porque o KZT, apesar de muito bom de prestações e de ser facilmente trabalhável, não é muito fiável tal como o rd28. O 1-HD tem o binário disponível ás 1200 rpm e só o motor da BMW pode rivalizar com este em prestações com a vantagem do consumo... talvez gaste um pouco menos!
O teu carro com grupos cónicos reduzidos 5,43 e um motor cabstar, bmw, 1-HD, 1 KZT ou 15 BFT sobe uma parede a 90º se se conseguir agarrar a ela... só tens de escolher é aquele motor que seja mais fixe para a tua condução... O problema a partir de determinado valor de cavalagem ou torque não é o motor mas sim tracção...
O motor 4.2 da nissan também é bom e tem muito potencial... apenas não foi mais desenvolvido pela Nissan porque nunca conseguiram controlar as emissões para as colocar de acordo com as normas modernas mas como a malta do TT não se interessa com isso...

Pode ficar a fazer fumo mas vai andar... eheheh