Olé malta, ainda bem que gostaram.
As 4 últimas fotos são do ano passado em Marrocos. As 8 primeiras são de uma expedição de Abril deste ano realizada à Tunísia, com o clube Territori 4X4, onde representei a Revista 4x4 e para quem escrevi uma reportagem que foi públicada há duas edições atrás. A particpação na expedição e a reportagem que escrevi, valeram-me o convite para integrar a organização que o clube Espanhol Territori 4X4 vai realizar à Argélia (é verdade é mesmo Argélia). Não se trata de ir a Marrocos, é uma expedição difícil, sem as comidades hoteleiras de Marrocos e para onde temos de levar um camião de assistência mecânica à expedição, dadas as dificuldades de encontrar este tipo de apoio local. É uma expedição para homens (e mulheres) de barba rija, ou seja, Patroleiros de verdade.
Quer eu vá quer não vá, se houver quem queira participar numa coisa destas, um verdadeira experiência para a vida, é com este pessoal que devem ir e eu dentro dos possíveis, posso ajudar-vos nos contactos.
Façam uma consulta ao site
www.territori4x4.com, onde podem ver outras expedições à Líbia, Marrocos, Tunísia, Mauritânia, Namíbia e em outras paragens do mundo. Expedições fantásticas, com road-book e wpts(não é Maria vai com as outras). Esta expedição da Argélia é que é um pouco mais complicada, mas por exemplo, a Líbia, tem locais lindíssimos, tal como a Tunísia, mas a Líbia, talvez mais ainda e sem quaisquer riscos, acompanhados por pessoas com um elevado nível de profissionalismos.
Já agora como sugestão, quando pensarem organizar qualquer coisa em Marrocos, se não forem por vossa conta e risco, experimentem procurar o site do clube Camaleon (espanhol), que penso que é
www.clubecamaleon4x4.com, grupo verdadeiramente profissional em Marrocos, com expedições de qualidade e com o preço mais baixo do mercado. Verdadeiramente imbatíveis.
Apesar da minha paixão por África e sahara, também gostos dos montes, buracos e lamaçais do minho ao algarve. Por isso em breve voi mandar algumas fotos nacionais. Dai-me tempo para escolher.
Um abraço e um feliz natal a todos.
Fernando (Escalpe)