Bem camaradas,
Esta merece ser partilhada!
O Van-trol foi à inspecção e não passou devido ao problema de travões!!que novidade né!!Eu a pensar que iriam reclamar do xoques e guincho, mas nada!ESPECTACULO!!
Então o trol não travava nada de uma das rodas de trás e a outra travava menos 30% do eixo dianteiro
Então mãos ao trabalho (de outro claro!!)
Verificar bombitos e maxilas...conclusão:um bombito nas couves e o outro a babar oleo! Novos bombitos comprados e montados, vamos a sangrar o circuito.. ...depois de algumas tentativas ficou ainda pior do que estava!!
Solução da oficina:nova bomba central de travões!

...não fiquei satisfeito e fui a outra oficina..:"à e tal, não gostamos de resolver problemas mal acabados de outros!!"...PQP, não tenho direito a uma segunda opinião?
..lá tentaram ver o problema..mais um sangramento..(parecia um filme de terror, tanto sangue!).. e conclusão:bomba na sucata!!..que novidade!!!
Vamos lá então procurar nova bomba...
Em duas casas, "não temos cá nada disso"..., fui a mais uma casa(Stand B@arat@) e temos cá esta, e o manual diz que é igual..e eu:epá não é nada igual,a minha é preta e não tem nada a ver com isso!!

, vena cá ver ao carro sff,"-pois, mas é o que tenho no manual, deve servir!!"
(começa aqui a melhor parte)...então venha de lá essa que depois se não servir venho cá troca-la!
Oiço uma voz a dizer-me "-epá, tenta abrir a que tens e vê as anilhas(o-rings).." e eu, pois se fosse mecanico!!..e ele diz:" pois eu coneço bem esses carros, fui mecânico 30 anos(na G acaba em R e tem um N no meio) e passaram muitos trols na minha mão ...(teve logo toda a minha atenção!

).. continuou dizendo"-se fosse eu era o que fazia.."
Tentei puxar conversa com o homem a ver se sacava um novo AMIGO!!E você tem oficina?pergunto eu.."não, faço só uns biscates pós amigos".. (queria tanto ser seu amigo, pensava eu!!!)
Lá puxei pelos trunfos e consegui ir até à casa do homem!

...uma garagem pequena, mas com um stock de peças para Trols e UMM....
Ficou combinado no dia seguinte ir lá para ele dar uma vista de olhos e disse-me para ficar e ajudar se quisesse!então não fico?!?!
Quem sabe,sabe meus amigos!!
Metemos mão à obra:
Limpeza total nos tambores e maxilas(retiradas fora!), afinação do travão de mão..e então sangrar tudo de novo e ver se a bomba ainda reanimava!

depois disto tudo os travões voltam a ressuscitar

..., ainda sem estarem perfeitos mas a funcionar..NICE!!!
Lá fomos dar umas voltas e travões a fundo...ele dizia"-agora com os bombitos novos temos que ver se realmente o problema é da bomba"...mais umas travagens bruscas e cada vez mais os travões a responderem melhor!!
Ficámos por aqui (3 horas depois) dizendo-me ele "- anda uns dias assim a ver se o sistema volta ao normal, se não, voltas cá e desmanchamos a bomba e verificamos-a!
Lá fomos a um cafézito para acertar as contas...e le diz" não é nada, venha cá pá mais vezes que paga as próximas!!
Entretanto já fui devolver a outra bomba, ERRADA, que ainda foi 72 trols!
Meu amigos, homens destes já são dificeis de arranjar..e este caiu-me do céu!!

...o trol já tem médico de familia!!!
Desculpa lá os "lusíadas" mas tinha que partilhar isto!!
Algumas recomendações do homem:
-Se trocarem bombitos, sangrem só esse eixo onde trocaram, não mexam no outro!
-Trocar pastilhas à frente tb tem manha,depois logo tento saber que manha é essa!!
-Trocar de tempos em tempos a corrente do motor!!(próxima vez que lá for), com orçamento de 500trols
e se o fizerem, troquem os tensores também!
-Oleo 10W40 a trocar cada 10mil km
Só assim os trols dos "guitas" aguentaram tantos km!!!
Abraço a todos