andrecorreia Escreveu:Sim compound de grosso modo é a turbina deum turbo a ligar a turbina do outro turbo como tambem as compressoras, mas existe compound e 2stage turbocharging, o sistema utilizado no cummins e no vx é compound o sistema que uso na peugeot e tb compound mas vou alterar assim que chegue a Portugal para 2stage pois para um carro com pouca celindrada será melhor.
No turbo compound e 2stage consegues fazer pressoes doidas por exemplo um garrett gt2256v e um gt1544v temos o gt1544v a debitar 1..2bar e o gt2256v 1bar portanto a pressao(admitindo que não existem perdas) absoluta será de 2.2 bar pois o turbo gt2256v em vez de estar a receber pressao atmosferica esta a receber a pressao de 1.2 bar e a essa pressao vai comprimir mais um bar.
De um groço modo é esta a explicação mas não pensem que é tao facil fazer como dizer pois é preciso acertar muito bem as turbinas dos dois turbos caso contrario vai estar um a puxar para cada lado, é preciso muita conta e ver muitas flow charts para conseguir fazer uma coisa perfeita. :
O sistema compound normalmente é para os doidos por binário e nao de cavalagem;)
Percebi.
Os sistemas compound que conhecia são ligeiramente diferentes, que são os utilizados nos navios. A turbina depois do turbo liga à cambota.
Sistemas de turbos sequenciais e paralelos já conhecia.
Para sistemas compound tenho uma ideia, mas não é para tirar potências doidas. É para uma utilização mais diária.
Amigo Viana peço desculpa pelo offtopic.