Boas
mas amanhã de manhã já vai sair cá para fora a válvula para ver o que se passa por ali...
Isso vai ser uma manhã ocupada...só consegues vêr isso tirando o turbo, ou tirando o escape...
para tirares o turbo tens que tirar os colectores e desmontar praticamente tudo o que fica do motor para a direita

(visto de frente)
Para tirares o escape (se tiveres muita sorte) os pernos que apertam no bloco do turbo não estão podres e não partem lá dentro como me aconteçeu...e com isso desmontado consegues ver a janela para onde abre a wastegate e consegues ver se o comportamento é normal, na minha opinião isso quer-se é tudo desmontado, do filtro de ar ao escape....de certeza que encontras a maleita
Pelo que dizes pareçe dar a ideia de ter sido a wastegate que tenha encravado na posição de alivio e está sempre a aliviar a pressão para o escape, para veres se é isso basta tirares o escape apartir do flexivél e dares umas voltas no jipe se estiver sempre a assobiar provavelmente é isso...o normal é só assobiar em grandes cargas e quando levantas o pé...
Atenção que a valvula que falo fica integrada dentro do bloco do turbo...aquela valvula cilindrica cá fora é apenas o actuador, e isso n costuma avariar, as vezes deixa passar alguma pressão , mas vê-se logo pois sai suja com oleo...
Se por outra razão qualquer o turbo não estiver a gerar pressão no circuito esse actuador tambem não faz nada pois ele depende de um certo valor de pressão para fazer o livio...
Hummm...acho que ficou um pouco confuso

, se tiveres alguma duvida apita...