Carlos Novo - The Black Monster!

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Re: Carlos Novo - New Machine - The Black Monster!!!!

Mensagem por Carlos Novo » 19 out 2008, 21:29

Pessoal , preciso da vossa ajuda... a minha recente aquisição tem um problema que me anda a deixar maluco... tenho uma fuga de pressão por algum lado, mesmo sem puxar muito por ele a máquina parece uma panela de pressão... o que causa uma perca de potência (bastante notável em relação ao meu antigo) e claro maiores consumos (AINDA MAIS!!!)

O colector de admissão vinha desapertado o qual levou um aperto e penso ter ficado bem. (poderá ser que a junta tenha ofendido e ser por aí mas queria saber outras hipóteses...) a válvula de "descompressão" já foi eliminada portanto por aí não é de certeza... acham que se justifica a eliminação da mesma ou tal não é necessário?

Cumprimentos,

Carlos Novo
[wink] :thumbsup:
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Re: Carlos Novo - New Machine - The Black Monster!!!!

Mensagem por Vendaval R Pereira » 19 out 2008, 21:51

:thumbsup:
Carlos Novo Escreveu:Pessoal , preciso da vossa ajuda... a minha recente aquisição tem um problema que me anda a deixar maluco... tenho uma fuga de pressão por algum lado, mesmo sem puxar muito por ele a máquina parece uma panela de pressão... o que causa uma perca de potência (bastante notável em relação ao meu antigo) e claro maiores consumos (AINDA MAIS!!!)

O colector de admissão vinha desapertado o qual levou um aperto e penso ter ficado bem. (poderá ser que a junta tenha ofendido e ser por aí mas queria saber outras hipóteses...) a válvula de "descompressão" já foi eliminada portanto por aí não é de certeza... acham que se justifica a eliminação da mesma ou tal não é necessário?

Cumprimentos,

Carlos Novo
[wink] :thumbsup:


boas amigo :thumbsup:
pelo que entendo perde pressão do turbo! correcto? se não é pela valvula de segurança, tem que ser no colector ou tubagens! no corpo do turbo deve ser dificil, a não ser que tenha lá alguma estaladela! mas tu ves isso facil pois se o circiuto deixa passar pressão em algum ponto, esse local deve estár babado de oleo! :nod: a não ser que passe pela erg, ai não se deve ver pois vai po escape!
a valvula que falas é a egr ou a de segurança? a egr podes eliminar logo! e a de segurança se calhar já lá não está!
Saudaçoes TT...
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Re: Carlos Novo - New Machine - The Black Monster!!!!

Mensagem por XPTTO » 19 out 2008, 23:46

Carlos,
a dimensão dos pneus não ajuda nada!...
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Re: Carlos Novo - New Machine - The Black Monster!!!!

Mensagem por joao santos » 20 out 2008, 17:25

rogerio pelas dimensões dos pneus não é, pois eu cheguei a exprementar esse carro com esses pneus em estrada e ele puxava muito bem até, pros pneus que tinha , fiquei ate muito supreendidi com o power que a maquina tinha.

carlos não te queria assustar, mas não teras o turbo partido, pois se tu dizes que pareçe um fritadeira.
e fosse uma fuga de pressão ouvirias uma zuada , penso eu.
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Re: Carlos Novo - New Machine - The Black Monster!!!!

Mensagem por Carlos Novo » 20 out 2008, 23:21

Amigo Rogério e João Santos, os pneus não é de certeza... podem não ajudar mas daí não é...

Quanto ao turbo partido também duvido... e sim João ouço mesmo a pressão a "fugir" por algum lado... só não consegui descobrir bem de onde... parece que tem uma Dump Valve... mas em vez de abrir quando levanto o pé... ouve-se mesmo em plena aceleração!

Cumprimentos,

Carlos Novo
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Re: Carlos Novo - New Machine - The Black Monster!!!!

Mensagem por Carlos Novo » 20 out 2008, 23:21

GRande amigo Vendaval... a que tubagens te referes companheiro???

E sim, a válvula de segurança (ou descompressão) já foi eliminada!
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Re: Carlos Novo - New Machine - The Black Monster!!!!

Mensagem por eFly » 20 out 2008, 23:44

Olá Carlos,

Quando tens as perdas de potência ou pressão é sempre ou só numa faixa de regime específica? Nessa perda o troll fuma muito? de negro? Verifica a integridade do tubo que vai do turbo a LDA da bomba de gasóleo.

O meu em tempos fez uma coisa semelhante e fui a uma casa de turbos da tua terra e lá verificaram que o turbo estava bem e que afinal era bomba de gasóleo... E tiveram razão... :)

A casa de turbos que te falo fica na estrada que vai do centro de Ourem para o castelo à direita numa bifurcação que tem uma árvore muito grande.

As melhoras rápidas para a tua limo. Se precisares de algo apita [wink]
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Re: Carlos Novo - New Machine - The Black Monster!!!!

Mensagem por XPTTO » 21 out 2008, 12:24

Realmente já estou como diz o Efly, deve faltar-lhe "alimento" e em vez de gasóleo deve entrar ar.
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Re: Carlos Novo - New Machine - The Black Monster!!!!

Mensagem por TiagoFerreira » 21 out 2008, 22:37

Oh Rogério vê lá mas é se me respondes aos mails carago!! :leiam: :dance: :clapp:
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Re: Carlos Novo - New Machine - The Black Monster!!!!

Mensagem por XPTTO » 21 out 2008, 23:22

TiagoFerreira Escreveu:Oh Rogério vê lá mas é se me respondes aos mails carago!! :leiam: :dance: :clapp:



Tu já viste bem para que email estás a enviar?... :eek:
Tive que andar à procura no fundo do baú. :sabe:

Carlos desculpa o off topic...
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Re: Carlos Novo - New Machine - The Black Monster!!!!

Mensagem por terleira » 22 out 2008, 13:11

Parece-me que, pelo que descreves, terás um tubo deslocado / furado / danificado. Com certeza já viste se estão todos bem apertados....Pode até nao parecer, mas sugiro que os verifiques com mais atenção.

Verifica a integridade do tubo que vai do turbo a LDA da bomba de gasóleo.


Este tb pode ser!

Já confirmaste :
1. filtro de ar entupido
2. folgas nas valvulas
3. excesso de gasoleo
4. injectores
5. bomba injectora ? pode necessitar de uma afinação
6. tem estado calor, tens usado AC ? É que pode ser um motivo.
7. Mudaste de gasóleo ou de marca de oleo?

Sentes em estrada ligeiros solavancos a uma velocidade constante?

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Re: Carlos Novo - New Machine - The Black Monster!!!!

Mensagem por Vendaval R Pereira » 22 out 2008, 13:38

se tá dificil, fazes assim:
desligas o tubo que vem ao colector! arranjas um tampao e tapas!
desligas o tubo que vem á caixa do filtro e tapas tambem! e o do respiro da tampa das valvulas idem!
desligas o tubinho que vem do turbo á ingetora e com um compressor metes ar por ai com calma. (antes sopra com a boca, que podes descobrir logo). escutas bem a ver por onde sai ar! :nod: se tens alguma fuga descobres logo! mas ainda fica o colector de fora! mas esse de serteza que se vê bem pois ficava logo babado no local da fuga!
até pode ser a watesgate que esteja estragada e por ai sair ar!
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Re: Carlos Novo - New Machine - The Black Monster!!!!

Mensagem por Vendaval R Pereira » 22 out 2008, 13:41

Vendaval R Pereira Escreveu:se tá dificil, fazes assim:
desligas o tubo que vem ao colector! arranjas um tampao e tapas!
desligas o tubo que vem á caixa do filtro e tapas tambem! e o do respiro da tampa das valvulas idem!
desligas o tubinho que vem do turbo á ingetora e com um compressor metes ar por ai com calma. (antes sopra com a boca, que podes descobrir logo). escutas bem a ver por onde sai ar! :nod: se tens alguma fuga descobres logo! mas ainda fica o colector de fora! mas esse de serteza que se vê bem pois ficava logo babado no local da fuga!
até pode ser a watesgate que esteja estragada e por ai sair ar!



já viste se a pressao do turbo sobe?
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Re: Carlos Novo - New Machine - The Black Monster!!!!

Mensagem por CrazzyMax » 22 out 2008, 21:02

Ás vezes pode ser tao simples como o apertar de uma bracadeira
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Re: Carlos Novo - New Machine - The Black Monster!!!!

Mensagem por Carlos Novo » 23 out 2008, 16:02

Bem... após um dia (hoje) de análise mais profunda... cheguei à conclusão (até ver) que a válvula do turbo (vulgo WasteGate acho eu) não está a fazer a sua função de descarga... pois a mesma devia abrir e nem mexe...

Acham que pode ser SÓ isto?!

Obrigado a todos quantos têm contribuído para o bem estar da minha nova montada!

GRande abraço,

Carlos Novo
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Re: Carlos Novo - New Machine - The Black Monster!!!!

Mensagem por Filipe Loureiro » 23 out 2008, 16:50

Espero não estar a dizer nenhuma bacorada :D mas... penso que não... antes pelo contrário :cool:

Vamos por partes... e até onde os meus conhecimentos (muito poucos) deixarem!

A válvula do colector foi mesmoeliminada???

Se foi e a wastegate não está a funcionar + tarde ou + cedo o Turbo vai à vida :( por excesso de pressão, penso eu de que...

Se não foi e a wastegate não está a funcionar a tal perda de pressão que sentes pode ser por aí!!!

Vê lá isso!!!

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Re: Carlos Novo - New Machine - The Black Monster!!!!

Mensagem por XPTTO » 23 out 2008, 17:57

Caramba Novo
isso não está a começar da melhor forma.

Melhores dias virão. :okkk:
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Re: Carlos Novo - New Machine - The Black Monster!!!!

Mensagem por alfamaniaco » 23 out 2008, 19:57

Bem, issod e qualquer das formas ia levar o motor cabstar e ia, não era?!!! :unibrow: :thumbsup:

Bem, agora mais a sério...Se tens a valvula de descarga encravada, muito provavelmente alguém andou ai a dar carga no turbo e fecho a west por completo. O que pode ter acontecido é que, devido a excesso de pressão, algum tubo ou o proprio turbo tenham cedido.
Tens fumo?!
Penso que li algures que ouves ar a sair...Já tive um problmea desses no meu carro e foram os o-rings do turbo que após um esquentamento foram a vida, criando folga no excêntirco do turbo.

Diz-me uma coisa, a vareta da regulação da valvula não tem aspecto de estar mexida?! Em vez de anilhas, não tens ai porcas a fazer de "aumento"?!! [wink]
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Re: Carlos Novo - New Machine - The Black Monster!!!!

Mensagem por Carlos Novo » 23 out 2008, 23:48

Ainda não vi tudo como deve ser porque aquela hora o turbo estava quentinho e como tal não deu para mexer muito mas amanhã de manhã já vai sair cá para fora a válvula para ver o que se passa por ali...

Quanto a motor Cabstar... PODES CRER QUE NÃO!!! Quanto muito tiro este fora e faço-o de novo! Adoro o 6cilindros... o que é que hei-de fazer?!
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Re: Carlos Novo - New Machine - The Black Monster!!!!

Mensagem por Carlos Novo » 23 out 2008, 23:50

XPTTO Escreveu:Caramba Novo
isso não está a começar da melhor forma.

Melhores dias virão. :okkk:


Amigo Rogério... quando começa assim é porque acaba bem...

Vamos lá ver... mas de toda a maneira este deve ficar por aqui muitos anos...
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Re: Carlos Novo - New Machine - The Black Monster!!!!

Mensagem por Eduardo » 24 out 2008, 00:18

Boas
mas amanhã de manhã já vai sair cá para fora a válvula para ver o que se passa por ali...
Isso vai ser uma manhã ocupada...só consegues vêr isso tirando o turbo, ou tirando o escape...
para tirares o turbo tens que tirar os colectores e desmontar praticamente tudo o que fica do motor para a direita :eek: (visto de frente)

Para tirares o escape (se tiveres muita sorte) os pernos que apertam no bloco do turbo não estão podres e não partem lá dentro como me aconteçeu...e com isso desmontado consegues ver a janela para onde abre a wastegate e consegues ver se o comportamento é normal, na minha opinião isso quer-se é tudo desmontado, do filtro de ar ao escape....de certeza que encontras a maleita [wink]

Pelo que dizes pareçe dar a ideia de ter sido a wastegate que tenha encravado na posição de alivio e está sempre a aliviar a pressão para o escape, para veres se é isso basta tirares o escape apartir do flexivél e dares umas voltas no jipe se estiver sempre a assobiar provavelmente é isso...o normal é só assobiar em grandes cargas e quando levantas o pé...

Atenção que a valvula que falo fica integrada dentro do bloco do turbo...aquela valvula cilindrica cá fora é apenas o actuador, e isso n costuma avariar, as vezes deixa passar alguma pressão , mas vê-se logo pois sai suja com oleo...

Se por outra razão qualquer o turbo não estiver a gerar pressão no circuito esse actuador tambem não faz nada pois ele depende de um certo valor de pressão para fazer o livio...

Hummm...acho que ficou um pouco confuso :confused: , se tiveres alguma duvida apita...
BoaSorTTe

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Re: Carlos Novo - New Machine - The Black Monster!!!!

Mensagem por Carlos Novo » 24 out 2008, 00:34

Amigo Eduardo não fiquei muito baralhado...a ver se nos entendemos...

A válvula que falo não estar a actuar é esta:

Imagem
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Re: Carlos Novo - New Machine - The Black Monster!!!!

Mensagem por Carlos Novo » 24 out 2008, 00:52

E já agora... a ser o turbo que tenha algum problema... que melhoria deste posso fazer? Ou seja que OUTRO turbo será indicado para lá colocar? maior de preferência!!! :unibrow:
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Re: Carlos Novo - New Machine - The Black Monster!!!!

Mensagem por Eduardo » 24 out 2008, 01:04

Boas

Sim, essa legenda está correcta...essa imagem é do teu jipe??

Se fôr....(e isto é apenas uma ideia)....podes tentar soltar a parte roscada e com um alicate ou algo assim tentas forçar o tirante da valvula para ver se ele mexe, eu já a fiz trabalhar assim quando tinha isso desmontado, ofereçe um pouco de resistençia mas dá para a mexer..se não mexer, tá presa...

Quanto a outros turbos não faço ideia, falam nuns da ivecco, mas tambem há por ai uns de rollamentos, o do 3.3 tambem diz que é bom...não sei, o meu de origem chega-me bem :nod: :thumbsup:

P.S. Isso não devia ter um tubo ligado no topo da valvula??
Editado pela última vez por Eduardo em 24 out 2008, 01:07, num total de 1 vez.
BoaSorTTe

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Re: Carlos Novo - New Machine - The Black Monster!!!!

Mensagem por Carlos Novo » 24 out 2008, 01:07

Amigo... esta foto é tirada aqui do Fórum... sabes que sou um membro já "velho" aqui na casa e lembro-me de quase todos os tópicos deste género!!!

A minha (ainda) não tem o tirante da mesma roscado.. mas a sair amanhã cá para fora aproveito para isso também...
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