TiagoFerreira Escreveu:....
Tua opinião pessoal depois de teres metido os grupos cónicos? Relação de potência/ andamento entre os anteriores e estes? Preços dos grupos para frente e trás, relação numérica que meteste... e o que achares de mais útil contar! Se ficou com andamento como se andasses com os pneus de origem, só que agora 35"... etc, etc...
Vale a pena o investimento?
Aquele abraço,
Tiago Ferreira

Boas Tiago,
Os grupos cónicos (são iguais aos do Y60) e vieram da europarts :
https://patrolaventura.pt/forum/vie ... php?t=2279com a relação 39/8=4,875 . O preço é de 460,01 (frente Ref. PCC1016) + 462,00 (trás Ref. PCC1018) + despesas de envio :

Os que recebi são fabricados pelo
Antonio Masiero (até parece meu amigo
![big smile [bigsmile]](./images/smilies/icon_smile_big.gif)
) de Itália. Muitos dos que estão à venda na Austrália também são lá feitos, vão é dar uma voltinha maior:
http://www.masiero.com/ Com os pneus que tenho 285/75R16 (equivalente a 33,1” em termos de diametro ext.) ficou quase igual à relação de origem.
No para/arranca a diferença (em altas) é mínima, mas nota-se. Sobe muito mais depressa de regime e até nem é preciso ligar a centralina adicional. Aguenta-se muito melhor nas baixas rotações, pelo que até me esqueço de mexer na cx. de velocidades. Mais, o motor, a embraiagem e toda a transmissão até aos grupos cónicos agradece, ficando agora apenas os semi-eixos sob maior esforço, mas estes ao que parece é do melhor que há e aguentam-se perfeitamente.
A tua duvida (e a de muitos) é se com pneus 35” também se notariam as diferenças e para isso meti os do meu cunhado e fomos experimentar :




e segundo ele nota-se bem a diferença para o dele. Eu também experimentei e a maquina não se nega a nada (em baixas), mas quem quiser ainda mais “power” e trialar é meter-lhe os seguintes GC 41/8=5,125 ou 36/7= 5,143 ….
Mais informação em :
https://patrolaventura.pt/forum/viewtopic.php?t=974https://patrolaventura.pt/forum/vie ... php?t=2588https://patrolaventura.pt/forum/vie ... php?t=3284Acrescento ainda que quem tenha pneus 35”, se calhar passar para GC 4,875 é suficiente no Y60, sendo que para o Y61 2.8 td6 (a pesar cerca de mais 300kg) é capaz de ser "pouco".
Já quanto ao caso do Y61 3.0Di, passar de GC 4,375 para 4,625 deverá chegar, pois este motor tem muito mais binário de origem que o rd28ti. No entanto o gnasGR meteu os GC 4,875 e diz que “Ficou altamente !” .
Coloco ainda aqui uma nota que me pareceu importante :
SAMUEL SILVA escreveu :
… so que apelo que as relações nunca são aquelas devido a mexermos a nivel de motor podemos ficar com mais força e não necessitar de umas relações tão reduzidas...
Quanto à ultima questão acho que vale bem a pena o investimento.
Mas mais importante do que eu possa dizer, seria experimentares pessoalmente um de alguem que já tivesse um Y61 2.8 td6 com os 5,143.
Pode não servir de grande ajuda, mas se fores ao encontro nacional podes sempre experimentar o meu com GC 4,875 com pneus 33".
Entretanto tenta obter mais informação, pois há mais alguns cá pelo forum com GC reduzidos.
Espero ter ajudado. Abraço .
MM